novembro 21, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

5 ETF de Mercados Emergentes em 2024

etf

Cada ETF é avaliado com base na performance, na rentabilidade e no posicionamento único no mercado. Estes elementos fornecem aos investidores a informação essencial para navegar pelo vibrante panorama dos mercados emergentes de 2024. Os mercados emergentes oferecem um potencial de crescimento atrativo devido ao crescimento rápido das economias e das bases de consumidores.

Investir em ETF de mercados emergentes permite a diversificação em setores como a tecnologia, as finanças, a saúde e os bens de consumo. À medida que as nações se desenvolvem, as suas empresas conseguem um maior alcance global. Os ETF fornecem um acesso fácil à participação nesta expansão económica.

No entanto, os mercados emergentes também comportam maiores riscos, como a instabilidade política, as flutuações cambiais e as regulações mais permissivas. É essencial levar a cabo uma rigorosa investigação nas participações e nas estratégias de cada fundo. A rentabilidade é também vital no momento de escolher ETF para maximizar o retorno.

Os Melhores ETF de Mercados Emergentes em 2024

  1. Vanguard FTSE Emerging Markets ETF (VWO)
    É o representante perfeito de um etf com melhor desempenho, crescendo no mercado ao ponto de possuir a capitalização mais poderosa do mercado mundial, de 76,5 mil milhões de dólares. É também associado aos rendimentos do índice a que está indexado, que diz exclusivamente respeito à geografia de economias em desenvolvimento com melhor desempenho.

    Tem uma classificação de Bronze juntamente com o VWO, tornando-o numa das melhores alternativas para pessoas que estão ainda receosas com os mercados emergentes e com o crescimento dos custos devido aos investimentos low-cost.
  1. iShares Core MSCI Emerging Markets ETF (IEMG)
    Este exchange-traded fund (ETF), ou fundo negociado em bolsa, não é um dos que se fia exclusivamente na capitalização das empresas, mas quer antes estar em todo o lado, desde os grandes nomes como a Uber ou a Tesla aos recém-chegados de menor dimensão.

Imagine que pode viajar para todos os cantos do mundo e associar-se a empresas que representam diferentes economias emergentes. Tudo para o bem dos investidores e em troca de um baixo rácio de despesa, garantindo que a empresa deixa a maior parte do dinheiro que investiu.

  1. Columbia Trust EM Core ex-China ETF (XCEM)
    O XCEM, também conhecido como Columbia Trust EM Core ex-China ETF, é uma escolha popular entre aqueles que querem evitar investir na China. Uma incrível lista de 319 nomes torna apelativo o XCEE, que tem um portefólio muito bem distribuído. 

Ao distribuir o risco por diversas empresas, não ficará tão exposto a uma delas. O XCEM é uma ferramenta especialmente concebida para possibilitar aos investidores uma exposição aos maiores mercados emergentes de ações sem que a China seja, claramente, o principal ponto de discriminação.

Para que os ETF paguem e desempenhem de acordo com o seu índice, primeiro terá de olhar para as suas despesas e custos. Dado que investir em dividendos é um mercado em crescimento no espaço dos mercados emergentes, o XCEM acompanha um rendimento de dividendos e um rácio de pagamentos.

Atrai o mais elevado nível de interesse dos que estão interessados em investir na Índia. O fator menos importante a ter em consideração aqui é o facto de ser diversificado para empresas de todas as dimensões nos mercados indianos, tanto grandes como médias, mas não tanto pequenas, uma característica que o coloca no topo da tabela de mercados emergentes.

Segue uma estratégia de compra e venda onde o FTSE India RIC Capped Index monitoriza em pormenor o seu desempenho.

Sendo uma empresa de investimento transparente, a FLIN é capaz de suscitar notoriedade e de encurtar a lista de potenciais investimentos. A FLIN reduz a participação no mercado de ações indiano ao focar-se nas empresas maiores ou nas de média dimensão, conforme recomendado pelo FTSE India Capped Index.

  1. Franklin FTSE Taiwan ETF (FLTW)
    O que sobressai como principal atração é o facto de apontar às ações com maior liquidez das empresas taiwanesas de média e grande dimensão com um preço relativamente baixo. É isto que o torna não só a melhor opção como a mais barata. O fundo tem taxas de gestão menores do que as dos seus concorrentes; na verdade, são competitivos entre os seus pares, tendo o melhor desempenho desde junho de 2020, tornando-os adequados para investidores que não têm muito para investir.

Em última análise, terá uma quota-parte das maiores e mais lucrativas empresas de Taiwan. Através do FTSE Taiwan Capped Index, este ETF promete aos seus investidores serem verdadeiros shareholders dos líderes do mercado taiwanês.

Considerações a Ter quando Escolher ETF de Mercados Emergentes

  • Rácio de desempenho e de despesas
    A economia de escala desempenha um papel fulcral neste desenvolvimento dos ETF de mercados emergentes. Os dois pesos-pesados aparentam ser o Vanguard FTSE Emerging Markets ETF (VWO) e o iShares Core MSCI Emerging Markets ETF (IEMG), que, de acordo com os dados, mantêm as suas despesas em níveis bastante baixos, de cerca de 0.25% ou até menos.

Ao fazê-lo, podem evitar de forma mais eficiente utilizar demasiado dinheiro (dos investidores) para taxas de transação. É evidente que quando se poupa dinheiro, as pessoas podem mantê-lo mais, tornando-se mais ricas.

Para o alcançar, querem também manter o desempenho o mais próximo possível do desempenho do índice, que continua a ser a única forma de alcançar melhores resultados do investimento ao longo do tempo. Por outro lado, os fundos, por exemplo, como o SPDR® Portfolio Emerging Markets ETF, esforçam-se ao máximo para o/a brindar com um retorno o mais próximo possível do índice subjacente como os outros. Em termos de investimento, um cêntimo poupado é um cêntimo ganho.

  • Diversificação e exposição
    O desempenho e o rácio de despesa irão ser sempre os fatores dominantes aquando da escolha de um ETF mas, ao mesmo tempo, os investidores devem também verificar se os fundos em causa podem diversificar os seus investimentos.

Crie um estilo de investimento diverso para que possa alocar recursos eficazmente em diversos mercados e setores. De qualquer forma, os mercados emergentes de ETF são as melhores opções para o fazer, dando-lhe fatias selecionadas dos locais mais diversos de todo o mundo. Por isso, o seu investimento não tem de se afundar quando a economia de um país paralisa.

Ir a jogo em tantos países é como ter um bilhete mágico. Cada país é vibrante e cada um deles tem um potencial único para o surpreender e fazer investir. No que diz respeito aos países em desenvolvimento, é provável que encontre áreas em pleno progresso, o que resulta num entusiasmante potencial para obter retorno com o seu dinheiro. O desenvolvimento económico urbano de alta velocidade, de larga escala e altamente tecnológico pode desempenhar um papel vital na melhoria dos meios de subsistência das pessoas. Todos podem beneficiar e ao mesmo tempo promover o crescimento económico na região.

Por outro lado, mantenha-se sempre a par das tendências económicas, para que possa dar a volta às oscilações do mercado sem aquela insuportável dor de cabeça. Resumidamente, diversificar corretamente as suas opções de investimento ao mesmo tempo que mantém debaixo de olho os mercados flutuantes coloca-o em excelente posição para cumprir as suas expetativas de crescimento.

  • Riscos e potencial crescimento
    Um dos principais problemas é a extensão do risco relacionado com a potencial margem de lucro. A recente série de eventos devastadores um pouco por todo o mundo irá redefinir o sítio do sistema financeiro global com uma concentração acentuada nos princípios económicos essenciais das economias de dólares verdes em detrimento das restantes.

Estas ações têm potencial devido às boas avaliações e a alguns fatores que demonstram um dólar americano fraco em conjunto com fluxos monetários positivos. Esta combinação tem funcionado como um exercício de treino para pessoas novas ao investimento em crescimento que tiveram o prazer de conseguir superar uma parte das expetativas de crescimento.

O aumento de percentagem projetado no setor do mercado emergente (4.0%) é um tremendo avanço comparado com a projeção de 1.4% para os países desenvolvidos. Esta projeção cria uma imagem rica em oportunidades, mas também plena de desafios devido a problemáticas como a volatilidade cambial e os cenários em constante evolução como estes que podem ser muito traiçoeiros para o investidor médio, pelo que deve avançar com prudência.

A necessidade de avaliar os mercados emergentes de EFT não advém apenas da sua atratividade, mas também da sua resiliência a longo prazo e da adaptabilidade a um cenário financeiro global em mutação.

Para concluir

As pessoas ponderam sempre as melhores formas de investir e determinados ETFs de mercados emergentes parecem ser as escolhas mais óbvias para 2024, dado oferecerem perspetivas espetaculares. Assim, como exemplificámos tanto com o Vanguard FTSE Emerging Markets ETF como com o iShares Core MSCI Emerging Markets, o caminho está aberto para quem se quiser lançar em vários mercados. 

Estes são, sem dúvida, baluartes do crescimento, que, devido à subvalorização das suas avaliações e às perspetivas de possível enfraquecimento do dólar, podem conduzir a um novo horizonte de mercado. Para aqueles curiosos com o que está no outro lado do oceano ou com o outro lado dos países em desenvolvimento, os ETF podem ser a vossa melhor opção.

Portanto, devem estar atentos a estes novos tipos de instrumentos de investimento que vos proporcionarão essas oportunidades num futuro próximo.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X