Você se assustou com o título desta postagem? Pois foi um comentário que recebi estes dias.
Veja o que causou essa sensação e entenda os motivos por trás disso.
Eu pensei muito antes de publicar este artigo.
Afinal, ele não é um tutorial ou notícia, como vocês estão acostumados a encontrar aqui.
Ele é mais uma “prestação de contas”, em respeito a todos vocês que acompanham o meu trabalho.
Quem tem um blog, sabe o trabalho que dá para mantê-lo. E sabe também o que tempo que ele consome. Escrever um artigo original não é fácil: considerando todo o processo de pesquisa, testes, elaboração do texto, criação das imagens, são gastas facilmente algumas horas de trabalho.
Após a publicação, o trabalho continua: é necessário responder os comentários recebidos e alguns deles exigem novas pesquisas e testes para encontrar a resposta.
Lá se vão mais algumas horas.
E eu não reclamo disso. Pelo contrário: é algo que tenho feito com imenso prazer nos últimos 5 anos.
Mas, um fato é claro: à medida em que o tempo passa, mais artigos são publicados e mais comentários são recebidos. Isso faz também com que o tempo necessário para respondê-los seja gradativamente maior.
Eu tenho um “pequeno” agravante: o Gerenciando Blog não é minha única atividade profissional.
Tenho também um trabalho formal – com o qual também tenho imensa satisfação – que ocupa 10 horas do meu dia.
O tempo restante é o que eu uso para manter o Gerenciando. Ah, nesse tempo eu preciso também dormir, me alimentar, cuidar da família, ir à academia, me divertir etc. 🙂
Estou listando tudo isso não para que vocês tenham dó de mim. Eu gosto dessa rotina agitada que tenho.
Eu faço isso para explicar os pontos seguintes que estão neste artigo. São situações que alguns leitores levantaram nas últimas semanas e que merecem uma explicação.
1. Você demorou para responder meu comentário
Sempre tive como compromisso responder cada um dos comentários que recebo em meus artigos.
Isso significa que respondo todos eles, mesmo que demore um pouco.
Faço todo o possível para responder os comentários recebidos no prazo máximo de 1 semana.
E sempre me esforço para responder antes disso. Infelizmente, há épocas um pouco mais complicadas que fazem com que esse prazo possa se alongar um pouco.
2. Você não publicou meu comentário
Há poucos motivos que me fazem deixar de publicar um comentário.
Eles estão explicados no texto que fica abaixo da caixa de comentários. Também estão na Política de Comentários.
Os motivos mais comuns para eu não publicar um comentário:
- Ele não tem relação com o tema tratado na postagem onde ele foi deixado – Como os comentários são fonte de consulta para outros visitantes, isso tornaria a postagem desorganizada.
- Ele é claramente uma propaganda para outros sites e blogs – Não vejo problemas em publicar comentários que sejam assinados com a OpenID ou URL de outro blog, desde que ele agregue valor à postagem. Aqueles que contêm links no corpo e são deixados com o único propósito de divulgação, não são mesmo publicados.
- O comentário é um simples convite para conhecer seu blog – É outro tipo de comentário que não gosto de publicar, também por não agregar nada aos demais leitores. E isso não significa que eu não visite blogs de comentaristas: um comentário bem escrito é a melhor propaganda que você pode fazer. Isso chama a atenção de quem lê e faz com que eu e os demais leitores o visitemos mesmo sem pedir.
3. Você não respondeu a dúvida que enviei por e-mail
Durante muito tempo, eu respondi dúvidas por e-mail.
Mas, hoje não sobra mais tempo para isso.
Eu prefiro utilizar meu tempo deixando uma resposta para um comentário – que poderá ser lida por todos os visitantes – do que por e-mail, que será lida apenas por quem o recebeu.
Eu deixo isso claro nas instruções do formulário de contato, para que a pessoa não fique com a falsa expectativa de que será atendida.
4. Você não dá atenção às suas redes sociais
Eu sempre monitoro minhas redes sociais para analisar os comentários e mensagens recebidas.
Mas, eu sigo a mesma regra que citei nos itens anteriores: se eles não tem relação com a postagem, eu não os responderei.
Se for uma mensagem particular para mim com uma dúvida, também é bastante provável que não será respondida, pela falta de tempo.
Em outros casos, sempre respondo com todo o prazer!
5. Você cobra para ajudar as pessoas
Todo o conteúdo visto aqui no Gerenciando Blog é grátis.
Todas as dúvidas deixadas nas postagens (e que tenham relação com o tema tratado) são respondidas gratuitamente.
Eu nunca gerei nenhum conteúdo pago – sejam artigos exclusivos, e-book ou outros. Até já cogitei fazer isso, mas preferi deixar o acesso grátis.
Por outro lado, se alguém quer que eu acesse o seu blog e resolva alguma problema ou faça alguma alteração, sinto-me no direito de cobrar por esse trabalho.
Samanta e eu nos especializamos no que fazemos justamente para que possamos oferecer um serviço profissional, de qualidade e pelo qual valha a pena pagar.
6. Se você não tem tempo para responder a todo mundo, não deveria se expor na internet
De todos os pontos levantados, esse foi o mais “doloroso” para mim.
Pensei se quem o escreveu tinha razão.
E eu acredito que não tenha. Eu tenho certeza de que o meu trabalho já ajudou muita gente.
Vejo isso nos comentários que recebo. E não seria correto eu deixar de fazer isso apenas porque não tenho condições de responder alguns e-mails.
Conclusão
É isso! Espero que vocês possam compreender as situações que coloquei, e perceber que continuo dando o máximo valor a quem me visita e interage nos artigos que escrevo.
Vocês são muito importantes, e são a razão do Gerenciando Blog existir.
Se eu não faço mais do que faço hoje, é simplesmente porque não tenho disponibilidade de tempo para fazer mais.
Quem sabe um dia as coisas sejam diferentes!
Quer comentar o assunto?
Criticar ainda mais?
Deixar alguma sugestão?
Os comentários estão livres para isso!
Só não peça para visitar seu blog nele, combinado?
Ah, não seja ofensivo! 🙂
Abraço a todos!
Imagem de Abandono via Shutterstock
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