O ranking fez um sucesso tão grande que resolvi transformá-lo em um evento anual.
Veja neste artigo como inscrever o seu blog (ou de outros autores) e participar do ranking deste ano.
Introdução
De tempos em tempos, ressurge a discussão: “Qual plataforma é melhor, Blogger ou WordPress?”.
Não entrarei de novo no mérito da questão, mas concordo com a opinião que a Samanta expressou em seu artigo O que faz o sucesso de um blog? Blogger, WordPress ou você?.
Um ponto que os críticos do Blogger sempre levantam é que há um grande número de péssimos blogs no Blogger (e realmente há – da mesma forma que há péssimos blogs no WordPress e outras plataformas).
O objetivo do ranking “Top Blogger da Língua Portuguesa” é mostrar justamente o outro lado da história: que há ótimos blogs no Blogger, com grande número de leitores e ótimos índices técnicos.
Por esse motivo, somente podem participar do ranking blogs hospedados no Blogger, independente se estão em domínio próprio ou com o endereço “blogspot”.
Como funciona o Ranking “Top Blogger da Língua Portuguesa 2013”
Cada blog inscrito receberá uma pontuação que vai de 0 a 1.000.
Quanto mais alta a pontuação, melhor será o posicionamento do blog no ranking.
Como no ano anterior, não farei o julgamento ou avaliação dos blogs.
O ranking será montado com base em critérios técnicos e públicos a respeito dos blogs e suas redes sociais.
Os fatores que serão levados em consideração podem ser vistos na Metodologia de Cálculo.
Ao final, será divulgada a lista com todos os blogs participantes, ordenada por sua classificação.
Os 10 blogs mais bem posicionados receberão destaque, da mesma forma que foi feito no ranking de 2012.
Além disso, haverá a distribuição de selos de participação para todos os blogs inscritos, com destaque também para os 10 primeiros.
Como inscrever um blog no ranking
Para um blog participar do ranking, é necessário que ele seja inscrito, seja pelo próprio autor ou por alguém que goste do trabalho realizado lá.
Para isso, basta preencher o formulário que está no final deste artigo (ou acessá-lo pelo link Cadastro para o Top Blogger da Língua Portuguesa 2013).
Automaticamente, todos os blogs que participaram do ranking do ano anterior e continuam ativos no Blogger já estão inscritos no ranking.
Se você quiser ajudar a divulgar o ranking, fique à vontade: envie para seus amigos e compartilhe o link em seu blog e suas redes sociais.
Quanto mais participantes houver, mais relevante será o resultado.
As inscrições irão até o dia 30/11/2013.
Sorteio
Da mesma forma que ocorreu no ano anterior, Gustavo Freitas ofereceu seu patrocínio para o ranking.
Nesta edição, serão sorteados 3 cursos Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet entre os participantes, com direito a todos os bônus da página de venda do curso.
O sorteio será realizado no final do ranking, apenas entre os blogs que foram validados e entraram na lista final.
Os sorteados serão avisados por e-mail e terão 3 dias úteis para responder e receber o prêmio.
Caso não respondam nesse prazo, será realizado novo sorteio.
Observações importantes
Uma vez concluída a fase de inscrições, serão realizadas as seguintes etapas:
1. Validação dos blogs inscritos. Somente participarão do ranking blogs que estejam no Blogger. Inscrições de blogs em outras plataformas serão desconsideradas.
2. Validação das redes sociais inscritas. Uma vez filtrados os blogs, também será necessário fazer a validação das redes sociais associadas a cada blog. No caso do Facebook, só serão aceitadas Páginas e não perfis sociais. No caso do Twitter, o perfil deve ter referente ao blog, e não ao autor (poderão ser abertas exceções para blogs pessoais). No Google+, haverá flexibilidade tanto para perfis quanto para páginas, desde que se refiram ao blog, não ao autor (valendo a mesma observação do Twitter).
3. Levantamento das informações técnicas. Para evitar injustiças, cada fator técnico será levantado para todos os blogs no mesmo dia. Por exemplo: o Alexa Rank de todos os blogs será avaliado em um único dia, evitando variações que possam prejudicar um ou outro blog. No entanto, pela limitação do tempo, nem todos os fatores técnicos serão levantados no mesmo dia.
4. Montagem de planilha para cálculo do ranking. Uma vez levantados todos os fatores de todos os blogs, será montada uma planilha com as informações. A partir de cálculos com esses fatores, levando em consideração a sua importância, cada blog ganhará uma pontuação que poderá variar de 0 a 1000, sendo que a maior pontuação definirá o campeão do ranking.
5. Divulgação dos resultados. Durante o mês de janeiro/2014, será publicado no Gerenciando Blog um artigo destacando os blogs mais bem posicionados no ranking. Também serão divulgados todos os blogs participantes, ainda em formato a ser definido, como forma de divulgação e agradecimento pela participação.
Conclusão
Consegui convencê-lo a participar?
Tomara que sim!
Como ocorreu no ano passado, espero ver ótimos blogs participando!
Os comentários estão abertos para dúvidas, sugestões, críticas ou simplesmente para falar sobre o ranking. Torço para que haja grande participação!