Uncategorized

6 marcas italianas que amamos

Em qualquer ambiente que o assunto seja moda, é muito provável que alguém mencione a Itália, ou alguma marca de origem no país. Quem busca por comprar um tênis Fila mais barato na internet, talvez não associe a marca ao universo tão tradicional da moda italiana, mas ela também está ali no meio e com muito respaldo.

Neste artigo, você confere um pouco mais sobre a importância da Itália dentro do contexto da moda, algumas curiosidades que impactam nesse papel e quais as marcas que brilham aos nossos olhos quando o assunto é qualidade, design e estilo em seu máximo potencial.

Por que a Itália é praticamente sinônimo de qualidade em moda?

A moda italiana tem uma excelente representação, inclusive fora do contexto de grifes de luxo. Muitas marcas que conquistaram a Gen Z nos últimos anos são relativamente novas, mas apostam nos principais códigos que tornam a moda italiana tão relevante, abrangendo novos públicos.

Tradição e história

A cultura italiana é amplamente rica em referências, já que diversos artistas de períodos de peso, como o Renascimento, eram italianos e marcaram a história com suas contribuições. Em aspectos como produções artísticas, artesanato e design, a Itália conseguiu criar um repertório que reflete até os dias de hoje.

Indústria têxtil

Diversas regiões da Itália tiveram a produção têxtil como principal atividade econômica, algumas mantendo esse posto ainda hoje. Esse aspecto faz com que os materiais e as técnicas utilizadas ali tenham um diferencial de qualidade e precisão, o que agrega valor ao produto final e, claro, é algo procurado pelas grandes marcas.

Capitais da moda

A Semana de Moda de Milão segue sendo uma das principais no calendário fashion internacional, concentrando vários dos principais nomes italianos, novos e já estabelecidos no mercado. Características como atenção aos detalhes, extrema qualidade de materiais e sofisticação na apresentação fazem da moda italiana uma das melhores no mundo.

Conheça mais sobre algumas das marcas italianas que merecem estar nessa lista

Sendo referência para turismo, história, música, arte e muitos outros elementos, a Itália naturalmente é referência para a moda. A seguir, listamos seis marcas de origem italiana que se destacam em relação ao que foi dito anteriormente, muitas delas incluídas no segmento de luxo, que exploram em todo seu potencial os elementos essenciais da Itália na moda.

  1. Fila 

Altamente associada ao universo esportivo e urbano, a Fila é uma marca italiana centenária. Inaugurada em 1911, ela é referência em qualidade na produção de produtos como tênis, sempre alinhando materiais de acabamento refinado, apostando no conforto e na elegância de cada peça. 

É bastante comum identificar atletas de esportes clássicos como tênis, velejamento ou automobilismo, fazendo uso de roupas da marca. Um dos pontos do DNA da Fila é oferecer produtos de visual discreto, geralmente identificados pela paleta de cores azul, vermelha e branca da marca, com tecnologia de ponta e design contemporâneo.

  1. Ferrari 

Uma das marcas italianas mais famosas e desejadas no mundo, a Ferrari dispensa apresentações. Ela é um dos sinônimos de categorias esportivas como Fórmula 1, além de ícone máximo de luxo, qualidade, tecnologia e tradição. Recentemente, a marca apostou no ramo da moda, lançando coleções exclusivas que refletem os principais valores da Ferrari em peças para gerar desejo em qualquer um.

  1. Armani 

Em meio às demais, a Armani é uma das marcas italianas que podem ser consideradas mais jovens. Inaugurada na década de 70, a grife rapidamente se tornou um clássico em relação a trajes de gala, alfaiataria de excelência e sofisticação atemporal. Não à toa, celebridades frequentemente desfilam looks assinados pela marca em aparições de tapetes vermelhos e eventos grandiosos.

  1. Prada

A Prada é um dos melhores exemplos de como uma marca pode permanecer relevante ao longo do tempo, mantendo-se fiel ao seu passado, mas sempre olhando para o presente e o futuro. Comandada hoje em conjunto por Miuccia Prada e Raf Simons, a grife é orgulho para a moda italiana e consegue conquistar desde o cliente mais tradicional até as novas gerações, inovando em design e comunicação.

  1. Bottega Veneta

Você provavelmente já viu peças da tradicional casa italiana circulando por aí, como bolsas, sapatos e outros acessórios, com o clássico trançado no couro. Esse detalhe, que faz referência ao artesanato italiano, é um dos principais códigos da marca, que tem materiais como o couro de altíssima qualidade, o seu principal atrativo.

  1. Ferragamo

Talvez uma das mais discretas em relação à popularidade, a Ferragamo é outra grife italiana que preserva em suas produções alguns dos principais códigos estéticos e de produção do país. Peças precisamente costuradas, cortes sofisticados, materiais exclusivos e originalidade no simples fazem parte do universo da marca, que virou um dos exemplos de quiet luxury nos últimos tempos.

Sair da versão mobile