Há tempos o stories se tornou uma excelente ferramenta de marketing pelo Instagram, uma das redes sociais que facilitam a vida do empreendedor e aumentam a presença da marca na internet.
Hoje em dia, não é necessário gastar rios de dinheiro para conseguir impactar uma quantidade maior de consumidores e transformá-los em clientes. As redes sociais são responsáveis por essa facilidade, além de serem canais essenciais para qualquer empresa.
Criar um perfil no Instagram é uma maneira de aumentar o engajamento do público, por meio de vários recursos inteligentes, como os stories. Com um pouco de criatividade, é possível bombar o perfil e atrair a clientela.
Ele faz parte das estratégias de marketing digital modernas, atraindo os consumidores por um custo muito menor, sendo tão ou mais interessante que o feed de notícias.
Isso acontece porque ao publicar imagens no feed, elas ficam disponíveis por tempo indeterminado. Nos stories, por sua vez, as publicações desaparecem após 24 horas, o que chama a atenção dos usuários.
É possível fazer stories que vendem, por isso, vamos dar algumas dicas de como criar publicações criativas, como aumentar o engajamento e falar sobre alguns aplicativos que ajudam na criação.
Passo a passo para stories criativos
Antes de mais nada, os stories são publicações que desaparecem após 24 horas, mas que podem ser fixadas na aba “destaques” do perfil. É uma forma de publicar rapidamente para os seguidores, sem sobrecarregá-los com o conteúdo.
Essa ferramenta já se tornou indispensável para as empresas, mas pelo fato de ser usada por todo tipo de negócio, é necessário ser criativo. Algumas dicas são:
1 – Mostrar os bastidores da empresa
Um fabricante de cordão crachá medicina pode mostrar um pouco de seus bastidores, mostrando para os seguidores um pouco de sua rotina e de seu dia a dia.
Esse tipo de publicação conversa com o público, transmite uma imagem transparente, além de ser uma maneira de humanizar a marca.
2 – Divulgar produtos e serviços
Os stories podem ser usados como uma espécie de vitrine dos produtos e serviços oferecidos. Para não repetir o que já foi publicado, procure fazer postagens com focos diferentes.
Uma forma de fazer isso é anunciar a chegada de lançamentos, falar sobre promoções, fazer um unboxing, dentre outros assuntos que vão manter os seguidores atentos.
3 – Incluir sons
Os usuários assistem aos stories com o som ligado, e a marca pode aproveitar essa possibilidade para colocar músicas nas publicações e torná-las mais criativas, animadas e interessantes.
A própria plataforma seleciona algumas músicas, mas você também pode usar outros aplicativos, como o Spotify.
4 – Montar sequências
Os vídeos publicados nos stories têm duração muito curta, mas é possível aproveitar essa característica para contar uma história em sequência. Aliás, é uma forma de fazer com que o seguidor veja todas as publicações.
Um estúdio de fotografia, por exemplo, pode publicar um ensaio newborn masculino contando uma história fofa e divertida em sequência.
É importante lembrar que o primeiro story deve ser o mais interessante e criativo de todos, pois isso vai fazer com que o seguidor tenha vontade de continuar acompanhando.
5 – Buscar referências
Para montar uma boa estratégia, é necessário ter um tipo de referência, ou seja, ver o que outras empresas do mesmo segmento costumam publicar.
É claro que isso não significa copiar a publicação alheia, mas elas podem ser usadas para aumentar sua criatividade e trazer novas ideias.
6 – Direcionar para o site
O usuário pode ser levado para outra página no Instagram ou até mesmo o blog ou site institucional. Basta inserir um link externo na publicação e direcionar os seguidores.
Este é um meio de aumentar o tráfego organicamente e potencializar as vendas, já que as pessoas podem ser encaminhadas para a loja virtual de um negócio.
Dicas para melhorar os stories
Um salão de cabeleireiro que oferece mega hair loiro ondulado também pode melhorar seus stories, por meio de estratégias simples e inteligentes
Como falamos anteriormente, a duração de um vídeo nos stories é muito curta, mas se o seu negócio produziu um material em vídeo interessante, não tem problema: é possível publicá-lo da mesma forma.
O próprio Instagram se encarrega de cortar o vídeo e distribuí-lo em várias pequenas postagens, ou seja, não é necessário nem se preocupar com essa parte da edição.
Além disso, o fluxo de pessoas que visualizam e saem dos stories é muito alto, e uma forma de prender a atenção dos seguidores é investir em interação. Algumas estratégias para fazer isso são:
- Fazer perguntas;
- Enquetes;
- Testes;
- Promoções.
As perguntas geram envolvimento por parte do público, mas tente não ser muito genérico. Em outras palavras, uma clínica de estética pode sugerir aos seguidores que façam perguntas sobre procedimentos, como camuflagem de estrias sem tinta.
A enquete, por sua vez, funciona como uma ferramenta de voto popular, mas deve ser descontraída e usada de maneira estratégica.
Ou seja, um pet shop pode perguntar se os usuários preferem passear com os cães com ou sem coleira.
Além disso, os testes são ferramentas divertidas e desafiam os seguidores. A empresa pode usar até 4 opções de resposta para que o seguidor selecione aquela que considera correta.
Por fim, a marca também pode fazer promoções, como os concursos onde o primeiro seguidor que acertar uma resposta ou o compartilhamento dos stories leva a um desconto, um brinde, e assim por diante.
Aumentando o engajamento no Instagram
Além de saber usar os stories, as empresas precisam investir em estratégias para aumentar o engajamento do público, tais como:
Adicionar legenda
Ao assistir um vídeo sobre dicas de lavagem de tapetes grandes, a pessoa pode estar com o áudio desligado e a legenda vai ajudá-la a entender o que está sendo dito no conteúdo.
Muitas pesquisas já comprovaram que a maioria dos usuários ao redor do mundo assistem aos stories, portanto, se quiser realmente transmitir sua mensagem, adicione legendas.
Usar a geolocalização
As empresas devem usar a localização para mostrar que estão perto das pessoas que pretendem alcançar.
Mas isso não quer dizer poluir os stories com várias marcas ações, hashtags e localizações, pois existem maneiras de esconder essas informações, por meio de um adesivo ou gif.
Quando o story é marcado com a localização de um fabricante de capa para violão folk acolchoada, o usuário pode se sentir interessado e interagir com a marca.
Usar hashtags
O Instagram fornece apenas uma hashtag em destaque para a empresa usar, e ela é a única que funciona.
Nesse contexto, coloque nos stories para atrair as pessoas e utilize palavras amplas correspondentes ao nicho de mercado.
Ferramentas para criar seus stories
Para potencializar ainda mais os efeitos de seus stories, uma clínica oftalmológica popular pode valer-se de algumas ferramentas.
Uma delas é o Canva, que possui templates para todo tipo de anúncio ou imagem, o que ajuda a fazer criações profissionais, mesmo entre os empreendedores que não possuem muita experiência com design.
Outra opção é o Unfold, um aplicativo para quem gosta de processos de colagem nas imagens. Com ele, é possível criar modelos minimalistas e elegantes, com vários templates que permitem desenvolver um design próprio.
Com ele existe a possibilidade de misturar vídeos com fotos em uma única tela, o que traz um visual moderno e diferenciado para as postagens.
Se você quiser criar artes animadas e em diferentes disposições, pode usar o Mojo, que também funciona com imagens estáticas, vídeos e gifs.
Não tem muito segredo para utilizá-lo, tendo em vista que este aplicativo é muito simples e intuitivo. Basta escolher os templates de acordo com suas categorias, adicionar os vídeos, fotos e pronto.
Uma das maiores vantagens é que ele é gratuito, entretanto, os estilos de texto e templates nem sempre são de graça. Quem quiser aproveitar todas as funcionalidades, pode obter a versão Pro.
Agora, se o que você deseja é um aplicativo para adicionar textos e chamadas rapidamente, deve usar o Typograma.
Por meio dele, uma empresa de rede de janela para gatos consegue criar desenhos tipográficos, apenas selecionando um plano de fundo e digitando sua mensagem. Este aplicativo conta com uma grande variedade de layouts e várias opções de fontes.
Por fim há o Inshot, que é voltado para empresas que trabalham com fotos e vídeos exclusivos para os stories. A ferramenta possibilita adicionar vídeos, músicas, efeitos, texto, voz e outros recursos.
Considerações finais
O Instagram é uma rede social que cresce constantemente e que é acompanhada por uma série de vantagens para as empresas, pois ajuda a interagir com o público, trazer novidades, conquistar clientes e até vender.
Tudo isso acontece por meio de seus recursos e um dos mais populares é o story. Você pode aproveitar essa ferramenta para potencializar a imagem do negócio e estar sempre perto do seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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