Introdução
O objetivo do Outbrain é o mesmo do LinkWithin: mostrar ao visitante que está lendo um artigo outros artigos similares em seu blog, para despertar o seu interesse e mantê-lo em seu blog. Os artigos são escolhidos automaticamente pela ferramenta, de acordo com cálculos que consideram as palavras utilizadas no texto e o comportamento de outros visitantes. Com isso, você ganha mais pageviews e diminui sua Taxa de Rejeição. Você já pode ver o Outbrain em funcionamento aqui no Gerenciando Blog. Veja os artigos relacionados que são mostrados no final do artigo, antes dos comentários.
Comparação com o LinkWithin
Visualmente, os dois gadgets são muitos similares. Veja abaixo como ficou cada um deles no Gerenciando Blog: LinkWithin
- Você terá acesso a relatórios informando quantos cliques as recomendações do Outbrain receberam.
- Se você desejar, pode colocar também em seu blog um sistemas para que seus leitores deem notas aos artigos que você escreve.
- Você pode configurar o gadget para que sejam exibidos até 10 artigos relacionados.
- Se desejar, pode permitir que o gadget exiba artigos de outros blogs que utilizem o Outbrain e que tenham relação com seu artigos.
Há no entanto, alguns pontos negativos que senti durante meus testes:
- O Outbrain não funcionou corretamente no meu blog TD Séries. É possível que isso tenha ocorrido devido ao grande número de postagens (mais de 1.000).
- Ele é mais lento para carregar que o LinkWithin. Em páginas individuais, isso é quase imperceptível, mas pode ser um complicador se você quiser colocá-lo em sua página principal.
Instruções para instalação e configuração
Você até pode fazer a instalação do Outbrain sem criar uma conta antes. Mas, recomendo a criação da conta para que você tenha mais controle sobre a configuração e possa acompanhar os relatórios de acesso posteriormente. 1. Entre em https://www.outbrain.com/register. 2. Preencha os seus dados e clique em “Register”.
- Language – Trata-se do idioma em que o gadget será exibido.
- Recommendations – Escolha se você quer mostrar artigos do seu e de outros sites (“Link to my site and other related sites”), apenas do seu (“Link to my site only”) ou se você não quer exibir artigos (“Don’t show recommendations”).
- Sponsored Recommendations – Se você escolher “Yes”, serão exibidos anúncios de patrocinadores, e você pode escolher para qual instituição de caridade a renda será destinada. Se escolher “No”, não serão exibidos anúncios de patrocinadores.
- Most Popular – Quando esta opção estivesse marcada como “Enabled”, deveria mostrar um gadget com os artigos mais populares no blog. Em meu caso, ele não foi mostrado.
- Number of Recommendations – Esta opção controla o número de artigos que serão mostrados pelo Outbrain. Caso eles ultrapassem a largura de sua página, seu visitante verá um botão para navegar entre eles.
- Rater type – Aqui você escolhe se será exibido ou não o mecanismo para que seus visitantes pontuem os seus artigos.
- Widget Type – Escolha se você quer que sejam exibidos apenas os títulos de seus artigos (“Text Links”) ou também a imagem deles “(Thumbnail Images”).
Pronto! Com isso, o Outbrain já está pronto para exibir os artigos relacionados em seu blog. Pode demorar alguns minutos para que ele apareça corretamente. Esse é o tempo necessário para que a ferramenta leia e indexe os seus artigos.
Exibindo o Outbrain apenas nas páginas dos artigos
Para evitar que sua página inicial fique poluída, sugiro que você exiba o Outbrain somente quando o usuário entrar em seus artigos. Isso é simples de ser feito: 1. Vá à área de configurações de seu blog e entre em “Layout” / “Editar HTML”. 2. Marque a opção “Expandir modelos de widgets”. 3. Copie o código abaixo dessa caixa para um editor de texto (sugiro o ótimo Notepad++). 4. Salve uma cópia de segurança para o caso de precisar reverter o processo. 5. Localize o widget do Outbrain no HTML do seu template (basta localizar o texto Outbrain em seu template). Ele estará similar ao abaixo (o número 11 marcado em azul é só um exemplo e pode variar em seu blog):
<b:widget id=’HTML11′ locked=’false’ title=’Outbrain’ type=’HTML’>
<b:includable id=’main’><data:content/></b:includable>
</b:widget>
6. Substitua o texto pelo abaixo (mantendo, em lugar do 11, o mesmo número que estava em seu blog). Veja que foi incluída uma condição para que ele seja mostrado apenas em páginas do tipo “item” (linhas marcadas em vermelho):
<b:widget id=’HTML11′ locked=’false’ title=’Outbrain’ type=’HTML’>
<b:includable id=’main’>
<b:if cond=’data:blog.pageType == "item"’>
<data:content/>
</b:if>
</b:includable>
</b:widget>
7. Copie o código alterado e cole-o de volta em seu blog. Antes de salvar, clique em “Visualizar”, apenas para garantir que não existe nenhum erro. Se não houver, é só clicar em “Salvar Modelo”.
Conclusão
Como o LinkWithin e o Outbrain são muito similares, cabe a você decidir qual atende melhor sua necessidade. Por enquanto, optei por deixar o Outbrain em fase de avaliação por algum tempo. Inicialmente, parece-me uma opção com visual melhor e mais recursos de controle. E você, já conhecia o Outbrain? Qual sua opinião sobre o gadget? Deixe seu comentário!