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As 5 Melhores Ferramentas para Usar com o Twitter

O Twitter é, sem dúvida alguma, uma ótima ferramenta para trazer mais visitantes ao seu blog. É uma rede social simples, onde seus artigos podem ter uma boa visibilidade. Para tornar esse processo ainda mais produtivo, há algumas ferramentas que podem ajudá-lo – e muito! Conheça neste artigo ferramentas para monitorar os seus seguidores, divulgar os seus artigos, avaliar e gerenciar sua conta.  

Introdução

Aqui no Gerenciando Blog, já publiquei diversos artigos mostrando como o Twitter pode ser útil para adicionar valor ao seu blog. Na enquete que publiquei no artigo Como Conseguir 1.000 Seguidores no Twitter, a maioria das pessoas respondeu que usa o Twitter com o objetivo principal de divulgar seu blog. Claro que estamos falando de um público específico, pois quem lê o Gerenciando Blog tem um blog. Se você não seu aquele artigo, sugiro que você o leia. Lá, apresento dicas importantes para conseguir mais seguidores para o seu Twitter, sem mágicas. Seguindo-as, você conseguirá fazer com que as pessoas se interessem pelo seu perfil e passem a segui-lo. A tendência natural é que isso aumente o número de visitas ao seu blog vindas do Twitter. Neste artigo, mostrarei ferramentas interessantes e gratuitas para apoiar o uso do seu Twitter. Com elas, você perceberá que ficará mais simples e organizado acompanhar a evolução que você conseguirá com a divulgação.  

1. TweetDeck

Digo sem exageros: só consegui utilizar de forma eficiente o Twitter depois que conheci o Tweet Deck. Trata-se de um aplicativo disponível para você instalar em seu computador, celular ou mesmo no Google Chrome, no qual você pode gerenciar tanto suas contas no Twitter quanto em outras redes sociais. Além de poder escrever neles seus tweets de forma mais simples, você pode visualizar diversas informações simultaneamente, divididas em colunas. Em meu caso, deixo-o configurado para visualizar as atualizações de minha rede, as menções ao meu perfil, as mensagens diretas e os novos seguidores. Para utilizá-lo, é necessário visitar a página http://www.tweetdeck.com, baixar e instalar a versão que você deseja utilizar. No Dicas Blogger, a Juliana Sardinha escreveu um artigo bem completo mostrando como configurar a ferramenta: Como usar e configurar o TweetDeck.  

2. Tweet Button

É essencial que haja em seus artigos botões para que seu visitante possa divulgá-lo via Twitter. É muito mais fácil clicar em um botão no próprio artigo do que copiar o endereço, colar no Twitter, escrever o título etc. Há muitas formas para fazer isso. O próprio Blogger oferece os botões de compartilhamento (novamente, indico um artigo da Juliana, Como colocar share buttons do Blogger). Você pode também utilizar um dos serviços que indiquei no artigo Gadgets para Divulgação em Redes Sociais. Mas, minha forma preferida é utilizando o botão oficial de compartilhamento do próprio Twitter. Além do botão, ele mostra também em quantos tweets já foi citado aquele artigo, chamando a atenção do leitor. Na página http://twitter.com/about/resources/tweetbutton você consegue criar seu próprio botão, com as configurações que desejar. Depois, é só copiar o código e colá-lo no HTML de seu template.  

3. Twitter Counter

O Twitter Counter é uma das maneiras mais interessantes que encontrei para acompanhar a evolução do meu número de seguidores. Com uma interface simples, o serviço permite, em sua versão grátis, que você veja num gráfico a evolução do seu número de seguidores até o limite de 3 meses. Também oferece, na página principal, algumas estatísticas sobre a evolução no número e até mesmo predições de quando você chegará a um determinado valor. Para utilizá-lo, basta acessar http://twittercounter.com e informar o nome do perfil que deseja analisar. Se você logar-se na ferramenta com sua conta no Twitter, poderá informar um e-mail para receber semanalmente um gráfico mostrando sua evolução. Outra opção interessante é o “Profile Checker”, que fará uma análise de sua conta e lhe dará algumas recomendações para melhorá-la.  

4. Twitter Grader

O Twitter Grader é um serviço que faz uma avaliação do seu perfil no Twitter, com base em informações como seu número de seguidores, perfis que você segue, poder de seus seguidores, frequência com que você tuíta e outras. Para utilizá-lo, basta visitar a página http://twittergrader.com, digitar o seu perfil no Twitter e clicar em “Grade”. Como resultado, você receberá uma nota de 0 a 100 (quando maior, melhor) e qual a sua posição no ranking de todas as pessoas que já utilizaram o serviço (quanto menor, melhor). É interessante você guardar o resultado de sua avaliação para comparar com avalições futuras.  

5. Google Analytics

Você pode ter estranhado ao ver o Google Analytics entre estas ferramentas. Afinal, ele não é um serviço voltado para o Twitter. Mas, como o seu objetivo com o Twitter é aumentar o número de visitas que você recebe, é essencial analisar se todo o seu trabalho está surtindo efeito. Em outras palavras, pouco adianta você ter milhares de seguidores se eles não vêm até seu blog. Se você ainda não utiliza o Google Analytics, sugiro que leia o artigo Google Analytics: Conheça quem visita seu site e faça sua inscrição. Caso você já seja um usuário, é simples analisar as visitas recebidas pelo Twitter: 1. Acesse o relatório “Origens de tráfego”. 2. Clique na opção “visualizar relatório completo”, que aparecerá abaixo das Origens. 3. Em “Filtrar Origem/mídia”, digite twitter e clique em “Ir”. Pronto, agora você consegue acompanhar as visitas recebidas através do Twitter.  

Conclusão

As ferramentas que apresentei neste artigo não são as únicas nesta categoria: há muitas outras que você pode utilizar para monitorar seu perfil e ajudá-lo a avaliar se suas ações estão sendo revertidas em melhorias para seu blog. A dica mais importante que deixo é: analise sempre essas informações, seja com estas ou com outras ferramentas. É a forma mais eficiente para saber quais ações são efetivas, e quais não surtem efeito.   E você, já utiliza essas ferramentas? Quer indicar outras? Deixe seu comentário!

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