Você sabe como verificar links com Ahrefs? Ou você nem mesmo conhece essa ferramenta?
Se você tem um site na Internet, deve seguir algumas estratégias de SEO para empresas de modo a conseguir mais tráfego orgânico.
Dentre essas estratégias, provavelmente há a busca por links de outros sites, de modo a construir uma autoridade perante o Google.
No entanto, é importante saber como verificar links com Ahrefs de modo a evitar que linkagens de baixa qualidade prejudiquem o seu trabalho.
Quer saber do que estamos falando e como realizar esse procedimento? Então siga a leitura abaixo!
O que são links de baixa qualidade?
Em primeiro lugar, precisamos começar a nossa discussão entendendo o que são links de baixa qualidade e como eles afetam negativamente a sua estratégia de SEO.
Para isso, precisamos entender a função que os links executam na criação de autoridade sobre um determinado assunto.
Imagine que a sua empresa trabalha no ramo de educação e escreveu um artigo sobre os benefícios da ciência. Assim como seu negócio fez isso, muitos outros escreveram conteúdos iguais. Como o Google sabe quem recomendar?
O buscador tenta definir quem tem mais autoridade para falar sobre o assunto e, portanto, têm mais chances de estar certo. E a autoridade é medida pelo número de links que aquele texto recebeu.
No entanto, não basta apenas receber muitos links. É importantes que eles sejam de qualidade.
Voltemos ao exemplo do artigo sobre ciência. Se alguém como o Neil deGrasse Tyson fizer um link para o seu texto, é sinal de que ele realmente é muito bom. Afinal, deGrasse Tyson é uma das maiores autoridades do assunto e balizou o conteúdo.
No entanto, se uma pessoa que é notória por estar errada sobre ciência linka para o seu artigo, o Google entende como um sinal de que o seu conteúdo não é tão bom assim. Afinal, alguém que não entende do assunto disse que é bom.
A lógica é mais ou menos essa. Inclusive, o Google marca alguns sites como tendo práticas negativas (como vender links), o que faz com que links recebidos por eles, mesmo que de forma orgânica, sejam detratores da sua autoridade.
Assim, é necessário encontrar esses links negativos e eliminá-los ou de autorizá-los para que o Google entenda que você não pediu por aquilo e, portanto, não deve ser penalizado por ele.
É aí que entra em cena o Ahrefs…
O que é o Ahrefs?
O Ahrefs é uma ferramenta utilizada pelos principais profissionais de SEO e Marketing Digital do mundo.
Criada em 2011 para fazer uma análise de domínios, o Ahrefs é mais usado pela sua capacidade poderosa em estratégias de backlinks, que são os links que um site recebe tanto internamente, quanto de outras páginas.
Por ser capaz de analisar todos os links que uma página recebe, o Ahrefs é essencial na estratégia de criação de autoridade de uma página. Afinal, com ele, é possível identificar todos os links positivos e negativos que você recebeu e agir para resolver a situação quando necessário.
Como verificar links com Ahrefs?
Agora que você já entendeu o que é a ferramenta, é hora de aprender como verificar links com Ahrefs.
O primeiro passo para isso é adicionar o domínio que você quer analisar no dashboard da ferramenta. Após a análise, o Ahrefs apresentará algumas métricas importantes para o seu trabalho, como o Ahrefs Rank (com base na quantidade de links e na qualidade deles).
Nesse dashboard, a ferramenta apresentará todos os links externos recebidos pelo seu negócio, além da qualidade deles.
No dashboard próprio da sessão de backlinks, o instrumento apresentará informações como a qualidade do domínio de quem linkou e outros dados.
Com base nisso, você poderá fazer uma limpa nos links que não são positivos para o seu site ao rejeitá-los.
Para rejeitar os links, basta criar uma lista de domínios ou subdomínios que você rejeita e enviar por uma ferramenta criada especificamente pelo Google.
Por exemplo, suponha que você recebeu 3 links do site www.spamspamspam.com.br, que é uma página com baixa autoridade e cujos links podem prejudicar o seu domínio.
Você pode criar um documento em texto no Bloco de Notas simplesmente inserindo a URL de onde está o link ou rejeitando o domínio inteiro. Ficaria assim:
Para rejeitar as páginas com links, basta adicionar:
- http://www.spamspamspam.com.br/url1.html;
- http://www.spamspamspam.com.br/paginacomlinkruim.html;
- http://www.spamspamspam.com.br/url2.html.
Ou para rejeitar o domínio por inteiro:
- domain:spamspamspam.com.br.
Com o documento .txt produzido, basta inseri-lo na ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para rejeitar os links no seu site e não sofrer com as penalidades.
E aí, aprendeu como verificar links com Ahrefs? Agora você já pode aplicar esse conhecimento para melhorar o seu SEO!
Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
Leave feedback about this