“Prevenir é melhor do que remediar”. O velho ditado popular normalmente é utilizado quando o assunto é saúde, mas ele também é aplicável no contexto automobilístico. Isso porque cuidar do seu carro, mantendo o bom estado dele, previne dores de cabeça mais para a frente, além de assegurar a segurança no trânsito.
A manutenção é extremamente útil para checar o estado de peças como guidão, correia dentada e o sistema de suspensão, além das condições dos freios e pneus. Mas mais do que tornar a moto ou o carro seguro para dirigir, esse hábito também é vantajoso por outros motivos. Entenda melhor no texto abaixo.
Manutenção veicular: por que ela é tão importante?
Para entender a importância da manutenção veicular, vale usar uma pequena alegoria com a saúde humana. Imagine que tudo esteja bem, mas, de repente, aparecem sintomas de um problema de saúde que aparentam terem surgido do nada. A pessoa irá procurar um médico para investigar. Nisso, ela irá precisar gastar com consulta e medicamentos, além de ter que ficar um tempo se recuperando.
Mas pense que esse problema poderia ter sido detectado com antecedência, em uma consulta para checar a saúde. O tratamento seria mais simples, rápido e barato para a pessoa, não é mesmo? Bem, a manutenção preventiva do veículo tem a mesma função.
Ela é importante para avaliar o estado do carro e checar o funcionamento de suas peças. O intuito é que o mecânico possa verificar se existe algum problema na direção, sistema de freios, transmissão ou em outra parte mecânica. Além disso, ele confirma se os fluidos estão nos níveis aceitáveis e precisam ser trocados.
No final, tudo é feito com um só objetivo: garantir a segurança do motorista, passageiros e demais pessoas. A manutenção é capaz de prevenir quebras e acidentes, de modo que o motorista possa trafegar tranquilamente com o seu carro.
Quais os benefícios de realizar a manutenção?
Certo, agora você já entende melhor porque é importante fazer a manutenção periodicamente. Mas o que você pode não saber é que esse procedimento proporciona vários benefícios ao motorista, que vão além da segurança. Conheça os principais deles a seguir.
Redução de despesas
A manutenção serve para reduzir uma série de possíveis despesas que o motorista poderia ter com o veículo. Por exemplo, trocar uma peça desgastada, que já está no fim da sua vida útil, é muito mais barato do que trocar um sistema inteiro que tenha sido prejudicado por essa mesma peça ter quebrado.
Além disso, um carro desregulado e não revisado consome mais combustível — fator que o motorista pode nem perceber, mas que certamente pesa no bolso. Portanto, é importante ter em mente que a manutenção e as suas despesas evitam gastos ainda maiores no futuro.
Alívio no seguro
Boa parte dos motoristas providencia o seguro automotivo do seu carro como uma forma de garantir mais segurança e tranquilidade. É normal que algumas seguradoras ofereçam a manutenção corretiva como parte do seu pacote. Contudo, utilizar essa manutenção aumenta as despesas com a franquia, sendo aplicado um valor extra que é cobrado na cobertura do carro.
Uma maneira de não precisar ter essa despesa mensal é criar o hábito de fazer a manutenção preventiva regularmente. Porém, isso não quer dizer que a pessoa deva abrir mão do seguro como um todo. Ele ainda é capaz de proteger o veículo em outras ocasiões, como furto, roubo, inundações e outros problemas que o carro possa ter.
Conservação do automóvel
A manutenção ajuda a prolongar a vida útil do carro. Por mais óbvio que isso seja, muitos motoristas acabam esquecendo desse detalhe. Afinal, a manutenção irá garantir que o automóvel rode em seu máximo potencial, com todas as suas partes funcionando plenamente. Assim, o motorista não precisa se preocupar com as despesas de panes mecânicas, além de poder adiar uma possível troca do veículo, já que ele ficará em bom uso por mais tempo.
Maior valor do veículo em caso de revenda
Porém, se o plano for revender o carro para usar o dinheiro da venda como entrada de um novo veículo, a manutenção também ajuda. Um carro mal cuidado desvaloriza ainda mais, já que o potencial comprador deverá levar em conta os gastos com reparos e troca de peças.
Já quando o carro passa por manutenção constante, isso muda. O vendedor oferece um veículo em bom estado, com peças boas para uso. Dessa forma, não apenas o valor de revenda acaba sendo maior do que seria se não houvesse a manutenção, como se torna muito mais fácil vender o veículo. Afinal, todos irão perceber que aquele veículo não precisa de mais ajustes após a compra, o que torna o carro muito mais atrativo para a compra.
A Forma Mais Assertiva Custos Inesperados em Acidentes:
Se tratando de acidentes de veículos ficamos sempre reféns de mecânicos caros que muitas vezes não confiamos.
No entanto, existe uma forma de você gastar menos nesses casos, além de fazer bem para o seu bolso, caso seu carro tenha perda significativa, você ainda ganha carro reserva.
O “Seguro Auto” é a única forma de diminuir seus custos e trazer tranquilidade em momentos com este.
Acessando o link, você se informa mais, “cota o seguro do seu carro” e ainda ganha dicas para diminuir custos com os melhores profissionais.