abril 27, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA

Saiba como diferenciar ferramentas e conheça os principais itens para se ter em casa

Para realizar pequenos reparos domésticos ou para criar uma peça artesanal de madeira, por exemplo, é necessário separar todos os itens que serão necessários durante o processo, isto é, as chamadas ferramentas.

Elas podem ser diferenciadas em dois grupos: as ferramentas de uso doméstico e as de uso profissional. Mas, afinal de contas, o que elas têm de diferente uma das outras? Essa diferenciação se dá desde aparelhos como furadeiras até lanternas.

Com o objetivo de facilitar o entendimento sobre esse assunto, unimos aqui tudo o que você precisa saber para fazer essa distinção, especialmente quando for comprar as suas próprias ferramentas.

Ferramentas domésticas x profissionais

Antes de mais nada, é importante salientar que entre as ferramentas domésticas e as profissionais não existe necessariamente uma boa e outra ruim. Na verdade, cada uma atende a um perfil e a uma necessidade específica.

Por exemplo, imagine que você queira furar uma parede com um prego para pendurar um quadro. É bem possível que você consiga fazer isso usando um martelo, sem a necessidade de pagar por um serviço especializado.

Em contrapartida, quando há um vazamento no cano do banheiro, nem sempre você terá a competência necessária para tapar o buraco, que dificilmente será tapado com uma simples fita adesiva ou tampão. Isso porque é preciso conhecimento e habilidades específicas para resolver esse tipo de problema.

É exatamente essa a lógica que vai delimitar as ferramentas de uso doméstico e as de uso profissional. Outros fatores que também se aplicam a isso é o tempo e a frequência de uso dessas peças, já que, enquanto uma será utilizada esporadicamente, outra poderá ser utilizada diariamente.

Fator de trabalho

Nesse caso, estamos falando do chamado “fator de trabalho”, previamente indicado percentualmente no manual de instruções de alguns tipos de ferramentas. Por exemplo, se uma furadeira elétrica tem fator de trabalho de 50%, significa que a cada 20 minutos de uso ela deverá ficar outros 20 em descanso, para resfriar o motor.

Em se tratando de ferramentas do tipo profissional, esse fator de trabalho costuma ser de 100%, porque o profissional precisa que aquele objeto funcione a todo vapor por longas horas seguidas, às vezes sem nem mesmo poder desligá-lo. Para isso, será vital que a ferramenta tenha uma capacidade de funcionamento mais robusta.

Escolhendo as ferramentas para a sua casa

Agora, em se tratando de uma escolha voltada para o uso doméstico, existe uma série de ferramentas que podem e devem fazer parte do seu acervo pessoal, facilitando a nossa vida e evitando gastos extras no futuro, já que assim você terá o material adequado para realizar com tranquilidade pequenos reparos em casa.

Chave de fenda

A chave de fenda é uma ferramenta mais útil do que você pode imaginar, servindo para apertar ou afrouxar parafusos. Existem até mesmo kits com peças de diferentes tamanhos e modelos, mas, na dúvida, é bom ter ao menos uma chave de fenda média.

Chave Phillips

A chave Phillips nada mais é do que um tipo de chave de fenda, tendo a mesma função, mas se diferenciando por conta do formato de cone da ponta, que costuma ser também mais fina.

Alicate

O alicate é uma daquelas ferramentas multifuncionais, cumprindo atribuições que englobam desde desempenar e dobrar peças metálicas até desencapar fios elétricos.

Martelo

Existem dois tipos de martelo: o de unha e o de bola. O primeiro tem uma espécie de garra metálica na parte posterior que ajuda a remover pregos, enquanto o segundo tem o fundo arredondado para aplicar materiais metálicos e rebites. Ambos, porém, cumprem a função de golpear objetos, como um prego na parede.

Trena

Usada para fazer a medição de móveis, ambientes e alturas, a trena também entra no leque de ferramentas úteis para se ter em casa. Ela é superútil, por exemplo, para saber se o sofá que você quer comprar tem o tamanho adequado para a sua sala de estar.

Furadeira

Por fim, mas não menos importante, temos a furadeira que pode aparecer tanto no modelo ligado à tomada quanto à bateria. Na hora de comprar a sua, verifique se o aparelho tem diferentes tipos de velocidade e se é reversível (função que ajuda a desapertar parafusos).

X