Quem tem um imóvel, seja para aluguel, seja para moradia própria, sabe que é preciso realizar manutenções periódicas para mantê-lo em boas condições de uso. São muitos os aspectos que devem ser considerados, como a parte elétrica, hidráulica e estética.
Quem investe em imóveis também deve se manter atualizado quanto às últimas tendências do mercado imobiliário, como um bom apartamento em Praia Brava, além de buscar bairros em ascensão. Confira, a seguir, as melhores estratégias para valorizar o seu imóvel!
Parte estrutural
A estrutura de um imóvel é essencial e um dos aspectos que podem causar os problemas mais graves e demorados para solucionar — inclusive conflitos entre proprietário e inquilino.
Por isso, manter a estrutura de um imóvel em boas condições evita vários problemas e riscos para os moradores. Verifique a estrutura elétrica e hidráulica e, se necessário, substitua equipamentos e fiações antigas que tragam riscos.
Use tubulações de ganho adequado e um registro para cada cômodo que tenha saída de água. Além disso, é essencial utilizar materiais de boa qualidade. Após reformar partes hidráulicas e/ou elétricas, só feche a parede após realizar testes para ver se o que foi reformado está funcionando corretamente.
Parte estética
Pode parecer banal, mas a parte estética impacta diretamente a forma como os moradores vão desfrutar da moradia e se sentir confortáveis nela.
Fazer uma nova pintura, com cores mais claras ou neutras, deixa o espaço mais convidativo e tem mais chances de ser melhor avaliado por potenciais inquilinos. Cores fortes ou muito distantes devem ser avaliadas com cautela e usadas em cômodos com um propósito bem demarcado.
Por exemplo, uma parede azul mais escuro no quarto para aumentar a sensação de tranquilidade ou detalhes amarelos na sala ou na cozinha para deixar o ambiente mais alegre.
Avalie também como está a circulação de ar e a luminosidade no imóvel e pense em estratégias para deixá-lo mais arejado e bem iluminado, com maior aproveitamento da luz solar. Por fim, coloque bons revestimentos, que dão melhor acabamento e sofisticação aos espaços.
Móveis e eletrodomésticos
Se você disponibiliza móveis no seu imóvel, vale revisá-los. Móveis planejados estão em alta e são muito valorizados por inquilinos e deixam o espaço mais funcional, com mais possibilidade de circulação pelos moradores. Áreas multifuncionais também são ótimas, pois abrem espaço para os moradores decidirem como preferem utilizar o espaço.
Se o imóvel tiver área externa, como jardim ou pátio, vale rever ou inserir móveis para deixar o espaço mais convidativo. Bons eletrodomésticos também são atrativos e, mesmo exigindo um maior investimento no começo, garantem retorno a médio prazo.
Investimentos no mercado financeiro
Existem vários tipos de investimentos no mercado financeiro. Um exemplo são os Fundos de Investimento, nos quais vários investidores pagam uma fração do patrimônio total do fundo, que é administrado por um gestor. O total de dinheiro mobilizado é investido em explorações de imóveis comerciais ou produtos do mercado imobiliário.
Outro tipo de investimento, mais conservador, são as Letras de Crédito Imobiliária (LCI). Livres de imposto de renda, esse investimento consiste em “emprestar” dinheiro a instituições financeiras que emprestam dinheiro para iniciativas que desenvolvem o mercado de imóveis. Em troca, o investidor recebe uma remuneração baseada na variação do CDI com uma taxa definida no momento da compra desse título. Também é possível comprar ações de incorporadoras e construtoras, o que traz mais riscos e também maiores potenciais de ganho.
É fundamental manter o seu imovel em boas condições para atrair potenciais locatários, além de acompanhar o que está em alta no mercado financeiro. Cada investimento e melhoria deve considerar o retorno esperado e o prazo para consegui-lo.