Introdução
Já falei aqui no Gerenciando Blog sobre outro serviço dessa mesma empresa no artigo PostRank: os Artigos mais Populares do seu Blog. É outro serviço excelente, que destaca os artigos com maior popularidade em seu blog. Com o PostRank Analytics, eles estendem a análise de cada artigo, medindo quais são os artigos que geram ações efetivas de seus leitores. Cada uma dessa ações (menções no Twitter, comentários, backlinks etc.) é convertida em um valor, de forma a indicar a você quais artigos geram mais engajamento ou adesão de seus leitores. Você pode utilizar essa informação para determinar os temas que mais chamam a atenção dos leitores e que merecem ser melhor explorados. Abaixo estão os fatores analisados atualmente:
Cadastrando-se no PostRank Connect
O objetivo do PostRank Connect é conectar Marcas e Influenciadores (e você que tem um blog é considerado um destes). Pela proposta, ambos se beneficiarão pois ganharão mais relevância ao interagirem. Como o serviço ainda está em sua fase inicial, a empresa está realizando cadastro de membros para viabilizá-lo. Por isso a oferta de um serviço gratuito para atrair Influenciadores, como você e eu. Assim, você fará um cadastro para fazer parte de base de dados e terá acesso gratuito ao PostRank Analytics. Vamos às instruções: 1. Acesse https://connect.postrank.com/register. 2. Preencha suas informações e clique em “Register Me!” no final da página.
Cadastrando-se no PostRank Analytics
1. Para acessar sua conta no PostRank Analytics, basta acessar o endereço https://analytics.postrank.com e entrar com o e-mail e senha que você cadastro no PostRank Connect. 2. Na página inicial, você já verá o seu blog cadastrado, similar ao mostrado abaixo:
Visualizando seus dados
Ao clicar em “View Analytics” de seus sites, você será levado à área de análise do serviço. Abaixo está uma breve descrição do que você verá em cada área. Overview (Visão Geral)
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No painel superior, você verá um resumo do dia anterior, como número de “Pageviews” (visualizações de páginas) e “Engagement Points” (pontos de engajamento).
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No gráfico principal, você verá essas mesmas informações ao longo do tempo. Os círculos com letras dentro indicam a data em que você publicou artigos. Se você clicar nesse círculo, verá informações detalhadas sobre aquele artigo.
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Se você clicar no calendário, verá informações específicas sobre aquele dia. Note que abaixo do calendário há uma caixa “Email me my daily reports”. Se ela estiver marcada, você receberá e-mails diários com o resumo do engajamento do dia anterior.
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Na área inferior, verá as menções feitas ao seu blog no Twitter e outros serviços monitorados pelo PageRank Analytics.
Analyze (Analise)
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Tempo médio de leitura do artigo.
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Eventos registrados de engajamento e o número de pontos que eles representam.
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Pontuação do artigo (de 0 a 10) de acordo com os pontos alcançados.
Trends (Tendências)
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Mês, mostrando o comportamento ao longo do tempo.
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Países, mostrando onde ocorrem os engajamentos.
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Fontes, que mostra qual a origem dos seus pontos de engajamento.
Optimize (Otimize)
Conclusão
O PostRank Analytics é uma ferramenta poderosa para lhe mostrar quais são os assuntos que realmente influenciam os seus leitores. Ela fornece informações importantes que podem ajudá-lo a direcionar seu trabalho, seja na escolha dos temas que irá tratar, na forma como irá fazê-lo e como irá divulgá-lo. Tudo isso – aliado ao fato de ser totalmente gratuita – faz com que se torne uma ferramenta obrigatória para ser conhecida e avaliada. Se você tem interesse, sugiro que faça isso o quanto antes: não é de se duvidar que logo as inscrições gratuitas sejam encerradas. E você, já conhecia o PostRank Analytics? Qual sua opinião sobre o serviço? Deixe seu comentário!