novembro 21, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
eventos

SMSP 2013 em Campinas: a cobertura do Gerenciando Blog

SMSPNo último sábado, 21/09/13, foi realizado em Campinas o evento Diálogos por SMSP 2013.

Foi um encontro entre profissionais, estudantes e interessados em mídias sociais, com apresentação de ótimos conteúdos e discussões.

Para quem trabalha com blogs – que é o meu caso – foi a oportunidade de aprender novidades e manter contato com pessoas do meio.

Fantástico!

 Veja neste artigo um pouco mais sobre o que aconteceu no evento.

O SMSP

O SMSP – Social Media SP – é um evento criado em 2012, com o objetivo de levar a discussão sobre mídias sociais para o interior de São Paulo.

Ano passado, participei da SMSP Campinas 2012, e gostei tanto que não poderia deixar de participar do evento deste ano.

À frente do evento está a figura do simpático Armindo Ferreira, que sempre consegue reunir um time de feras para tratar de temas interessantes.

Veja abaixo quem estava lá nesta edição do evento e um breve resumo do que foi apresentado.

1. Vídeo Web Marketing – Kadu Potinatti

SMSP - Kadu PotinattiKadu é especialista em vídeos para internet.

De forma bastante divertida e descontraída, ele contou sua história, mostrando como um de seus vídeos foi parar no Top 5 do programa CQC e como isso mudou sua história.

Uma vantagem dos vídeos é que eles ficam em evidência em buscas do Google.

Faça a busca por corrente da felicidade, por exemplo, para entender.

Ele abordou muito bem o uso de vídeos online, mostrando alguns vídeos bastante curiosos e até emocionantes.

Um vídeo muito bacana é o Ação “Mulher Bonita Não Paga” Spoleto, que mostra muito bem em vídeo uma ação feita pela marca.

Outra é a Corrente da Felicidade, da Kibon.


São bons exemplos de como se “contar uma história” através de um vídeo.

Outras dicas muito importantes: seja criativo (afinal, milhares de novos vídeos são criados todos os dias) e cative a audiência nos 5 primeiros segundos do vídeo.

Sem isso, raramente alguém se manterá interessado em seu vídeo para assisti-lo até o final.

2. Monitoramento e Métricas em Social Media – Marcia Ceschini

SMSP - Marcia CeschiniConheci Marcia no SMSP do ano anterior.

Ela conhece muito bem o tema que trata e é bastante acessível.

Em sua extensa palestra, ela se aprofundou bastante em questões referentes ao monitoramento de mídias sociais.

Gostei muito de sua abordagem quanto às “crises” que podem acometer empresas nas mídias sociais.


Não responder aos consumidores, demorar a responder ou responder de forma inapropriada pode ser ações que parecem pequenas, mas que podem levar a uma crise.

Percebeu como isso se aplica também aos blogs?

Ela também citou algumas métricas importantes para avaliar a repercussão em mídias sociais.

O número de visualizações de um post, número de visitantes, posicionamento em ferramentas de buscas e números de links são bons indicadores.

Também foram citadas ferramentas grátis e pagar para acompanhar as menções de uma marca, empresa ou mesmo seu blog em redes sociais.

As opções grátis estão abaixo:

3. Geomarketing e Foursquare – Fernanda Silvestre

SMSP - Fernanda SilvestreFernanda surpreendeu-me positivamente com sua apresentação, focada em Foursquare.

Até então, meu conhecimento do aplicativo limitava-se ao básico.
Ela demonstrou como marcas e empresas podem se diferenciar ao oferecer soluções criativas dentro da plataforma.

Fiquei impressionado com as possibilidades!

Não consegui ver um uso para o blog em si, mas para quem tem também uma empresa com endereço físico aberta para o público, vale a pena conhecer mais sobre o Foursquare.

Gastando muito pouco, é possível oferecer vantagens para quem fizer o check-in no local e fidelizar clientes.

Uma frase da Fernanda resume bem a utilidade da plataforma: “Não usar não é uma opção”.

4. SEO para Blogs – Rafael Hernandez

SMSP - Rafael HernandezEm termos práticos, a palestra do Rafael é a que mostrou aplicação mais direta a blogs.

Ele conseguiu desmistificar muito bem o mistério que muitos ainda acreditam haver em termos de SEO.

Foram mostrados os itens mais importantes, tanto em relação às técnicas on-page quanto as off-page.

Gostei da abordagem para explicar as diferenças: “as técnicas on-page são as utilizadas para organizar sua casa, e as off-page para convidar as pessoas para irem até lá”.

Nas técnicas on-page, foi citada a importância do title, URL, heading tags e uso de negrito.

Se tudo isso é novidade para você, sugiro ler o artigo 12 dicas para escrever o post perfeito para SEO.

Em termos de técnica off-page, gostei de uma dica que foi novidade para mim: contatar proprietários de sites que já contenham link para sua página e solicitar a melhoria do texto âncora quando ele não é adequado.

Simples, mas eficiente!

5. Painel: Mercado e Agências – Luciana Stabille

SMSP - Luciana StabillePara terminar o dia, Luciana (visitem seu ótimo blog Bendito Papel, orgulhosamente mantido no Blogger!) mediou um painel de discussão entre Anaisa Catucci, editora do G1, e Pauline Baron, formada em Relações Públicas e pós-graduada em Marketing.

Foi uma discussão interessante, com participação de plateia, que abordou bem a diferença entre os profissionais de mídias sociais do interior e os da capital.

Também gostei de perceber as diferenças de visões entre profissionais de áreas diferentes (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas).

Conclusão

Eventos como o SMSP são sempre ótimos, não apenas pelo conteúdo – e sempre há novidades para quem participa – como também por encontrar pessoas diferentes e poder trocar experiências.

Se você perdeu o evento e já está se lamentando por isso, há uma boa notícia.


Já está sendo organizada a SMSP Arena, que será realizada no dia 07/12/13 em São José dos Campos.

Será um formato diferente, com palestras rápidas e, por isso mesmo, muitos temas diferentes.

Visite a página e saiba como participar.

Se você participou do SMSP Campinas, deixe suas impressões sobre o evento em um comentário!

E, mesmo que não tenha participado, seu comentário também é bem vindo.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X