Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Blogger Qual a importância de um blog no Inbound Marketing?
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Qual a importância de um blog no Inbound Marketing?

Como gerar títulos criativos e cativantes para seus posts

Como gerar títulos criativos e cativantes para seus posts

Há um consenso geral de que o inbound marketing é muito importante, em se tratando do fortalecimento da presença online, bem como para uma empresa ou marca se manter competitiva e em evidência. 

Dito isso, a ascensão do marketing digital demonstra o quanto o mercado ficou saturado com a divulgação de apenas um conteúdo promocional. 

É por isso que é importante procurar técnicas que possam realmente funcionar para qualquer tipo de negócio e estimular o engajamento e atração do público, agregando valor e relacionamento.

Nesse contexto, uma técnica muito importante, mas por vezes negligenciada, é o blog. 

Muitos profissionais de marketing acham que os blogs estão desatualizados. No entanto, essa mídia digital, quando voltada para os negócios, ganha cada vez mais poder e ajuda exponencialmente a direcionar o tráfego orgânico para site de e-commerce, por exemplo, qualificando a audiência.

O que é um blog empresarial?

Uma das ferramentas de mídia digital que surgiram há muito tempo, os blogs são sites que possuem conteúdos mais direcionados, geralmente aprofundados, sobre as linhas editoriais identificadas e relacionadas ao ramo de atuação. 

Para ser eficaz em uma ação de marketing empresarial, deve ser atualizado com frequência, sendo direcionado por meio de palavras-chave específicas ou por tópicos relevantes para uma pessoa ou empresa, sendo atualizados regularmente com conteúdo valioso. 

A escrita do blog cobre qualquer situação que se possa imaginar. No entanto, é preciso abordar apenas tópicos relevantes para os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, ou pelo e-commerce em questão. 

Quando bem desenvolvido, um blog de uma assistência técnica informática faz toda a diferença nas estratégias voltadas para o ambiente online, como o próprio inbound marketing, que possui finalidades distintas junto aos consumidores.

Assim, o blog precisa ser relevante para garantir a conversão dos leads, ou seja, dos potenciais clientes. Para isso, é importante incluir uma referência tópica, e que faça sentido sobre as metas e objetivos da empresa.

A importância atual dos blogs 

O marketing de conteúdo atrai tráfego para os sites. Os blogs otimizados para uma palavra-chave ou tópico específico têm uma classificação mais alta nas SERPs (Search Engine Results Page), isto é, nas páginas de resultados do motor de busca. 

Isso aumenta a probabilidade de um visitante clicar nos links disponíveis e evoluir na jornada de compra. 

De uma perspectiva de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, isso é muito valioso para posicionar, atrair, reter e direcionar os potenciais clientes de forma mais qualificada.

Cabe ressaltar, contudo, que a página inicial, o link sobre a empresa e as páginas de serviços e produtos não serão atualizadas com frequência. 

Por isso, ter um blog é uma oportunidade para um site aparecer nos mecanismos de busca, pois é outra página que as plataformas de busca podem indexar. 

Em um nível básico, publicar blogposts frequentes mostra ao algoritmo de tais plataformas, principalmente o Google, que o site ainda está ativo e é valioso para o público que realiza buscas na plataforma. 

No entanto, os benefícios que os blogs oferecem para os esforços de SEO são muito mais poderosos.

Como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, o uso de blogs serve para classificar termos de pesquisa mais relevantes, atrair links de entrada e orientar o usuário para uma conversão, igual um cliente que vende um clareador dental que adota essa estratégia. 

A necessidade dos blogs no inbound marketing

Como parte de uma estratégia de inbound marketing, é preciso otimizar o blog para corresponder à intenção do usuário, além de fornecer valor aos visitantes do site, atuando de forma conjunta à otimização para os algoritmos.

De forma prática, o inbound marketing funciona de modo a atrair clientes por meio de conteúdo e experiências valiosas. 

Desta forma, em vez de alcançar pessoas que podem não estar interessadas em um site, como nas ações de marketing tradicional, consegue-se fazer com que as pessoas encontrem o serviço conserto de Iphone de forma orgânica, enquanto buscam por esse tipo de serviço – o que também melhora o processo de conversão.

Para fazer isso, o conteúdo deve abordar os pontos problemáticos do público-alvo, responder as perguntas e nutri-los sobre as informações de que precisam para evoluir para uma tomada de decisão.

Na verdade, uma estratégia de inbound marketing não pode funcionar de forma eficaz sem um blog atualizado regularmente. 

Embora muitos aspectos entrem em uma estratégia de marketing de conteúdo, existem algumas dicas importantes a serem incorporadas em um blog, tais como:

  • Agregar valor original;
  • Corresponder à intenção do usuário;
  • Escrever sobre temas relevantes;
  • Segmentar palavras-chave relevantes;
  • Ter um propósito geral.

Isso posiciona a marca como um consultor em que o leitor confia, os tornando mais propensos a comprar quando atingem esse estágio da jornada do comprador. 

A escrita do blog ajuda a empresa a trespassar pelos estágios do inbound marketing, pois atraem tráfego, envolvem os usuários com informações valiosas e também oferecem suporte aos clientes existentes, levando a novas compras – por exemplo.

Como fazer um blog ter sucesso?

Os blogs são um componente crítico de uma estratégia de marketing digital. Mas a pergunta é: como se cria um blog de sucesso? 

A seguir estão algumas dicas que podem ajudar empresas e empreendedores, criando blogs mais atrativos e efetivos.

  1. Cria valor

Sempre que possível, é preciso fornecer uma solução ou introdução a um tema que seus potenciais clientes buscarão em uma consulta de pesquisa. 

Isso significa que o título e as palavras-chave específicas do blog devem ser consistentes com o tema de destaque em uma postagem no blog, agregando valor à procura do usuário e possibilitando um relacionamento.

Dessa forma, quando alguém pesquisa o tema que o blog aborda, como dicas para decoração para pets, sua marca aparecerá nos resultados do mecanismo de pesquisa com conteúdos relacionados a esses tópicos e demais cuidados com os animais de estimação, por exemplo.

Assim, é importante conhecer o público e suas dúvidas, bem como traçar editoriais claros que podem ser abordados pelo contexto do seu negócio. 

Já para uma produção ainda mais qualificada, é possível recorrer a profissionais e empresas especializadas em comunicação digital.

  1. Escolha de tópicos de acordo

A equipe de marketing digital deve escolher tópicos nos quais tenha experiência e sejam relevantes para o setor, compondo as editorias de forma mais detalhada.

Por exemplo, se a empresa atua na área de manutenção de nobreaks, o marketing de tecnologia e a indústria em geral devem ser o foco principal. 

É preciso determinar quais são os indivíduos interessados ​​em relação ao setor e criar conteúdo que aborde essa questão.

  1. Atenha-se a uma rotina

Uma vez que as pessoas descobrem o blog e identificam como útil e envolvente, elas acabam se apegando ao conteúdo e ao site como um todo.

Dessa forma, o intuito dos materiais é construir um público fiel, e por isso é preciso lançar incentivos às pessoas para que se inscrevam, e assim saibam quando há a publicação de novo conteúdo. 

Com uma rotina planejada, como uma nova postagem de blog toda semana, é mais fácil para as pessoas saberem quando o conteúdo é lançado, podendo visualizá-la de forma consistente.

Benefícios relevantes de um blog

Escrever um bom conteúdo para blog faz mais do que direcionar o tráfego. Quando atualizado regularmente, além de oferecer valor, estabelece a empresa como um líder de pensamento no setor em que atua. 

Isso cria confiança entre o site e os clientes em potencial, aumentando o reconhecimento da marca para além desse público direto, tornando mais provável que eles escolham a empresa ao decidir fazer uma compra e divulguem a marca para outras pessoas.

Confira a seguir outros potenciais benefícios que valem a pena destacar ao adotar o blog em seu site:

  1. Incentiva o envolvimento do cliente

Os blogs oferecem a oportunidade da empresa se envolver com clientes em potencial, também possibilitando o compartilhamento de materiais de valor em redes, ou seja, facilita o alcance e divulgação orgânicos ao possibilitar que os clientes se envolvam uns com os outros. 

Para isso, é importante criar uma comunidade e publicações em que os clientes possam interagir, tanto com a empresa, quanto com outros consumidores e até replicar para outros públicos.

Um público mais fiel e confiável é um bom efeito colateral de um blog de sucesso. 

Publicar postagens de uma empresa que presta serviço de cabeamento estruturado, apresentando uma solução para possíveis consultas, resultam na consolidação de um relacionamento mais forte com os clientes existentes. 

O blog também pode ajudar a formar novos relacionamentos com clientes em potencial. Afinal, o objetivo é criar conteúdo envolvente que converta os leads em consumidores.

  1. Constrói o reconhecimento da marca

É preciso produzir conteúdo de blog de qualidade, de preferência voltado para a melhora da classificação no Google. 

Os bots do Google usam um sistema chamado EAT para avaliar a credibilidade dos sites. EAT (Expertise, Authenticity, Trust), significa expertise, autenticidade e confiabilidade, e são aspectos que todo conteúdo deve alcançar.

  1. Possibilita escrever conteúdo abrangente

O conteúdo do blog deve ser valioso para os mais diferentes espectadores, pois além de exibir experiência e autenticidade, também ajuda a desenvolver a confiança de quem está em busca por informações.

Quanto mais pessoas visualizarem as postagens no blog, maior será a classificação da pesquisa. 

O grande reconhecimento da marca vem quando a empresa tem uma classificação mais alta nos buscadores, afinal, a plataforma reconhece o valor do site e mais pessoas passam a ter acesso às páginas.

  1. Gera leads

Quanto mais tráfego direcionado para determinado site, mais leads podem ser gerados. Mas, para garantir que os leads sejam quentes (ou seja, qualificados e com possibilidade de conversão futura, interagindo) é preciso produzir conteúdo de blog que seja útil, valioso e que atraia o público certo. 

As postagens no blog são o primeiro meio de contato que alguém tem com a empresa. Dessa forma, é preciso aproveitar essa oportunidade para construir um relacionamento com cada visitante. 

Assim, quando eles decidirem que é hora de tomar uma decisão de compra, a empresa em particular será lembrada.

  1. Oferece oportunidades de redirecionamento

Após produzir conteúdo regular, há várias maneiras de redirecionar o conteúdo do blog para redes sociais e outros canais digitais, promovendo o inbound marketing dentro dos pontos mais adequados e diversos, ampliando o alcance e potencial dos materiais.

Conclusão

É importante dar ao público informações valiosas para ganhar e manter a atenção. O blog inserido na estratégia de inbound marketing é uma ótima maneira de fazer isso. 

Como reforço, vale ressaltar a criação de conteúdo repleto de informações úteis e, de maneira sólida, se concentrar em fornecer valor ao público-alvo para que eles continuem voltando.

Os blogs podem ser um aspecto fundamental da estratégia de marketing digital e ajudar a marca e o site a crescer exponencialmente.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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