Ao se falar em esportes, imediatamente vem à mente os mais tradicionais, como o futebol, o vôlei e o basquete. No entanto, algumas modalidades curiosas são praticadas ao redor do mundo. Que tal conhecer algumas delas?
- Pickleball
Uma modalidade que está ganhando espaço nos Estados Unidos é a mistura do pingue-pongue com tênis. É praticada em uma quadra um pouco menor, com uma bola de tênis, afinal, as bolinhas de pingue-pongue poderiam se quebrar ao longo das jogadas.
A principal vantagem é que você não precisa de treinos para saber jogar, como acontece no tênis. É só entrar na quadra, sozinho ou com um amigo, e se divertir.
- Plogging
O esporte surgiu na Suécia e consiste em uma corrida de cuidados ao meio ambiente. Os praticantes vão correr por algumas trilhas, mas terão uma missão a mais: juntar qualquer lixo que esteja jogado na natureza.
A ideia é bastante sustentável e quem sai para correr já leva uma sacola de lixo para recolher resíduos que encontrar em seu caminho. A tradução literal da prática seria “recolher e correr”.
- Curling
É uma espécie de xadrez no gelo que lembra um pouco o jogo de bocha. Os participantes precisam empurrar as peças em direção de um alvo e ganha quem tiver mais pontos.
Não é uma novidade e surgiu em 1716. O jogo foi criado na Escócia, mas o local onde se encontram mais jogadores é o Canadá, país que já ganhou muitos Jogos Olímpicos na modalidade do Curling.
- Corfebol
Derivado do basquete e do handebol, o esporte surgiu na Holanda, em 1902. Seu criador foi Nico Broekhuysen, que queria unir meninos e meninas em uma mesma atividade esportiva.
O objetivo é bastante simples, acertar a bola em uma cesta sem tabela e a diferença para o basquete está justamente aí. A formação da equipe também é mista. São quatro homens e 4 mulheres, 2 casais ficam no ataque e 2 na defesa.
- Sepak Takraw
Por mais que exista há mais de 500 anos, chegou ao Brasil recentemente. É bem semelhante ao futevôlei, com a diferença de que todos os movimentos são parecidos com gols de bicicleta.
É bastante comum no sudeste da Ásia e, por causa desses movimentos diferentes, exige dos jogadores bastante flexibilidade nas pernas.
- Skyaking
Criado por Miles Daisher, o esporte é para quem gosta de aventuras. O desafio está em fazer acrobacias no ar, dentro de um caiaque, enquanto salta de paraquedas. No final, o praticante precisa pousar dentro da água.
O ganhador é aquele que fizer as melhores manobras antes de abrir o paraquedas e finalmente cair na água.
- Rugby Subaquático
Surgiu na Alemanha e tem como base o Rugby tradicional. A diferença está na forma como é jogado, debaixo da água, com a finalidade de colocar a bola no cesto do adversário.
No total, cada time conta com seis jogadores e toda a partida ocorre em uma piscina. Ou seja, um desafio a mais, lidar com a resistência da água.
- Death Diving
É um esporte radical que pode ser traduzido como “salto da morte”. Surgiu na Noruega com jovens que passaram a incrementar seus saltos ornamentais. É realmente destinado aos mais corajosos, já que consiste em saltar em uma piscina a partir de uma plataforma de 10 metros de altura.
Existem duas modalidades, a em X, na qual os participantes devem manter os braços junto ao corpo em formato de X até caírem na água, e a livre, que consiste em diferentes acrobacias.
- Boxe-xadrez
Uma mistura de xadrez com boxe. Aqui os participantes precisam ser bons no ringue e também nas jogadas. Você pode ganhar tanto na “base da porrada” quanto pela inteligência.
Dois países se destacam nesta modalidade: o Reino Unido e a Alemanha. Surgiu a partir de uma brincadeira de um cartunista francês, Enki Bilal, levada a sério pelo holandês Iepe B. T. Rubingh.