Não é segredo que o e-commerce cresceu exponencialmente nos últimos anos, tornando esse um meio promissor para expandir qualquer negócio. Ainda assim, com um cenário bastante competitivo, há quem tenha dificuldades em emplacar vendas e estabelecer sua marca no mercado. Com isso em mente, se veio parar aqui em busca de dicas para sua loja virtual vender mais, então está no lugar certo!
Ao mesmo passo que o comércio eletrônico está evoluindo, surgem novas estratégias e ferramentas capazes de potencializar vendas e aumentar o ticket médio de um negócio. Neste artigo, compartilhamos as melhores e te damos dicas para você aplicar hoje mesmo! Vamos lá? 😉
1. Estude marketing digital
Antes de tudo, é preciso conhecer as estratégias de divulgação que funcionam melhor no meio digital. Com o passar do tempo, as práticas antigas são atualizadas e novos métodos surgem, tornando essa uma área de conhecimento ampla e em constante transformação.
Portanto, para poder disputar de igual para igual com seus concorrentes, é fundamental que você esteja por dentro das principais tendências do marketing digital. Conheça as diferentes abordagens, siga produtores de conteúdo da área e aprenda como usar as redes sociais a seu favor.
Em pouco tempo, você terá uma visão cada vez mais estratégica sobre como levar seu negócio às pessoas certas. Além disso, invista em livros e cursos virtuais. Na internet, você encontrará diversos cursos gratuitos voltados para o e-commerce e marketing digital, como o curso de vendas online e esse curso de loja virtual.
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2. Faça sorteios
Se você faz uso do Instagram, é bastante provável que tenha sido marcado em algum sorteio por um amigo. Isso acontece porque a realização desse tipo de campanha nessa rede é uma estratégia muito popular, usada para chamar atenção para o seu negócio, ganhar novos seguidores e apresentar produtos.
Com isso em mente, recomendamos que você faça sorteios como outra dica para vender mais. Como o fluxo de pessoas no seu perfil aumenta nesse período, pode ser interessante fazer posts destacando promoções em outros produtos.
Para fazer sorteios, você só precisa escolher um prêmio atrativo, criar um post com regras bem definidas e usar uma ferramenta de sorteador de nomes para selecionar o vencedor.
3. Crie kits de produtos
Outra forma de alavancar vendas, principalmente em períodos de datas comemorativas, é criando kits de produtos.
Para criar um, escolha uma embalagem atraente e selecione produtos que se complementam. Não esqueça de caprichar na precificação, de forma que o kit seja mais econômico que a soma dos valores dos artigos separadamente.
Outra dica é unir itens de saída fácil com outras mercadorias que costumam ficar mais tempo paradas no seu estoque.
Assim, com uma única estratégia, você aumenta vendas, sobe o valor do seu ticket médio e estimula a rotatividade do estoque. Além disso, você e seu cliente economizam frete, já que os itens vão juntos em uma única embalagem.
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4. Conheça seu público-alvo
Para se dirigir de maneira eficaz à sua audiência, uma dica importante é conhecer seu público-alvo. Dessa forma, você poderá falar a mesma língua dos seus potenciais consumidores, causando identificação e simpatia com sua empresa.
Além disso, conhecendo seus desejos e anseios, você saberá exatamente em que pontos tocar nas suas estratégias de comunicação.
Para saber quem é seu público-alvo, observe o perfil da maioria dos seus clientes e tente encontrar similaridades. Além disso, para entendê-los mais a fundo, converse com eles e procure saber o que eles buscam em uma empresa ou serviço.
5. Capriche no pós-venda
O pós-venda é uma etapa fundamental para conquistar seus consumidores e alavancar vendas. Isso acontece porque clientes satisfeitos com uma experiência costumam querer vivenciá-las novamente. Por conta disso, uma das melhores formas de fidelizar clientes é caprichando no pós-venda.
Demonstrando cuidado e atenção com seus consumidores, logo você verá uma compra se converter em duas, três, e, em poucos meses, você terá uma lista de dezenas de clientes fiéis, prontos para divulgarem sua loja entre seus amigos e familiares.
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6. Anuncie seus produtos em marketplaces
Se você tem uma loja virtual, mas deseja alcançar novas pessoas que não conhecem seu produto, uma boa opção é anunciar em marketplaces.
Esse tipo de canal de venda oferece a vantagem de já terem um nome estabelecido no mercado, além de um tráfego com milhares de consumidores em busca dos produtos mais diversos.
Você provavelmente já ouviu falar no Mercado Livre e na OLX, certo? Esses são dois marketplaces muito populares, conhecidos e usados pela maioria das pessoas.
Além disso, começar a vender nessas plataformas é bastante simples: você só precisa criar uma conta, subir seus produtos com imagens de qualidade, incluir descrições detalhadas e pronto!
💡 Saiba mais: Como vender em marketplaces?
7. Use o tráfego pago
Outra boa forma de alavancar vendas é por meio de tráfego pago, usando serviços como o Google Ads, Instagram Ad e Facebook Ads. Essa é uma forma comprovadamente rápida de alcançar novas pessoas e aumentar vendas, apesar de ter um preço.
Por conta disso, em paralelo, é interessante ter uma estratégia de Inbound marketing a fim de atrair também tráfego orgânico. Combinando as duas estratégias, você terá maior segurança por contar com duas fontes distintas de leads para conquistar novas vendas.
8. Capriche no marketing nas redes sociais
As redes sociais tornaram-se o ponto de partida para muitos empreendedores por bons motivos. Qualquer um pode criar uma conta no Instagram e começar a divulgar seus produtos, por exemplo. Tudo que você precisa é de boas imagens e, claro, conhecer as melhores práticas e ferramentas voltadas para essa rede.
Certifique-se de conhecer os tipos de conteúdo disponíveis e as práticas que geram mais engajamento. O Instagram é uma ferramenta poderosa para divulgar produtos e estar mais próximo dos seus clientes, deixando-os sempre informados sobre promoções e novos lançamentos.
Produzindo conteúdos de qualidade para suas redes, logo você notará que conquistou novos consumidores e estreitou a relação com clientes antigos, resultando em maiores índices de fidelização e um aumento nas vendas.
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Pronto para aplicar nossas dicas para vender mais?
Destacar-se da multidão no meio virtual é uma tarefa difícil. Não existe segredo mágico para fazer um negócio decolar, mas é preciso estar sempre buscando novos métodos e estratégias a fim de explorar todas as possibilidades, já que uma delas pode fazer toda diferença.
Esperamos que você tenha se inspirado com nossas dicas para vender mais. Com trabalho e dedicação, é possível conhecer as melhores estratégias e canais para divulgar seus produtos e potencializar sua loja. Seguindo nossas dicas, você certamente estará mais próximo de ter seu próprio negócio de sucesso! Desejamos boa sorte nas suas iniciativas e boas vendas. 💙
Artigo escrito por Raphael Guedêlha, redator de conteúdo da Nuvemshop. Já trabalhou como portuário e tradutor, mas encontrou no Marketing Digital o melhor canal para dar vazão ao que mais gosta de fazer: escrever e ajudar pessoas com suas ideias.