Você sabe quais são as otimizações vitais para o seu blog se posicionar melhor no Google?
Qual é o empreendedor que não quer o seu blog nas primeiras posições do Google? Certamente a prioridade é aumentar o tráfego na busca orgânica, já que é uma das medidas mais eficazes quando o assunto é marketing digital.
Existem estratégias que podem ser aliadas para dar um empurrãozinho na melhoria dos resultados de posicionamento orgânico. Devido a concorrência no mercado online, é preciso ficar atento a todas as formas para tornar o blog cada vez mais visível para atrair a audiência.
Nesse artigo, você vai conhecer uma junção de estratégias para alavancar o posicionamento do blog nas primeiras páginas do Google com o objetivo de gerar mais visualizações e conseqüentemente, mais oportunidades de fazer negócios.
Otimizações vitais para seu blog se posicionar melhor no Google
Se você não tem dinheiro para contratar uma boa Consultoria SEO como essa http://webtrends.net.br/consultoria-seo/, certamente você está acompanhando o ranking do seu blog nos mecanismos de buscas, senão estiver, é essencial começar, somente assim é possível medir os resultados e criar estratégias para melhorar as posições diante da concorrência. Use o Google Analytics para saber quantos visitantes acessam o seu site mensalmente e veja quais as páginas são mais requisitadas.
Dessa forma, você aplicar as otimizações vitais para o seu blog se posicionar melhor no Google. Confira!
1- SEO – Search Engine Optimization
Em primeiro lugar certamente está o SEO, entretanto, ele anda junto com o marketing de conteúdo. É a ferramenta mais essencial no marketing digital, pois ele é responsável por facilitar que um blog ou site seja encontrado pelos mecanismos de buscas.
É um conjunto de estratégias aplicado não só no conteúdo, mas em todas as páginas dos produtos, serviços, imagens e toda a estrutura da página.
Uma das táticas utilizadas é o uso das palavras chaves do seu segmento no decorrer do conteúdo, isso facilita que o buscador assimile a sua página com a informação que usuário está buscando.
Outra dica do SEO é redigir conteúdos para outros blogs que apontem para o seu blog, são os chamados link building.
Se você não sabe usar o SEO, é importante contratar uma Agência de Resultados para potencializar os resultados da sua página.
2- Marketing de Conteúdo
Para um blog configurar nas primeiras páginas dos buscadores é preciso aliar o SEO com o marketing de conteúdo. Um não existe sem o outro. Para isso, é preciso elaborar um conteúdo relevante e que tenha importância para o público do seu blog.
Dessa forma, fica muito fácil os leitores criarem uma relação mais próxima com a sua página e quem sabe se tornar um cliente dos produtos ou serviços oferecidos no blog.
Mas, para que o leitor vire um cliente, ele precisa encontrar o seu blog. Ele vai conseguir chegar até sua página através do marketing de conteúdo. Entretanto, é preciso criar textos únicos, sem cópias e que sejam algo novo para que os mecanismos de busca consigam te encontrar e avaliar se o seu blog merece melhores posicionamentos.
Os mecanismos de buscas lêem textos, vídeos, infográficos e imagens, o objetivo é entregar a melhor resposta para a pergunta do usuário, por isso usar as palavras chaves de forma correta permitem que o algoritmo do Google avalie o conteúdo do seu blog.
Quanto mais conteúdo o seu blog tiver sobre a palavra chave buscada, maior são as chances da sua página ficar na frente das pesquisas, isso porque o Google entende que você é um especialista no assunto.
3- Escolha bem as palavras chaves
Você não pode trabalhar com qualquer palavra chave e produzir um conteúdo que não vai trazer nenhum benefício para o seu blog. Por isso, é preciso fazer uma pesquisa das melhores opções.
Descobrir as palavras chaves certas para o seu blog pode ficar mais fácil com a ajuda de algumas ferramentas como o Google Planner, inclusive é possível avaliar o nível de procura e concorrência online dessas palavras.
As palavras chaves devem ser usadas para elaborar o assunto, podem ser inseridas em títulos, subtítulos, descrição de imagens e links.
É muito importante que as palavras chaves sejam usadas naturalmente dentro do conteúdo, não é necessário forçar.
A estratégia na escolha da palavras pode definir o seu público. As chamadas informativas ajudam a atrair a audiência, entretanto, dificilmente vai atrair clientes para comprar seus produtos, pois idéia é que essa informação é grátis. Exemplo: “Aprenda a pintar seu cabelo em casa”.
Enquanto que as palavras comerciais podem atrair clientes e você pode fazer isso de uma forma sutil sem forçar a barra. Exemplo: ” Qual é o melhor lugar para pintar o cabelo”.
As palavras chaves podem ser curtas ou de calda longa.
4- Use a criatividade nos títulos
Seu blog está nas primeiras páginas do mecanismo de busca, mas será que o leitor vai escolher clicar na sua página? Afinal, você não vai estar sozinho lá.
Para que isso aconteça é necessário usar um título que chame a atenção do leitor, é importante criar títulos que realmente causem impacto e incentive a vontade dos usuários clicarem.
Títulos com números e textos com parágrafos curtos e bem divididos com subtítulos tornam a leitura mais prazerosa e incentiva o compartilhamento.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as otimizações vitais para seu blog se posicionar melhor no Google é preciso enfatizar que o buscador pode penalizar a sua página.
Isso acontece quando há excessos na otimização, repetição exagerada das palavras chaves, uso de links irrelevantes com o seu negócio, entre outros. Fique sempre atento as políticas do Google.