novembro 22, 2024
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Email Marketing

5 Razões para usar Email Marketing em blogs e outros projetos online

Email-Marketing-blog
Trabalhar com Email Marketing em Blogs não é mais novidade para ninguém, pois muitos dos blogueiros que estão se atentando a esta tendência conseguem melhorar seus resultados assustadoramente em tráfego e receita.

Mas embora o número de blogueiros que já se atentaram a esta tendência seja grande, o fato é que a grande maioria ainda não começou a explorar este poderoso recurso de Marketing.

No artigo de hoje vou falar sobre as 5 Razões para usar Email Marketing em blogs ou outro tipo de projeto online que irá fazer com que você reflita bastante a respeito esta possibilidade.

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Mais o que é Email Marketing de fato?

Antes de mais nada é importante esclarecer o verdadeiro conceito de Email Marketing, pois infelizmente hoje em dia os maus profissionais denigrem a imagem de um recurso tão poderoso.

Email Marketing é o principal canal de relacionamento por email para qualquer tipo de empresa, site, blog ou negócio se relacionar com seu público, desde que este contato seja previamente autorizado.

Isto significa que esses verdadeiros “lixos” que recebemos diariamente cheios de propaganda e sem nossa autorização jamais podem ser classificados como Email Marketing de fato, e sim como péssimos profissionais tentando encontrar uma forma de ganhar dinheiro na internet.

Além disso, na pratica de Email Marketing da forma correta, quem envia deve oferecer sempre a possibilidade de um assinante desistir de fazer parte da lista, com um link em cada email possibilitando que o mesmo se descadastre.

Mais porque devo usar Email Marketing em meu blog?

Depois de uma breve introdução sobre o é o Email Marketing de fato, agora é hora de falar um pouco das vantagens que esta estratégia pode oferecer ao seu projeto.

1 – Tráfego: Não tenho dúvida Email Marketing, se aplicado com as principais estratégias, pode duplicar o tráfego de seu blog no prazo de 1 ano, com resultados parciais ao longo deste período.

Vou fazer uma simulação para demonstrar exatamente o que estou falando:

Vamos imaginar um blog que tenha tráfego de 100.000 visitas por mês (vale para qualquer tráfego).

Com algumas estratégias avançadas para obtenção de inscrições  em sua lista de Email Marketing (gerenciadores de pop-up, isca digital, páginas de captura e etc), conseguimos captar aproximadamente 6% de contatos sobre todas as visitas.

Ou seja, em um blog com 100.000 visitas conseguiremos aproximadamente 6.000 inscritos por mês.

Ao longo de 1 ano, você teria 72.000 inscritos em sua lista, mais descontando as desistências, vamos trabalhar com uma lista de 60.000 contatos conseguidos em 1 ano.

Imaginando agora que você envie 3 emails por semana com conteúdo e links para suas páginas do blog, em um mês você envia 12 emails para cada pessoa. Ou seja, ao todo você enviará em um mês 12 x 60.000 = 720.000 emails.

Abaixo uma imagem (de nossos envios) para se ter uma idéia do percentual de abertura e de cliques:

aweber-gerenciandoblog

Como você pode notar, conseguimos uma taxa de abertura em torno de 26% a 27%. Não considero a taxa de cliques de nossas campanhas, pois em nosso caso, enviamos todo o conteúdo dentro do email e não somente uma introdução com link de acesso ao blog.

Embora conseguimos algo em torno de 26% de taxa de abertura, o que é excepcional, vamos supor que você aplicando algumas técnicas você consiga uma taxa de cliques (visitas) de 20%.

Ou seja, se você envia 720 mil emails por mês e recebe 20% de cliques (visitas), logo você tem 144.000 visitas adicionais ao seu blog.

Isto é mais do que o dobro de tráfego que o blog já tinha.

2 – Receita $$: Assim como é um excelente canal para se relacionar e obter tráfego para seu blog, você tem um poderoso mecanismo em mãos para gerar receita.

É claro que isso será esporádico, mais você pode trabalhar algumas publicidades dentro de seus emails e fazer com que seus rendimentos subam bastante.

Afinal de contas, considerando um blog de 100 mil visitas, em um ano é possível ter uma lista de 60.000 contatos.

Sem dúvidas isso pode te render bastante dinheiro com algumas publicidades.

3 – Melhoria de Resultados em Redes Sociais: Uma outra interessante forma de ter bons resultados com a pratica de Email Marketing, é a possibilidade de Melhorar os resultados de suas Redes Sociais, como o número de fãs no Facebook, seguidores no Twitter e Circulos no Google Plus.

Com a possibilidade de se relacionar com seu público, você pode elaborar campanhas que incentivem seus assinantes a lhe seguirem também nas redes sociais.

Por exemplo, você pode oferecer um brinde que será sorteado a todos os assinantes que curtirem sua página de fãs através do link que você enviar no Email.

Até mesmo o sorteio é possível fazer de maneira automatizada com aplicativos no Facebook.

4 – Praticidade e Automatização: Para quem não esta habituado com a prática de Email Marketing, pode ter assustado com os números da simulação que fiz no inicio do artigo.

São números bastante elevados, mais o que posso te dizer é que com as ferramentas de Email Marketing que existem no mercado hoje (vou criar tutoriais sobre 2 delas nos próximos artigos), seu trabalho vai ser mínimo e totalmente automatizado.

Eu digo isso porque todas as mensagens para se relacionar com as pessoas que estão se inscrevendo já são pré-programadas e a própria ferramenta envia quando alguém se inscrever.

Além disso, para os envios de materiais nos emails semanais, você terá que elaborar apenas uma única fez, e a própria ferramenta se encarrega de enviar o email para toda a sua lista.

Além disso, você tem a possibilidade de automatizar ainda mais através do seu feed e programar para sempre que postar algo no blog a ferramenta já enviar automaticamente um email para sua lista.

Não é fantástico?

5 – Funil de Vendas: O Email Marketing é fundamental para a criação da principal estratégia de Marketing Digital para venda de produtos e serviços nos tempos atuais, que é o Funil de Vendas.

Esta estratégia consiste em estabelecer um relacionamento de confiança com seus leitores / clientes, com objetivo de criar uma reciprocidade que tenha como resultado uma venda.

É claro que isso é uma estratégia extremamente avançada e que irei abordar com mais detalhes em um futuro breve.

E você, já esta preparado para trabalhar com Email Marketing?

Aproveite e siga essas dicas de marketing e impacte mais clientes todos os dias!

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