Varrer o chão, tirar o pó, lavar a louça, dobrar as roupas ou lavar o quintal. Todas essas atividades fazem parte da rotina de limpeza e organização da casa. Além delas, ainda existem aquelas limpezas mais pesadas ou específicas que costumam ser adiadas, como é o caso da limpeza de vidros e janelas.
Apesar da fama, o processo não precisa ser difícil ou cansativo. Investindo em produtos de qualidade, usando os acessórios corretos e fazendo os movimentos recomendados é possível garantir uma limpeza eficaz e sem grandes sufocos. Abaixo, confira algumas dicas para limpar corretamente as janelas da sua casa.
Escolha um bom produto de limpeza
Um bom produto de limpeza é responsável por 50% da eficácia do resultado, por isso é importante investir na hora da compra do item. Atualmente existem diversos limpa vidros disponíveis no mercado, de todos os preços, tamanhos, cores, marcas e aromas. Basta escolher uma opção que se adequa ao que você busca e começar os testes.
As receitas caseiras também podem ser usadas para limpar as janelas, mas nada de usar sabão em pó ou detergente. A dica é misturar água e vinagre branco em um borrifador, mantendo a proporção do dobro de água para a quantidade escolhida de vinagre. Após isso, é só aplicar normalmente na superfície para começar a limpeza.
Tenha panos e acessórios adequados para vidros
A combinação básica para toda a limpeza é simples: um bom pano e um produto adequado. No caso das janelas, o mais indicado é o uso dos tecidos de microfibra, que não soltam fiapos e deixam o vidro com um aspecto mais limpo e menos embaçado. Na hora de tirar o excesso de água ou produto, também é possível recorrer a alguns acessórios como os minirrodos, conhecidos também como rodos de pia.
Para facilitar a limpeza e evitar riscos ou danos ao vidro, a dica extra é retirar o excesso de pó ou impurezas com um pano seco antes de começar a esfregar.
Faça os movimentos corretos
Produto em mãos e panos escolhidos, chega a hora de começar efetivamente a limpeza. Para evitar manchas ou o acúmulo de produtos e sujeira, é importante fazer os movimentos corretos e dividir o processo em etapas.
A dica é começar sempre pelo ponto mais alto da janela, dividindo as superfícies maiores em setores. Após aplicar o produto, basta fazer movimentos em Z ou em um único sentido, evitando que a sujeira seja espalhada. Para finalizar, é possível usar um pano seco ou um rodo mantendo os movimentos e água corrente para fazer o enxágue.
Tire bem o produto da superfície
Uma das maiores dificuldades na limpeza de superfícies de vidro e janelas é a presença das temidas manchas. Elas podem aparecer pelo uso de produtos incorretos, de panos inadequados ou pelo acúmulo de produto após a finalização da limpeza. Por isso, é importante reforçar os cuidados após a esfregação.
A dica é simples, mas eficaz: faça o enxágue do produto com água corrente em abundância para evitar qualquer resquício. Dessa forma, é possível evitar manchas após a secagem e até mesmo danos causados à superfície por abrasão.
Torne a limpeza rotineira
Depois de seguir todos os passos e escolher um limpa vidros, panos ou acessórios adequados e finalizar o processo com o enxágue adequado, você deve ter uma superfície limpa e sem manchas.
Para manter o resultado de forma mais rápida e fácil, a dica é criar uma rotina de limpeza dos vidros e janelas, evitando o acúmulo de sujeiras mais pesadas. Dessa forma, é possível otimizar o processo e ter sempre superfícies limpas sem grandes esforços.
Leave feedback about this