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PostRank Analytics: Analise o Engajamento de seus Artigos

O PostRank Analytics é um serviço que possibilita uma forma diferente para analisar como os seus leitores reagem ao conteúdo que você escreve. Ele mede os “engagement points” (pontos de engajamento) de cada artigo, permitindo que você perceba quais deles geraram mais ações de seus leitores, como comentários, menções no Twitter e outros serviços. O serviço é normalmente pago, mas ensino aqui uma forma de utilizá-lo gratuitamente.  

Introdução

Já falei aqui no Gerenciando Blog sobre outro serviço dessa mesma empresa no artigo PostRank: os Artigos mais Populares do seu Blog. É outro serviço excelente, que destaca os artigos com maior popularidade em seu blog. Com o PostRank Analytics, eles estendem a análise de cada artigo, medindo quais são os artigos que geram ações efetivas de seus leitores. Cada uma dessa ações (menções no Twitter, comentários, backlinks etc.) é convertida em um valor, de forma a indicar a você quais artigos geram mais engajamento ou adesão de seus leitores. Você pode utilizar essa informação para determinar os temas que mais chamam a atenção dos leitores e que merecem ser melhor explorados. Abaixo estão os fatores analisados atualmente: O PostRank Analytics é um serviço pago. Mas, há uma forma lícita de utilizá-lo gratuitamente. Basta você se cadastrar gratuitamente no PostRank Connect, mais um serviço da mesma empresa, para ter acesso gratuito ao Analytics.  

Cadastrando-se no PostRank Connect

O objetivo do PostRank Connect é conectar Marcas e Influenciadores (e você que tem um blog é considerado um destes). Pela proposta, ambos se beneficiarão pois ganharão mais relevância ao interagirem. Como o serviço ainda está em sua fase inicial, a empresa está realizando cadastro de membros para viabilizá-lo. Por isso a oferta de um serviço gratuito para atrair Influenciadores, como você e eu. Assim, você fará um cadastro para fazer parte de base de dados e terá acesso gratuito ao PostRank Analytics. Vamos às instruções: 1. Acesse https://connect.postrank.com/register. 2. Preencha suas informações e clique em “Register Me!” no final da página.
3. Preencha as informações de seu blog. Clique também no botão “Verify Your Twitter Account” para comprovar que você é dono de sua conta. Clique em “Add Site” ao terminar.
4. O próximo passo é verificar a propriedade do blog informado. A forma mais simples de fazer isso é pelo método “Add a meta tag”. Basta você selecioná-lo para obter um código que deve ser colocado no HTML do template de seu blog. Após alterar seu template, clique no botão “Verify Site”.
5. Se você seguir os passos corretamente, verá uma tela como a seguinte, indicando que seu site foi verificado com sucesso.
Por enquanto, não há o que mais fazer no PostRank Connect. Nos próximos meses, o serviço deve efetivamente ter seu início. Mas, você já tem direito à sua conta gratuita do PostRank Analytics!  

Cadastrando-se no PostRank Analytics

1. Para acessar sua conta no PostRank Analytics, basta acessar o endereço https://analytics.postrank.com e entrar com o e-mail e senha que você cadastro no PostRank Connect. 2. Na página inicial, você já verá o seu blog cadastrado, similar ao mostrado abaixo:
3. Você perceberá que o número de “Pageviews” está indicado com o item “N/A” (de “not avaliable”, ou “não disponível” em português). Para que eles sejam mostrados, você precisa fornecer acesso à sua conta do Google Analytics. Se você não tiver acesso a esse serviço, leia antes o artigo Google Analytics: Conheça quem visita seu site. 4. Para associar sua conta do Google Analytics, clique no botão “Edit Settings”. No final da página, em “A little bit about yourself” (“Um pouco sobre você"), clique na opção “Authenticate with Google Analytics”.
5. Você será levado ao Google Analytics para confirmar o acesso. Clique no botão “Conceder acesso”.
6. Em seguida, você verá uma tela de confirmação da associação com o Google Analytics. Se você possuir mais de um perfil no serviço, será necessário selecionar o correto e clicar em “Select”.
7. Você voltará à tela com a lista de sites. Se você tiver mais de um site, pode adicionar até 5 no serviço, clicando no botão “Add Another Site”.
 

Visualizando seus dados

Ao clicar em “View Analytics” de seus sites, você será levado à área de análise do serviço. Abaixo está uma breve descrição do que você verá em cada área. Overview (Visão Geral)
Como o próprio nome diz, aqui será mostrada uma visão geral do engajamento de seus leitores.

  • No painel superior, você verá um resumo do dia anterior, como número de “Pageviews” (visualizações de páginas) e “Engagement Points” (pontos de engajamento).
  • No gráfico principal, você verá essas mesmas informações ao longo do tempo. Os círculos com letras dentro indicam a data em que você publicou artigos. Se você clicar nesse círculo, verá informações detalhadas sobre aquele artigo.
  • Se você clicar no calendário, verá informações específicas sobre aquele dia. Note que abaixo do calendário há uma caixa “Email me my daily reports”. Se ela estiver marcada, você receberá e-mails diários com o resumo do engajamento do dia anterior.
  • Na área inferior, verá as menções feitas ao seu blog no Twitter e outros serviços monitorados pelo PageRank Analytics.

  Analyze (Analise)
Aqui, você verá os dados de engajamento de cada um de seus artigos. Note que são mostradas diversas informações:

  • Tempo médio de leitura do artigo.
  • Eventos registrados de engajamento e o número de pontos que eles representam.
  • Pontuação do artigo (de 0 a 10) de acordo com os pontos alcançados.

  Trends (Tendências)
Apesar do nome, o que é mostrado é um agrupamento dos seus eventos de engajamentos, divididos em três formas diferentes:

  • Mês, mostrando o comportamento ao longo do tempo.
  • Países, mostrando onde ocorrem os engajamentos.
  • Fontes, que mostra qual a origem dos seus pontos de engajamento.

  Optimize (Otimize)
Esta é uma área interessante da ferramenta e que merece uma leitura cuidadosa. Ela mostra informações gerais (quantidade, idade e sexo) dos usuários de cada serviço que gera pontos de engajamento. Mostra também em “Top Influencers”, quem são os usuários que mais contribuem com pontos de engajamento para o seu blog. No caso do Twitter, por exemplo, vale o número de tweets e quantidade de seguidores da pessoa. E, o mais importante: há diversas dicas importantes mostrando o que você pode fazer para conseguir mais engajamento naquele serviço específico.  

Conclusão

O PostRank Analytics é uma ferramenta poderosa para lhe mostrar quais são os assuntos que realmente influenciam os seus leitores. Ela fornece informações importantes que podem ajudá-lo a direcionar seu trabalho, seja na escolha dos temas que irá tratar, na forma como irá fazê-lo e como irá divulgá-lo. Tudo isso – aliado ao fato de ser totalmente gratuita – faz com que se torne uma ferramenta obrigatória para ser conhecida e avaliada. Se você tem interesse, sugiro que faça isso o quanto antes: não é de se duvidar que logo as inscrições gratuitas sejam encerradas.   E você, já conhecia o PostRank Analytics? Qual sua opinião sobre o serviço? Deixe seu comentário!

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