A essa altura, você já deve ter ouvido falar da última atualização do algoritmo do Google, chamada de Hummingbird (beija-flor, em inglês).
Trata-se de uma mudança na forma como o Google busca e ordena os resultados que ele mostra em sua página após uma consulta.
Neste artigo, você entenderá a mudança e compreenderá que não é necessário sentir pânico ou raiva da Google – que são os sentimentos que muitos estão expressando neste momento.
Introdução
Sempre que a Google anuncia alguma mudança em seu mecanismo de busca, o pânico é instaurado.
Foi assim com o Panda e depois com o Penguin.
O que mais se vê são reclamações de pessoas que tiveram grandes perdas de visitas após a mudança, culpando o Google por ser injusto e prejudicando seus sites e blogs.
Em situações assim, prefiro observar a situação por algumas semanas, para só então fazer um artigo com um apanhado das informações disponibilizadas.
Acredito que o momento para falar sobre o Google Hummingbird chegou.
Sou bem prático quanto a essas mudanças.
A primeira constatação é de que é natural – e necessário – que o Google sempre evolua.
A internet mudou muito nesses 15 anos que o Google está no ar. E o sucesso do Google para ser o primeiro serviço de buscas é justamente o seu acerto em acompanhar essas mudanças.
Minha segunda constatação é que a Google é uma empresa e visa o lucro.
Por isso, suas ações sempre seguirão nesse sentido. Parece ruim, mas não é.
Isso significa que o seu objetivo será fornecer ao usuário os melhores resultados para uma busca realizada.
Se os resultados do Google forem o que o usuário deseja, ele não utilizará outro buscador.
E a terceira constatação é de que eu sou insignificante demais para a Google não gostar de mim e ter raiva do meu blog.
O mesmo vale para todo mundo que reclama de que o Google está de “marcação” e tentando prejudicá-lo.
O resumo desta introdução é: aceite que a Google está fazendo mudanças para dar melhores resultados aos seus usuários, e se adapte à mudança. Simples assim.
O que mudou com o Google Hummingbird?
Segundo informações a própria Google (veja algumas no artigo Quinze anos depois e ainda estamos apenas começando), a principal mudança trazida com o Hummingbird foi a forma mais inteligente de interpretar as consultas feitas pelo usuário.
A partir de agora, o Google dá mais valor ao sentido de todas as palavras buscadas, tanto separadas quanto juntas – a chamada “busca semântica” – em vez de procurar apenas por palavras-chave.
Isso vale também para a busca por voz, cada vez mais comum em pesquisas feitas por celular ou tablet.
Foi uma mudança revolucionária em termos técnicos.
Ainda de acordo com a Google, foi a maior mudança feita em seu mecanismo de busca desde 2001.
Nas atualizações anteriores, a modificação sempre era feita em alguns trechos do código responsável por montar os resultados.
Agora, a mudança foi muito mais radical: todo o código anterior foi trocado pelo novo mecanismo. Isso ocorreu por volta do final de agosto/2013 e afetou 90% das buscas feitas.
Isso significa que praticamente todos os resultados mostrados a partir dessa data passaram a ser diferentes do que eram no dia anterior.
Tenha sempre em mente que, mesmo antes, o resultado em cada computador poderia ser diferente, como mostrei no artigo Como ficar em primeiro lugar no Google.
O que isso muda para meu blog?
A melhor forma de você avaliar se foi impactado ou não pelo Google Hummingbird é avaliar pelo Google Analytics as visitas recebidas pelo seu blog vindas do Google desde o mês de agosto/2013 até hoje.
Há 3 possibilidades:
- Se as suas visitas caíram ao longo do tempo, o Google entende que o seu conteúdo não é adequado a essa nova fase, por isso os resultados de seu blog estão sendo exibidos em posições piores do que antes.
- Se as suas visitas subiram, significa que o seu conteúdo está adequado e, por isso, você ganhou posições nos resultados.
- Se elas permaneceram as mesmas, você está no meio termo. É provável que alguns artigos seus tenham subido, outros caído.
O que fazer para me recuperar?
Esta é a pergunta que todos que perderam visitas estão fazendo.
Como sempre, não há uma única resposta mágica ou uma nova metatag que fará com que o Google ache que você é melhor do que os outros.
A linha básica de SEO continua sendo a mesma de antes: você deve produzir conteúdo de qualidade, que chame a atenção dos seus visitantes e faça com que eles se sintam impulsionados a divulgar seu link em seus blogs e redes sociais.
Se há alguém acima de você nos resultados por uma determinada busca, significa que esse site ou blog está fazendo isso melhor do que você.
O site Link-Assistant.com publicou uma ótima matéria sobre o Google Hummingbird, onde dá algumas orientações sobre o que fazer:
- Escreva artigos que respondam perguntas. Ou seja: esqueça aqueles títulos antiquados, apenas com a palavra-chave que você quer ganhar destaque e que é repetida diversas vezes ao longo do texto.
- Ao longo do texto, use sinônimos e termos relacionados com o assunto que você está tratando. Na verdade, trata-se de escrever um texto com qualidade, focando no leitor e não no Google.
- Continue criando e buscando links de qualidade. Os backlinks continuam tão importantes quanto antes. Por isso, é importante citar em seu texto outros artigos que o complementem, e escrever artigos que motivem seus leitores a divulgá-los.
- Exiba sua foto e nome com seus artigos. O Google continua dando muito valor aos autores dos artigos. Por isso, se sua foto ainda não é mostrada com seus resultados, faça o quanto antes o procedimento mostrado em Foto e nome do autor nos resultados do Google.
O Google é seu concorrente
Até agora, sempre falei do Google como seu parceiro, que quer encontrar o seu conteúdo de qualidade e exibir para seus usuários, para que eles visitem o seu blog e leiam o que você escreveu. Mas, um grande “porém” nisso.
Os resultados do Google já mostram hoje, em determinadas situações, resultados tão completos que o usuário não precisará criar em link nenhum para saber a resposta.
Veja abaixo, por exemplo, o resultado para a busca “Qual é a população do Brasil?”.
Concorda que o usuário somente clicará em algum link caso precise de informações detalhadas ou veja um link irresistível de clicar?
Por isso, é possível que você esteja perdendo visitas para o próprio Google.
A conclusão é: não dependa apenas do Google para trazer visitantes ao seu blog.
Faça sua divulgação em redes sociais, escreva artigos em outros blogs, participe de fóruns e comunidades.
São todas formas para tornar-se conhecido sem depender do Google e diminuir o impacto da perda.
Conclusão
Espero ter conseguido trazer alguns esclarecimentos sobre o assunto.
Não adianta chorar: tudo o que mostrei acima é a realidade, e precisamos nos adaptar a ela.
Tenha sempre como foco escrever os melhores artigos sobre os temas mais interessantes para seu leitor. Isso é infalível e sobreviverá a qualquer atualização do Google.
Há também algumas leituras complementares que recomendo para quem quiser se aprofundar sobre o tema:
- O que é o Hummingbird Update do Google e Como Revoluciona o SEO, na SEO Master.
- FAQ: All About The New Google “Hummingbird” Algorithm, na Search Engine Land.
E você, como vê a nova atualização do Google?
Você foi impactado pelas mudanças?
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