Você já ouviu falar no CRM e seus benefícios? CRM vem do termo em inglês “Customer Relationship Management”, que em português quer dizer uma gestão de relacionamento com o seu cliente.
Nesse caso, a visão de negócio da empresa não está direcionada para a venda de um produto ou serviço. O grande objetivo é pensar em como está a experiência do cliente em relação aos serviços oferecidos.
Ou seja, existe o objetivo de fazer com que o cliente tenha uma boa experiência no contato com a marca, o que gera uma fidelização.
Existem pesquisas que indicam que os clientes, às vezes, preferem pagar mais, em troca de ter uma boa experiência com a marca ou com um serviço.
Dessa forma, o planejamento de vendas de uma empresa precisa ser estratégico e focado em tornar a experiência do seu cliente a melhor possível. Entenda mais sobre o assunto no decorrer da leitura!
Qual é a função do CRM?
A gestão de relacionamento com o cliente passou a ser considerada pelas empresas com o avanço da era digital, assim como com o desenvolvimento do marketing e aumento da concorrência.
Não basta querer vender um produto ou um serviço, é importante pensar na forma como o cliente será atendido e como ele vai se sentir em relação à marca.
Por isso, nos últimos anos, profissionais que lidam com a gestão de relacionamento com o cliente, ou CRM, começaram a ganhar espaço em diferentes mercados, seja em indústrias, lojas de livros infantil cristão, ambientes físicos ou digitais, dentre outros.
A ideia é que a experiência e o contato com a marca sejam tão positivos a ponto de fazer com que o cliente se torne fidelizado à marca e compartilhe isso com outras pessoas.
Para planejar a forma como essa gestão de relacionamento ocorrerá, é importante que o gestor, assim como líderes de setores, conheçam softwares de CRM, que permitem o armazenamento e coleta de dados.
Dessa forma, é possível registrar quais foram as interações dos usuários em seu site, redes sociais ou campanhas no ambiente digital.
Em posse desses dados, é possível pensar em estratégias de captação e fidelização do usuário, assim como identificar quais pontos da empresa carecem de melhoria.
Conheça as vantagens em investir em CRM
Agora que você já conhece o que é o CRM, como um processo de gestão de melhora da experiência do cliente no contato com sua marca de produtoras de filmes, vamos conferir quais são as principais vantagens dessa utilização.
- Melhora o relacionamento com o cliente;
- Traz ótimas oportunidades de mercado;
- Facilita o armazenamento de dados e de informações;
- Permite realizar um melhor planejamento do tempo;
- Possibilita monitorar e acompanhar os resultados em tempo real.
Relação com o cliente
A concorrência é cada vez maior, seja para um negócio físico ou digital. Por isso, quanto melhor for a relação entre empresa e cliente, mais diferencial sua marca terá.
Os clientes que estão ativos em seu negócio conseguem recomendar sua marca para amigos, familiares e conhecidos, o que contribui para a expansão do seu negócio.
Para que esse relacionamento seja ainda melhor, é importante conhecer de forma segmentada o seu público-alvo. As soluções não são as mesmas para todas as pessoas e por isso, é essencial entender quais são as necessidades do seu público.
Somente assim, é possível pensar em soluções e estratégias que atendam à necessidade do cliente.
Oportunidades de mercado
Ao identificar quais são essas necessidades, o seu negócio consegue ter oportunidades de mercado.
O que isso representa? O entendimento sobre o cliente mostra suas preferências e direciona uma ação. Isso faz com que sua empresa seja assertiva na estratégia.
Além disso, os gestores conseguem identificar em quais canais ele deve investir e publicar seu conteúdo, qual é o perfil de cliente ideal para sua loja de cesta básica alimentar, assim como quais oportunidades de mercado são indispensáveis.
Isso é essencial para aumentar as vendas dentro da sua empresa, assim como para otimizar o ciclo de compra do seu cliente.
Facilidade no armazenamento de dados
A terceira vantagem que apontamos neste artigo é a facilidade no armazenamento de dados e de informações, que é possível por meio do uso de softwares, como já citamos aqui.
Imagine a complexidade que é gerir um negócio, com tantos dados, setores e informações.
Um software consegue reunir essas interações, experiências do cliente, sua jornada de compra, os canais e emitir relatórios para que o gestor tenha a tomada de decisão facilitada.
Isso contribui não somente para o gestor, mas para o planejamento estratégico do setor de comunicação e marketing.
Aumento de produtividade
Precisamos destacar também que os gestores conseguem realizar um planejamento do tempo com maior rapidez e velocidade.
A gestão do tempo para um líder é sinônimo de produtividade, o que faz com que seu negócio seja muito mais eficiente e assertivo.
Ou seja, esse planejamento contribui para otimizar a organização das agendas, além de fazer com que o tempo tenha mais qualidade.
Monitoramento de resultados em tempo real
Por fim, precisamos citar também o monitoramento de resultados em tempo real que é proporcionado por meio do uso de softwares e a análise correta dos resultados.
Lembre-se que os processos de automação que são proporcionados por meio do desenvolvimento tecnológico fazem com que os processos da empresa sejam favorecidos e facilitados.
Mais ainda, o gestor obtém relatórios completos que vão facilitar a tomada de decisão e contribuir para que ele entenda informações sobre o seu cliente como:
- Idade;
- Localização;
- Gênero;
- Classe social;
- Rendimento;
- Média de compras;
- Média de tempo no site.
Por isso, sua empresa não pode perder a oportunidade de investir em uma boa gestão do relacionamento com o cliente.
Como funciona o CRM?
Entendendo quais são os benefícios dessa ação para sua empresa, vamos entender como funciona o CRM e como ele pode ser implementado em sua empresa?
De modo geral, o CRM representa um conjunto de estratégias e ações que podem ser aplicadas por sua empresa para melhorar a experiência e relacionamento com seu cliente.
Dessa forma, seu funcionamento se dá por meio de um banco de dados, que serve para armazenar informações que são relevantes para a análise dos gestores.
Essas informações são importantes porque agregam dados sobre as características do usuário, assim como ações comportamentais em relação a gostos, interesses e práticas.
Tendo posse dessas informações é possível desenvolver diversas estratégias na área do marketing, seja nas redes sociais ou nos sites, assim como pensar em uma melhora do atendimento.
Com essa ferramenta, sua empresa reúne em um só lugar todas as informações que precisa sobre o cliente, seja o seu contato, detalhes de interações e a sua jornada de compra.
Com isso, é possível refletir em como interagir com seu consumidor e para a análise desses dados, algumas empresas optam pelo desenvolvimento de um software de CRM, como já falamos aqui.
Esse software além de coletar, também analisa os dados e gerencia todos os prospects da empresa, assim como clientes em potencial e aqueles que já compraram em seu negócio. Por isso, vale a pena fazer esse investimento.
Importância de um serviço especializado em CRM
Não adianta que o empreendedor ou o gestor tenha um negócio e somente foque no processo de vendas.
É essencial pensar em como esse cliente é atendido pessoalmente, se as compras pelo site possuem segurança e uma boa velocidade, assim como está a experiência do cliente no contato com a marca.
Como esse é um grande desafio para qualquer empreendedor e gestor, pela complexidade de informações e de planejamento, é essencial que sua empresa busque um serviço especializado em CRM.
Essas empresas contam com profissionais da área de tecnologia da informação, comunicação, marketing, relações públicas e juntos, atuam para pensar em como otimizar as vendas do seu negócio com o cliente saindo satisfeito.
Além disso, um serviço especializado pode contribuir para desenvolver produtos e aplicativos que sejam personalizados para o seu negócio que comercializa um filtro jacuzzi.
Dessa forma, é possível pensar em uma estratégia que seja específica para o seu negócio, levando em conta o entendimento de como funciona a empresa, a equipe de vendas, o setor comercial, de comunicação, dentre outros aspectos.
Essa é uma ação importante para que sua empresa consiga contar com uma consultoria em CRM ou até mesmo a contratação do serviço, de modo a garantir uma durabilidade de ações.
A partir das dicas que apresentamos neste artigo, passe a vivenciar as mudanças necessárias na área tecnológica e na gestão da experiência do cliente.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.