Eu devo a ideia deste post ao blogueiro Marcus Aragão. Quando eu escrevi sobre o FEEDJIT, ele comentou sobre o Woopra, outra ferramenta que também permite o acompanhamento online dos visitantes do seu blog ou site. Resolvi testar a ferramenta e confesso que fiquei impressionado com os recursos e a qualidade gráfica do software. Ela mostra dados similares ao do Google Analytics, mas com a vantagem de exibi-las em tempo real. Ou seja: você consegue ver um visitante chegando ao seu site no exato momento em que ele entra em sua página. O Woopra possui inclusive um recurso que pode até assustar seus visitantes: você consegue conversar com eles através do seu site!
Iniciando
Para começar a utilizar o Woopra, é necessário realizar seu cadastro no site http://www.woopra.com. Após realizar seu cadastro, você deve cadastrar também seus sites. Aqui, é preciso ter paciência: meus blogs foram aprovados em 10 dias, mas isso pode demorar mais tempo. Então, se você tem a intenção de utilizar o Woopra, cadastre os seus blogs o quanto antes. Depois de cadastrá-los, você verá o código HTML que deve ser colocado em seu site para que ele comece a enviar os dados para o Woopra. Você até já pode colocar o código imediatamente no template de seu blog, mas lembre-se de que ele só começará a funcionar quando seu site for aprovado. O Woopra tem duas interfaces para utilização: uma versão web, que será aberta diretamente eu seu browser, e outra desktop, que deve ser baixada e instalada em seu computador. É altamente recomendável que você opte pela segunda opção, pois é ela quem apresenta os melhores recursos. O download é feito no próprio site http://www.woopra.com, e existem já versões para Windows, Linux e MacOs.
Utilizando a ferramenta
Após ter instalado o Woopra e seus sites terem sido aprovados, basta acessar a ferramenta e entrar com seu usuário e senha. Na primeira tela, você verá seus sites aprovados na barra à esquerda e novidades sobre o Woopra na área central da tela. Para ir ao “console” do seu site, clique sobre ele. Você verá então uma tela similar à seguinte: O visual é impressionante, concorda? Veja que coloquei um número sobre cada área dessa tela, para facilitar o acompanhamento das descrições de cada uma delas. 1. Seleção dos sites – Permite que você selecione o site cujas informações você deseja visualizar. 2. Número de visitantes – Resumo que mostra o número total de visitantes, as visitas e visualizações do dia. 3. Gráfico de visitas do dia – Mostra, hora a hora, o número de visitantes e visualizações do site no dia. 4. Seleção de funcionalidades – Permite selecionar as outras páginas de funcionalidades do Woopra. 5. Resumo do número de visitantes – Mostra, dia a dia ou hora a hora, o número de visitantes e visualizações do site. 6. Número de visitas de cada página – Mostra o número de visitas que cada página do seu site teve. 7. Sites de referência – Mostra a partir de que página os visitantes chegaram ao seu site. 8. Buscas – Mostra as buscas e palavras-chave que os visitantes utilizaram nas ferramentas de busca para chegar até seu site. 9. Visitantes – Mostra, no mapa ou numa lista de países, de onde vieram os seus visitantes. 10. Informações rápidas – Como num painel de notícias, os dados sobre seu site ficam “rolando” nesta área. Além do console mostrado acima (o “Dashboard”), o Woopra também oferece outras páginas com funcionalidades interessantes, que podem ser acessadas pelos botões da área 4 mostrada acima:
A ideia deste primeiro artigo é dar apenas um “overview” sobre o Woopra, mostrando suas principais funcionalidades para que você avalie se vale a pena ou não fazer uso dele. Nos próximos artigos, detalharei o que é possível fazer com ele. Em minha opinião, é uma ferramenta poderosíssima e muito útil no trabalho de gerenciamento de seu blog ou site. Assim como no Google Analytics, as informações mostradas podem direcionar o seu trabalho, de forma a focar o que lhe trará mais resultado.
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