Criar um blog corporativo é a solução para melhorar o relacionamento entre a empresa e os consumidores de modo geral.
Ele também funciona como um canal para gerar leads, mas precisa ser usado do jeito certo.
Para que ele esteja realmente alinhado com a marca e as estratégias de marketing digital, é necessário ter paciência, pois isso requer tempo e planejamento.
Se o seu negócio já possui ou está prestes a lançar um blog, é muito importante se ligar em algumas dicas para que ele seja um sucesso e atraia o interesse das pessoas.
O blog é um canal de comunicação que promove a interação, além de esclarecer os anseios dos leitores e de abrir um espaço para que eles possam opinar sobre os produtos e serviços da empresa.
A marca pode responder os questionamentos e comentários, fazendo do blog mais um canal de comunicação para os consumidores.
Também não podemos deixar de dizer que é um excelente meio de personalizar as estratégias de comunicação, uma vez que possibilita uma linguagem mais informal e simples.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de blog corporativo, falar sobre sua importância e mostrar os benefícios que ele traz.
O que é blog corporativo?
Blog corporativo nada mais é do que um blog voltado para os propósitos da empresa, e por meio dele, a marca consegue se comunicar com o público.
Apesar de ter uma estrutura parecida com a do site, o blog é exclusivo para a publicação de conteúdos que abordam assuntos do interesse do público e que estejam relacionados àquilo que a companhia faz.
Entretanto, quando uma confecção de uniforme para empresa de limpeza investe nesse canal, precisa mantê-lo atualizado constantemente.
Essa plataforma foi criada para funcionar como um diário, onde o usuário escreve publicações todos os dias.
Também pode receber a criação de conteúdos de vários tipos, formar uma série de postagens e os materiais podem ter vários formatos, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Áudios;
- Imagens;
- Infográficos.
Quanto ao site institucional, trata-se de um espaço que ajuda a estabelecer uma comunicação rápida, com foco no produto da empresa, seus valores, vendas, dentre outras questões corporativas.
O site também traz os canais de contato da marca, de modo a induzir o cliente a realizar uma ação de compra ou contratação.
O blog assume uma função diferente, pois nele a empresa fala um pouco mais sobre sua missão, o que pretende entregar com seus produtos e serviços, quais são os seus diferenciais, as opções mais adequadas para o cliente, dentre outros temas.
Um fabricante de troféu de acrílico para personalizar pode abordar assuntos relacionados ao que faz, tendo como objetivo atrair as pessoas para seus conteúdos e converter esses visitantes em leads.
É exatamente por isso que o blog é um canal fundamental dentro de uma boa estratégia de marketing digital. Ele não demora muito para ser implementado, é de baixo custo e consegue atrair a atenção do público.
Qual é a importância do blog?
Hoje em dia, vemos muitas empresas que colocam seus executivos para fazer publicações no blog, escolhem depoimentos de clientes, dentre outros conteúdos que enriquecem a plataforma e conseguem aproximar a marca de seu público.
Para se ter uma ideia da importância desse canal, atualmente, empresas que possuem uma plataforma desse tipo recebem 55% mais tráfego do que as outras. Além disso, 57% dos negócios conquistam clientes por meio desse canal.
Diante de tantas oportunidades, investir em um blog institucional é fundamental para construir a imagem da sua empresa e fazer com que ela seja levada a sério pelo público.
Quais são os benefícios do blog corporativo?
Tendo em vista a importância desse canal, não é difícil imaginar os benefícios que ele pode trazer. E dentre os que mais se destacam estão:
Influencia a decisão do cliente
As publicações constantes no blog influenciam a decisão de compra do cliente e facilita até mesmo o trabalho dos vendedores.
Uma pessoa que lê constantemente os materiais publicados por uma empresa de plotagem de carros publicidade, chega até o vendedor com suas ideias amadurecidas e pronta para comprar.
Inclusive, a equipe de vendas pode usar os materiais postados no canal para quebrar objeções e aumentar a segurança do cliente, por meio de uma argumentação bem estruturada.
Engaja e educa o público
A relação de compra e venda mudou muito nos últimos anos, e vender não é mais um processo tão simples quanto antigamente.
O consumidor moderno está muito exigente e empoderado por causa da internet, e ele quer saber tudo sobre os produtos e serviços antes de comprá-los.
Ao publicar conteúdos relevantes sobre suas soluções, a marca conquista o engajamento de sua audiência e consegue educar o público.
Por exemplo, um fabricante de envelope papel kraft personalizado ensina as pessoas sobre assuntos importantes relacionados ao seu mercado e com isso forma uma boa base para as vendas.
Os usuários compreendem o valor do negócio, se sentem mais confiantes e tendem a procurá-lo quando finalmente estiverem prontos para comprar.
Gera autoridade de marca
Os conteúdos postados no blog geram autoridade de marca e aumentam a credibilidade da empresa.
Qualquer companhia que trabalhe temas relevantes para o público e ofereça conteúdos aprofundados e bem embasados, melhor a sua própria reputação e se posiciona como especialista naquilo que faz.
A organização gera valor para os consumidores e atrai a atenção daqueles que possam se interessar por seus produtos e serviços. Consequentemente, melhora a geração de leads e o número de conversões.
Bom posicionamento nos resultados de pesquisa
Outro benefício de possuir um blog é que um fabricante de etiqueta termocolante personalizada pode conquistar um excelente posicionamento nos resultados de pesquisa do Google.
O blog é um canal que leva a empresa ao conhecimento de um número maior de pessoas, por meio da internet. Para isso, basta que ele seja trabalhado por meio das estratégias de SEO.
Search Engine Optimization é um grupo de ações que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Ao inserir essas práticas no blog, os buscadores compreendem que os materiais postados são relevantes e os consideram como boas respostas para as buscas dos usuários.
Estar bem posicionado é essencial hoje em dia porque os consumidores pesquisam tudo o que precisam na internet. Para se ter uma ideia, 97% dos usuários fazem algum tipo de pesquisa antes de ir à loja.
Ao criar um blog, a empresa faz com que o primeiro contato entre ela e o usuário seja por meio de conteúdos valiosos, o que ajuda em uma conversão futura.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que pesquise sobre divisória de gesso vazado no Google. Se ele encontrar um blog que fale sobre o assunto, como dicas para usar esse tipo de divisória com alguns modelos da marca, naturalmente vai se interessar.
A partir daí, a venda é questão de tempo e se torna uma consequência natural do relacionamento estabelecido entre o usuário e a companhia.
Ajuda a gerar leads
O objetivo do blog é atrair muitos visitantes para que eles sejam convertidos em leads, tudo feito de forma natural e orgânica.
Isso é possível porque o canal conversa com as pessoas de maneira segmentada, tratando diretamente as suas preferências e necessidades, o que estimula positivamente a decisão de compra.
Se uma pessoa que procurou por serviço de guincho mais próximo encontrou um conteúdo interessante sobre o assunto, pode informar alguns dados de contato em troca de outros materiais mais específicos.
Outra possibilidade é direcionar os visitantes para uma landing page, que vai oferecer algo em troca de informações simples sobre o usuário.
É possível investir em diferentes abordagens para otimizar a geração de leads, uma vez que o blog funciona como a base para essas oportunidades, uma vez que atrai mais acessos e aumenta o reconhecimento da marca.
Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 69% das organizações afirmam que geram boa parte de seus leads diretamente pelo blog.
Atrai pessoas
Tudo isso só acontece porque o blog de uma empresa de higienização de carros alagados consegue atrair uma grande quantidade de pessoas.
Aliás, reconhecimento de marca e atração de público são dois aspectos que precisam ser otimizados constantemente.
O blog funciona como uma máquina de produção de conteúdo, com materiais que geram valor para o público, esclarecem suas dúvidas e mostram a capacidade do negócio em resolver seus problemas.
Considerações finais
Sendo assim, investir em um blog é a melhor maneira de posicionar a sua marca como autoridade do mercado, atrair pessoas e facilitar a geração de leads.
Ele atua dentro de uma das principais estratégias de marketing digital: o marketing de conteúdo. E trabalhar com ele é crucial para a satisfação dos clientes e o aumento das vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.