Por isso, gosto de publicar aqui dicas para auxiliar na concepção dos artigos – o que é muito importante para seu blog.
É justamente isso o que mostrará este guest post escrito por Joice Vicentim. J
Joice é graduanda em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e analista de conteúdo na agência de marketing digital EX2.
Introdução
A comunicação sempre deve ser adaptada para cada meio em que é disponibilizada.
Isso acontece em todos os meios, seja nas rádios, na televisão, nas revistas e, claro, na internet não seria diferente.
As pessoas se comportam de formas diferentes na internet e as informações que disponibilizamos devem acompanhar esse comportamento.
Conheça algumas dicas simples, porém valiosas, de marketing de conteúdo e SEO (otimização de sites) para garantir maior audiência para seu blog, portal ou até mesmo para seu site empresarial!
1. Pauta
O primeiro passo de escrever para um blog é definir o que escrever.
Pode até parecer ser fácil no primeiro momento, mas para escolher uma boa pauta é necessário bastante análise.
Primeiramente, pesquise as palavras-chave mais adequadas ao perfil do seu blog e escolha aquelas que geram maior volume de busca.
Após ter escolhido os melhores assuntos, verifique quais são os assuntos mais comentados ou que estão em alta.
Ferramentas como o Google Trends, o Topsy ou até mesmo o Trendsmap são uma ótima ajuda nesse ponto.
2. Conteúdo
Na hora de produzir o conteúdo, preste sempre atenção à linguagem que irá utilizar e adeque-a à linguagem do seu público-alvo.
Com toda a certeza, um blog direcionado à cultura jovem não pode apresentar conteúdo com a linguagem utilizada no dia a dia de um advogado, por exemplo.
Independentemente de como seja o discurso que irá adotar e também qual é o público-alvo, procure sempre utilizar a norma culta da língua portuguesa, ou seja, escreva o português corretamente para evitar desconfortos na leitura e preservar a credibilidade do seu conteúdo.
3. Estrutura
Todo o conteúdo direcionado para a internet deve ter sua própria forma, ou seja, deve ser prático, objetivo e muito bem identificado.
Para isso, na hora de produzir conteúdo procure sempre escrever parágrafos curtos e mantenha o foco no assunto tratado em determinado tópico.
Não se esqueça de identificar o conteúdo com seus dados de contato, os dados mais relevantes de determinada postagem e portagens similares do blog para que os leitores continuem a navegar pelo seu conteúdo, interajam e compartilhem o que gostarem.
4. Links
A informação na internet é relativamente rápida e não linear na navegação de link para link.
Por isso, utilizar esse recurso favor do seu blog é muito importante.
Está apresentando um conteúdo atualizado para algo que já escreveu?
Então não deixe de criar links nas duas postagens.
Criar links para outras páginas da internet também é muito saudável.
Você pode disponibilizar links para páginas que complementam o assunto e links úteis para quem se interessou sobre a informação fornecida por você.
5. Qualidade
Essa é uma dica simples, porém é um ponto onde muitos blogueiros acabam escorregando: a qualidade do conteúdo oferecido.
Em um blog, deve haver conteúdo para os diversos níveis de leitores, desde ao iniciante no assunto, até o mais aprofundado.
Essa diversidade de conteúdos fará com que o seu blog tenha cada vez mais qualidade perante aos leitores.
Outro ponto é sempre se perguntar o que pode ainda ser melhorado.
Revisões e atualizações constantes são sempre necessárias.
Lembre-se que você deve ser o maior crítico de seu próprio trabalho.
Dedique-se e procure melhorar, ao final desse processo, com toda a certeza, você criará ótimas postagens!
Gostou das dicas?
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