novembro 21, 2024
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Marketing Digital

Por que temos que investir em nossos sites próprios?

Por que temos que investir em nossos sites próprios

A primeira página da história, oficialmente, foi criada em 1991, chamada The Project, de Tim Berners-Lee. Desde então, a lógica de consumo do consumidor evoluiu e as marcas assumiram a maioria dos endereços online com sites próprios.

Hoje, é praticamente impossível lançar uma presença online sem já ter iniciado um negócio ou estar prestes a fazê-lo.

Muitos empreendedores podem ter problemas para descobrir por onde começar com o desenvolvimento de seu próprio site, qual é o objetivo principal e quais recursos atenderão melhor às suas necessidades.

Esta é a intenção deste artigo: falar sobre por que é vantajoso para as empresas, como as de locação de caminhão munck com cesto aéreo, ou de outro setor, a investir em sites próprios para fazer mais negócios.

Mas, afinal, o que é um site?

O que é considerado um site no Brasil é chamado de website em inglês. Para compreender o que significa o termo site, as pessoas devem primeiro entender as duas palavras: web e  site.

A palavra web significa rede, que é o nome dado à internet global. Já o significado de site é lugar. Isso esclarece que o site é um espaço virtual na internet.

Para localizar um site, é preciso que as pessoas entendam sobre os domínios, que é essencialmente o endereço online de uma empresa de manutenção de calhas e rufos, por exemplo.

Neste caso, o domínio é tudo aquilo que vem ao final do endereço, geralmente .com ou .com.br; O usuário pode examiná-lo na caixa de pesquisa do navegador, pois todo site tem seu domínio próprio.

Existem diversos tipos de site na web, cada um tem um propósito e a criação de cada tipo de site depende do objetivo das empresas, que podem ser comercialização de produtos como moveis planejados para sala pequena, prestação de serviços, entre outros.

Quais os tipos de site existentes na web?

A acessibilidade do conteúdo online aumentou dramaticamente nos últimos tempos. O que costumávamos ver eram sites estáticos que demoravam muito para atualizar.

Quando eram necessárias alterações, a empresa ou instituição delegava a tarefa a um programador que alterava o código diretamente.

Hoje, existem inúmeros tipos diferentes de sites, e é crucial entendê-los e conhecer suas finalidades. Em resumo, alguns dos tipos são:

  • Site institucional;
  • Site dinâmico;
  • Loja virtual;
  • Blog;
  • Site one-page;
  • Hotsite;
  • Landing Pages.

Cada um tem seus atributos únicos, e é vital que os empreendedores entendam os propósitos a que servem antes de escolher qual tipo de site seria melhor para investir.

Site institucional

É ideal para empresas como as fabricantes de andaime tubular 1×1, que já possuem público ou já conhecem os produtos e serviços da marca.

Funciona de forma semelhante ao cartão online de uma empresa e pode ter um efeito mínimo sobre os visitantes que não estão familiarizados com a empresa.

Normalmente, esta categoria de sites tem seções mais detalhadas sobre a empresa, produtos e serviços. Devido ao conhecimento limitado de Marketing Digital, novas táticas têm sido empregadas para aumentar os sites institucionais.

Site dinâmico

O site dinâmico combina diferentes seções, sejam institucionais ou baseadas em blogs, na mesma plataforma. Isso facilita a alteração do conteúdo e sua expansão ao longo do tempo.

Esse estilo tem um impacto significativo em campanhas de marketing digital mais eficazes, pois não limita suas discussões apenas à promoção de seus produtos.

A ela pode ser adicionado um diário virtual que fornece conselhos e informações pertinentes para conquistar clientes por meio de conteúdos de seu interesse.

O site dinâmico é utilizado por empresas de diversos portes, isso traz efeitos positivos e negativos, dependendo do valor investido e do nível de experiência.

Como resultado, um site dinâmico é benéfico para uma empresa que faz reforma de sacada de vidro fumê, pois aumenta o alcance do negócio na internet.

Loja virtual

A loja virtual caracteriza-se por vender produtos e serviços diretamente ao consumidor online, sendo esta uma opção ideal para lojas de roupas, acessórios e outros formatos de vendas, bem como serviços de entrega.

No entanto, isso só é possível se um site responsivo estiver em constante atualização com os produtos disponíveis para venda, bem como o preço adequado.

É aqui que a experiência do cliente é fundamental, o objetivo é incutir interesse no produto por meio do propósito do produto, como os materiais de decoração para fazer uma fachada em acm preto, por exemplo.

Os sites mais otimizados, que se destinam a compra, costumam ter uma vantagem sobre os demais, pois conseguem ir direto ao ponto.

Blog

O blog é essencialmente um site em que se publica conteúdo regularmente. É utilizado por empresas de todos os portes e setores para atrair o público e fornecer informações durante a experiência de compra.

Essencialmente, antes de acessar o site e solicitar o contato de um representante da empresa, o potencial cliente normalmente explora primeiro conteúdos relacionados aos seus interesses e à empresa.

Como resultado, o blog é um método eficaz de utilizar o marketing de conteúdo para estabelecer um relacionamento com os clientes que buscam informações sobre laudo de vistoria avcb, por exemplo.

Site one-page

Esse tipo de site tem a vantagem de ser altamente responsivo. Isso porque condensa todo o conteúdo em uma única página, dividida em seções abertas na própria página inicial.

Estes são mais indicados para empresas que possuem um público jovem e estão familiarizados com a linguagem utilizada e a velocidade dos veículos digitais.

Muitas universidades, escolas e empresas de marketing utilizam o recurso principalmente devido ao seu perfil aos olhos do público, além disso, fornece um meio para disseminar informações sobre diversos assuntos, como textura para fachada, por exemplo.

Hotsite

Hotsites são instâncias de terrenos em que se se dedica a divulgar uma determinada mensagem. Eles podem ser sobre um novo produto ou itens sazonais que sua empresa lançará.

Por exemplo, as cadeias de fast food costumam utilizar esse recurso para introduzir novos combos. Também é extremamente frequente na indústria automotiva ao lançar um novo veículo.

Tudo dependerá da maneira como o negócio funciona e da importância de seus esforços de marketing para alcançar o público-alvo.

Landing Pages

A página de destino se preocupa principalmente em produzir uma única página de conteúdo que apresenta serviços, produtos, geração de leads e vendas.

Campanhas mais específicas são promovidas nas redes sociais por meio de links patrocinados e outros meios, e os visitantes são redirecionados para essas páginas, o que permite que as empresas vejam com mais detalhes suas conversões.

Depois de entender os diferentes tipos de sites, é importante que os empreendedores tenham uma noção, mesmo que básica, de como fazer a criação de sites para a empresa.

Como criar um site próprio?

Criar um site próprio, além de proporcionar um espaço seguro e uma representação pessoal, permite que as empresas participem do marketing digital por meio de conversões voltadas para resultados e um blog que atraia tráfego orgânico, por exemplo.

Para criar um site, basta seguir alguns passos simples e entender alguns pontos essenciais na hora da criação das páginas para poder usufruir dos benefícios. Estes passos são:

1. Fazer o registro do domínio

O domínio é o nome de um site, o que é a sua característica definidora, por isso deve ser escolhido com cuidado. Normalmente, o domínio é o nome de uma empresa ou projeto, seguido de um termo descritivo.

Os mais populares e recomendados são .com ou .com.br, mas existem inúmeros outros sufixos que podem ser usados, como .net, .edu, .org, .gov, .info, .biz, etc.

2. Escolher um bom serviço de hospedagem

Hospedagem é o serviço que fornece armazenamento ao seu site, isso o torna acessível a qualquer pessoa que queira visitá-lo.

As empresas que oferecem esse serviço têm várias opções, desde planos mais simples (e mais baratos) até opções mais complexas que incluem personalização.

Idealmente, os donos de negócio devem pesquisar os recursos de cada um com base no servidor que está contratando para descobrir qual deles é mais valioso para a empresa.

3. Buscar um bom CMS

Um criador de site respeitável para o início de um projeto terá que fornecer muitos conhecimentos de HTML e também terá que facilitar a criação do modelo, além de otimização adicional opções que beneficiarão o site e aprimorarão a experiência.

Diversos sistemas de gerenciamento de conteúdo e criação de sites pagos e gratuitos estão disponíveis no mercado, cada um com suas características únicas e destinadas a diferentes finalidades.

4. Fazer a escolha de um template responsivo

Para criar um site, a opção mais eficaz é escolher um modelo responsivo, pois isso não é mais uma tendência, mas um componente do marketing digital atual. Os modelos responsivos são projetados para acomodar as diferentes telas usadas para acessar o site.

Por exemplo, se o usuário abrir o mesmo site no smartphone e no computador e o texto se adaptar à tela menor, tem-se, aí, um modelo responsivo.

Os empreendedores podem testar isso alterando o tamanho do próprio navegador: se o texto e as imagens couberem, este será um modelo responsivo.

Considerações finais

Como muitas pessoas compram online hoje em dia, espera-se que as empresas tenham uma presença online.

A presença online não é apenas a maior oportunidade de abrir novas vendas que não seriam possíveis apenas com lojas físicas, mas também o momento em que a reputação da empresa é exposta a mais pessoas.

Além disso, é imperativo que o site se distinga da concorrência e de outros e represente uma marca de uma maneira poderosa que envolva os usuários e proporcione uma experiência positiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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