A chegada de um bebê é sempre um evento especial na família. Por isso, os pais ficam ansiosos com os preparativos. E um deles é arrumar o quarto do pequeno, decorar, pintar e comprar os móveis.
E a pintura é, com certeza, um dos tópicos preferidos dos pais, pois envolve estar por dentro das novidades em tintas de parede, escolher as cores e os detalhes da decoração.
Nós somos influenciados pelas cores e, com os bebês, não seria diferente. Eles têm o sono, o apetite e o comportamento influenciados por elas. Isso porque eles são sensíveis e também porque as cores têm um poder especial.
Por isso, se quer entender quais fatores levar em consideração na hora de escolher a tinta certa para o quarto do seu bebê, neste artigo, você vai entender um pouco mais. Boa leitura!
Impacto que a cor tem sobre o bebê
Pode parecer simples escolher a cor do quarto do bebê, mas é preciso ficar atento à tonalidade, porque além de ser importante para a decoração, ela também influencia no comportamento do bebê.
As cores podem afetar as sensações e fornecer estímulos para o bebê, o que interfere no sono, no apetite, no humor, no comportamento e no dia a dia da criança. Por isso, evite cores fortes e estimulantes, como o laranja e o vermelho, no quarto do bebê.
Lembre-se: as cores são frequências vibratórias e possuem diferentes comprimentos de onda, o que significa que a onda vai ser captada pelos olhos de formas diferentes. Desse modo, terá influências diversificadas sobre as emissões e o corpo.
O melhor é optar por cores mais neutras, tons mais delicados e com uma influência mais suave nos bebês. Afinal de contas, eles ainda não estão com o sistema nervoso totalmente desenvolvido, por isso, cores fortes podem ser um grande estímulo para eles. Você pode escolher objetos de decoração com uma cor mais forte, mas cortinas, paredes e coberturas devem ter uma cor mais clara.
Momento certo para pintar o quarto dos bebês
Essa é uma dúvida importante e muito comum entre os pais: com quanto tempo de antecedência é preciso pintar o quarto do bebê? O ideal é que a pintura seja feita ainda nos primeiros trimestres da gravidez e, no máximo, até dois meses antes do parto.
Esse tempo é o suficiente para que a tinta seque e o local não fique com o cheiro do produto e o bebê possa dormir tranquilamente, sem perigo de desenvolver reação alérgica, alterações na respiração e outros problemas. Portanto, a tinta também requer atenção.
Como escolher a tinta certa para o quarto do bebê?
Antes de comprar a tinta para pintar o quarto do bebê, existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração. Entre eles, o cheiro da tinta, a composição e, principalmente, as cores.
Atente-se ao tipo de tinta que é própria para o quarto de uma criança, pois o olfato e a pele delas são mais sensíveis e a chance de desenvolver alergias é maior. E a maioria das tintas possui componentes químicos fortes e, às vezes, tóxicos. Por isso, antes de comprar, procure por tintas:
- à base de água para evitar produtos químicos agressivos;
- sem cheiro, para evitar intoxicação;
- antibacteriana para garantir proteção contra agentes infecciosos;
- antimanchas — dessa forma, você poderá lavar a parede para retirar manchas e rabiscos.
Antes de escolher a cor, procure saber o significado dela de acordo com a cromoterapia. Por exemplo, o branco é uma das cores mais usadas, pois transmite tranquilidade, calma e pureza. Além disso, ela combina com uma variedade de cores e dá sensação de amplitude no ambiente.