Enviar newsletters aos leitores do seu blog é uma ótima forma para estreitar os laços com eles.
São comunicações que são enviadas diretamente ao e-mail de quem se cadastrada para tal.
Após testar o serviço durante alguns meses, escrevo este artigo para mostrar as vantagens da AWeber, uma empresa que oferece um dos melhores serviços para isso.
Com ele, você poderá manter seus leitores informados sobre novos artigos em seu blog e também informá-los sobre novidades e promoções, por exemplo.
Lendo este artigo, você entenderá como utilizar os serviços da AWeber em seu blog.
Introdução
Quem acompanha o Gerenciando Blog há bastante tempo deve se recordar da época em que eu enviava newsletters através do falecido serviço do Google Friend Connect.
Após sua desativação, fique durante bastante tempo avaliando alternativas para substituí-lo.
Infelizmente, não encontrei nenhuma ferramenta grátis com as funcionalidades que eu precisava.
Depois de algum tempo, deparei-me com a AWeber.
Apesar de não ser grátis, seu custo é acessível (começa em US$ 19 por mês) e oferece muito mais funcionalidades do que o GFC.
Algumas vantagens interessantes da AWeber:
- É possível criar uma lista de e-mails a partir do cadastro de seus leitores ou importação de listas que você já possua. Você pode, por exemplo, adicionar ao serviço os assinantes de seu feed por e-mail. Seja qual for o método de entrada, o assinante sempre precisará clicar em link recebido em seu e-mail, evitando o envio de mensagens não solicitadas.
- Com o recurso do “Blog Broadcast”, você pode enviar aos seus assinantes os novos artigos do seu blog, de forma semelhante à realizada pelo FeedBurner.
- Você também pode enviar newsletters escritas especialmente para os assinantes, que não será publicadas no Blogger. É assim que eu envio a newsletter do Gerenciando Blog.
- Também é possível programar o envio de mensagens aos seus assinantes de tempos em tempos. Essa é uma forma que costuma dar bastante resultado para divulgar seus programas de afiliados e promoções.
- Você acompanha com detalhes o resultado das mensagens que você enviou. Você saberá quantas pessoas receberam a mensagem, quantas a abriam e quantas clicaram nos links. Também é possível saber quem foram essas pessoas e em que links elas clicaram.
- Você também pode recuperar o investimento realizado, pois pode participar do programa de afiliados da AWeber e receber um percentual sobre os pagamentos realizados pelos membros que clicarem em seu link.
1. Como se inscrever na AWeber
Para se inscrever na AWeber e ter sua própria newsletter, basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse a página da AWeber.
2. Clique na opção “Order”.
3. Escolha sua condição de pagamento.
Note que você pagará apenas US$ 1 no primeiro mês, podendo cancelar o serviço se você não ficar satisfeito.
4. Preencha as informações sobre você e seu blog.
5. Preencha seu endereço e os dados de seu cartão de crédito.
Para fazer a inscrição, é necessário ter um cartão de crédito internacional.
6. Após preencher todas as informações, clique no botão “I agree, complete my order” (“Eu concordo, complete meu pedido”), no final da página.
7. Você receberá um e-mail de confirmação da criação de sua conta, contendo sua senha para acesso.
Em seguida, você receberá também outro e-mail com um link para um vídeo com os passos básicos para você realizar as configurações necessárias.
2. Como criar sua primeira lista de e-mails
Ao acessar a sua conta no AWeber, você verá uma barra chamada “Setup Wizard” na parte inferior da tela.
Trata-se de um programa que o auxiliará nas configurações, guiando-o através dos passos necessários de configuração.
Seguindo-o, você criará sua primeira lista de e-mails.
É ela que você utilizará para se comunicar com seus assinantes, seja para enviar os novos artigos do blog ou para enviar newsletters.
1. Para iniciar o wizard de configuração, clique no botão “Do this step”, à esquerda dessa barra.
Caso ela não apareça, você também pode clicar no botão “Create A New List”, que é mostrado no grupo “List Stats”.
2. O primeiro passo é preencher as informações básicas de sua lista.
Você deve dar a ela um nome único e preencher uma descrição, para saber do que ela se trata.
Também nessa tela você deve preencher o nome e endereço que e-mail que aparecerão como remetentes dos e-mails que seus assinantes receberão.
Por último, veja que no final da tela é mostrado um endereço físico, que será colocado no final de cada e-mail. Caso você deseje alterá-lo, deve clicar em “Edit”.
3. Na segunda parte da tela, você deve preencher o endereço (ou endereços) de e-mail para onde serão enviadas notificações a cada vez que alguém assinar a sua lista.
4. Ao terminar de preencher as informações, clique no botão “Save Settings”, no final da página.
5. Você será levado ao próximo passo para personalizar informações sobre seu blog e suas redes sociais.
Na primeira parte da tela, você deve informar o nome e endereço do seu blog, podendo também fazer o upload de seu logotipo.
Isso é importante para incluí-lo em suas comunicações.
Você também deve preencher como deseja que seja mostrada sua assinatura ao final dos e-mails enviados.
6. Na segunda parte, você pode associar suas redes sociais (Twitter e Facebook) à sua lista.
Isso é útil para incluir links em seus e-mails e também para permitir que suas novas comunicações sejam divulgadas nessas redes.
Você deve clicar no botão “Connect with…” e fornecer as informações de acesso à cada rede.
7. Para os usuários avançados, é possível também criar um “snippet”, que é como um pedaço de um programa dentro de seus e-mails.
Ele não é obrigatório, mas é interessante para situações em que você quer a possibilidade, por exemplo, de mudar uma informação nos e-mails já enviados.
Ele pode ser utilizado para deixar um link nos e-mails para o artigo mais atual escrito em seu blog. Para mais informações, veja como utilizar snippets na AWeber. Se não desejar
8. Novamente, clique em “Save Settings” no final da página.
9. No próximo passo, você pode personalizar a mensagem de confirmação que será enviada aos seus assinantes.
A assinatura só estará completa depois que o assinante clicar no link recebido por e-mail Isso é necessário para evitar que e-mails de outras pessoas sejam utilizados na assinatura.
Há 3 áreas que você pode personalizar: o assunto do e-mail, a introdução e a assinatura.
A parte central é fixa e não pode ser alterada.
10. Na segunda parte dessa área, você pode desativar o envio da mensagem de confirmação.
No entanto, isso não é recomendado, pois permitirá o uso de sua lista para spam, o que pode causar reclamações de seus assinantes.
11. Nesta última parte, você pode informar uma página do seu blog para onde seus assinantes serão direcionados ao confirmar a sua assinatura.
Caso não deseje, este campo pode ficar em branco.
12. Ao terminar, clique no botão “Save Settings”, ao final da página.
13. Para realizar o próximo passo, você deve clicar no botão “Do this step” na barra da parte inferior da tela.
14. Você deverá criar agora o e-mail de boas vindas que será enviado a quem confirmar a assinatura em sua newsletter.
Uma sugestão é que esse e-mail agradeça a assinatura e informe ao assinante o que ele receberá futuramente.
Para iniciar, preencha o assunto do e-mail na linha superior e escolha um template na parte inferior da tela, clicando no botão “Templates”.
15. Para criar o e-mail, é necessário arrastar as partes que ficam no cabeçalho dessa tela (destacado abaixo) para o corpo do e-mail.
Depois, você deve clicar na parte que você arrastou e editar o seu conteúdo.
No começo, pode parecer um pouco complicado, mas depois que você entende o conceito, a edição fica mais simples.
16. Ao terminar a edição do seu e-mail de boas vindas, clique no botão “Next” abaixo dessa tela.
17. Na próxima tela, você deve informar se quer monitorar os cliques recebidos nos links desse e-mail. Clique em “Save & Exit” para finalizar.
18. Para ir ao próximo passo, clique em “Do This Step”, na barra inferior.
19. Nesta etapa, você criará um formulário para que as pessoas possam assinar sua newsletter.
Você pode escolher um dos templates existentes, adicionar ou remover elementos da tela.
Minha dica é você deixá-lo o mais simples possível, de preferência solicitando apenas o e-mail (e não o nome).
20. Ao terminar a edição, clique no botão “Go To Step 2”, na parte inferior da tela.
21. Na próxima tela, você deve dar um nome para seu formulário e definir algumas ações.
Você pode habilitar a assinatura pelo Facebook (neste caso, seu formulário precisará ter pelo menos 300 pixels de largura) e definir para onde o usuário será levado ao clicar no botão de assinar (em meu caso, ele permanecerá na mesma página) ou quando já for assinante.
Ao terminar, clique no botão “Go To Step 3”.
22. Você receberá um alerta, informando que o formulário deve ser salvo.
Clique no botão “Save Web Form”.
23. Agora, você deve publicar o seu formulário para que as pessoas tenham acesso a ele e possam realizar sua assinatura.
Há algumas possibilidades:
- Você pode colocar um gadget de “HTML/JavaScript” em seu blog e colocar nele o código HTML fornecido ao clicar na opção “I Will Install My Form”. Essa foi a opção que utilizei no Gerenciando Blog. Em caso de dúvidas, sugiro ler o artigo Como Adicionar Gadgets em seu Blog.
- Você pode também colar esse mesmo código HTML em um pop-up que será exibido em sua tela quando os visitantes chegarem ao seu blog. Embora eu não goste disso, por achar intrusivo e incomodar os usuários, isso costuma dar bons resultados.
- Outra possibilidade, embora eu acredite que o efeito seja bem menor, é simplesmente colocar um link para assinatura em seu blog, que levará o leitor a uma página do AWeber. Neste caso, escolha a opção “Have AWeber Host My Form” para obter seu link.
Pronto!
Ao final de todo este processo, você já terá realizado os passos básicos para ter sua primeira lista de e-mails.
A barra de tutorial “Setup Wizard” continuará marcando 92% até seja realizada sua primeira inscrição.
Conclusão
Nos próximos artigos aqui no Gerenciando Blog, você aprenderá a utilizar a sua lista de e-mails da AWeber para se comunicar com os seus assinantes.
Você verá como configurar o serviço para enviar novos artigos e newsletters a eles.
Enquanto isso, vale a pena deixar seu formulário publicado para captar novos assinantes.
A sua lista é um capital muito importante para seu blog, pois se tratam de pessoas que têm interesse no seu trabalho.
Trabalhando de forma correta e, especialmente, sem exageros, ela lhe trará ótimos resultados em termos de fidelização e também financeiros.
Aguarde os próximos artigos!
E você, já utiliza a AWeber?
Ficou interessado pelo serviço?
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