Gerenciando Blog - Um portal de Conteúdos Blog Dicas Superexposição nas redes sociais: saiba os perigos e como evitar
Dicas Redes sociais

Superexposição nas redes sociais: saiba os perigos e como evitar

“O que é oversharing?” Trata-se da superexposição nas redes sociais. E embora todos nós estejamos claros de que é uma prática arriscada e negativa, fazemos pouco para impedi-la. 

De fato, não é culpa da tecnologia ou das redes sociais. É culpa do uso que os seres humanos fazem delas.

Assim sendo, se você quer saber mais sobre a superexposição nas redes sociais, continue lendo o artigo de hoje.

O que é oversharing?

O termo “Oversharing” vem do termo inglês “over” e “sharing”, referindo-se ao fato de que compartilhamos muito de nossas vidas em redes sociais como Facebook e Twitter, além de nossos contatos mais próximos.

Se alguém sabe muito sobre você, e você nem o conhece, provavelmente não é culpa de uma rede social ou detetive; possivelmente, a responsabilidade é sua. Sim, por causa das informações que você compartilha em suas redes sociais. 

O compartilhamento excessivo consiste em expor dados confidenciais que outras pessoas com más intenções podem usar contra você.

Embora os riscos na Internet sejam muitos, tornando-a mais fácil ou complicada, depende muito de nós. Coisas simples, como compartilhar fotos, localização dos locais visitados, família, local de trabalho, etc., podem parecer ações que todos fazem, mas que podem representar uma ameaça ou perigo para a vida física, psicológica ou mesmo material da pessoa.

Quando é muita informação? Quando nos tornamos um alvo fácil. 

Por exemplo, se formos a uma festa e postarmos todos os detalhes dessa atividade, desde quando saímos até quando estamos no local e onde ele está localizado, daremos informações mais do que suficientes para que um criminoso saiba como chegar até nós ou até mesmo aproveitar o fato de que não estamos em casa para roubar nossa casa.

Quais comportamentos promovem o compartilhamento excessivo?

Uma das razões pelas quais algumas pessoas se sentem obrigadas a compartilhar muito com estranhos ou colegas de trabalho é uma rede pessoal de amigos íntimos subdesenvolvidos. Algumas chegam até a comprar seguidores no Instagram para aumentar o engajamento da conta.

Aqueles com poucos amigos pessoais ou parentes empáticos podem ver seus colegas de trabalho ou até mesmo pessoas totalmente estranhas como uma família extensa.

Embora possa não ser aceitável deixar muita informação escapar para estranhos, pode parecer aceitável compartilhar muito com colegas de trabalho durante o almoço ou com o caixa amigável de um restaurante local. Algumas pessoas percebem um nível de intimidade que realmente não existe, mas a ilusão pode ser preferível à realidade.

A maioria das publicações é causada por humor e emoções intensificadas, o que leva as pessoas a compartilhar informações. De fato, está provado que existem estímulos emocionais e físicos projetados para ativar o sistema nervoso, aumentando assim a probabilidade de compartilhar informações.

Embora o compartilhamento excessivo possa ser perfeitamente aceitável como um quebra-gelo social, geralmente é uma boa ideia desenvolver um senso de propriedade para evitar o compartilhamento de muitas informações pessoais com pessoas que não esperam recebê-las.

Em nossas vidas diárias, não deixamos nosso carro ou nossa casa sem uma chave e não compartilhamos nossas informações privadas. Então, por que negligenciamos nossa privacidade no ciberespaço, um lugar onde nossos dados provavelmente serão armazenados para sempre?

Perigos da superexposição nas redes sociais

Muitas pessoas ainda não percebem que há perigos iminentes no momento em que clicamos no botão de compartilhamento. As informações que compartilhamos on-line podem ter sérias consequências para nós. Estes são os principais perigos da superexposição nas redes sociais:

Roubos e ataques

As pessoas tendem a compartilhar imagens de onde estão, para onde vão de férias e seus planos para o dia. Esta informação é uma mina de ouro para aqueles que querem machucá-lo. 

Se você sempre lhes der informações detalhadas sobre onde você está, você pode ser roubado ou sua casa pode ser invadida enquanto estiver fora.

As imagens também não são seguras, pois contêm metadados (que incluem sua posição geográfica em termos de longitude e latitude) que também podem ser usados para rastreá-lo. 

Uma localização simples compartilhada através do Facebook ou Twitter revela sua localização com muita facilidade.

Redução das oportunidades de emprego

Os empregadores agora verificam as redes sociais dos candidatos a emprego para ver se conseguem encontrar algo sujo neles.

Aqueles que fofocam demais sobre amigos e pais provavelmente farão o mesmo com seus chefes e colegas de trabalho. 

Sua reputação online é tão importante quanto sua reputação offline. Se você tiver que compartilhar on-line, certifique-se de ser inteligente e atencioso, suas postagens e tweets falam por você, goste ou não.

Isso te deixa vulnerável

Você está em uma reunião, em um parque ou em um ônibus, alguém se aproxima de você e começa a contar tudo sobre sua vida, sua comida favorita, cor, música e qualquer outra coisa que você suponha que seja privada. 

Você fica com medo e já está vulnerável porque não sabe nada sobre a pessoa. Pense nesse cenário da próxima vez que quiser compartilhar informações pessoais online.

Roubo de identidade

Graças à grande quantidade de informações que você tem compartilhado sobre si mesmo on-line, alguém pode facilmente pegar sua identidade e se passar por você. 

Os hackers podem facilmente coletar suas informações e vendê-las na dark web para o maior lance. Quem sabe que mal eles podem causar quando estão armados com sua identidade, sabendo que a lei nunca os perseguirá.

 

Sair da versão mobile