Você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? Se não ouviu ainda então está na hora de saber o que é e como isso pode te ajudar a se posicionar no mercado.
O que é o Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para atrair clientes através de conteúdos relevantes (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e etc).
O Marketing de Conteúdo não faz a promoção da marca, mas ele atrai o público-alvo ao trazer soluções para o seu problema.
Ele tem como objetivo aumentar a sua rede de consumidores e potenciais clientes por meio da criação e distribuição, das mais variadas formas, de conteúdo de qualidade, realmente valioso e relevante para o seu público-alvo.
Resumindo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que está sendo muito utilizada pelas maiores empresas para atrair mais clientes através de conteúdos relevantes que mostra para o cliente que aquela marca pode solucionar o problema dele.
Por que fazer uma estratégia de Marketing de Conteúdo
A estratégia de Marketing de Conteúdo é a melhor forma de trabalhar hoje porque com ela você vai gerar credibilidade para sua marca.
Por mais que o Marketing de Conteúdo não foca na promoção da marca, quando a empresa utiliza essa estratégia ela vai mostrar pro seu cliente que ela entende daquele assunto.
O que eu quero dizer com isso? Que através de conteúdo relevantes e ricos de informações você vai mostrar que pode solucionar o problema daquela pessoa/empresa com o seu produto/serviço.
Como por exemplo, se você tem conteúdos relevantes sobre clareamento dental, quando uma pessoa pesquisar sobre isso no Google, ele vai colocar você como um dos principais no resultado porque entende que você pode responder a dúvida da pessoa.
Você vai gerar conteúdos seja no blog, site, redes socais ou youtube educando o seu mercado de atuação e mostrando como tem autoridade no assunto.
Através disso, quanto mais o seu conteúdo for rico de informações e mais pessoas acessarem ele, o Google vai entender que você tem autoridade nessa área e quando pesquisarem sobre determinado assunto o Google vai entender que você pode ser a resposta que a pessoa/empresa procura.
Além de outros benefícios que essa estratégia pode oferecer.
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Educar o mercado e virar autoridade;
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Se tornar referência;
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Aumentar a visibilidade da marca;
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Subir no rankeamento nos mecanismos de busca;
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Mais leads qualificados;
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Aumentar as vendas;
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Fidelização de clientes;
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Aumentar o ROI;
Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo
Agora que eu sei o que é e porquê devo usar o Marketing de Conteúdo como estratégia para a minha empresa, como que eu crio essa estratégia?
Marketing de Conteúdo não é apenas produzir um conteúdo, mas saber o que produzir, para quem produzir, como vai usar esses conteúdos para aumentar a sua audiência e medir os resultados.
Para te ajudar, vamos falar de algumas pontos que você pode considerar na hora de montar a sua estratégia.
Objetivo da estratégia
Antes de começar a montar a sua estratégia, deixe claro qual o objetivo que a empresa tem e onde a empresa quer chegar com essa estratégia.
Por exemplo, quer aumentar a visibilidade da sua marca, ou aumentar o número de leads. Deixe isso claro para quando medir os resultados saber se está atingindo esse objetivo.
Persona
Agora que o objetivo está claro, defina a persona.
Persona são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuários daquele produto ou serviço.
Faça uma pesquisa com os clientes da empresa, trace seu perfil, gosto, suas necessidades e qual o problema desses clientes.
Por exemplo, sua persona são pessoas que usam aparelho ortodôntico, que cuidam da saúde bucal e buscam dicas sobre isso no google ou em redes sociais.
Quanto mais definido a sua persona, melhor será na hora de montar a sua estratégia.
Tipo de conteúdo
Com essas informações na mão, você vai definir que tipo de conteúdo vai produzir.
Não adianta focar em vários assuntos pois nem sempre dá certo. Agora no começo foque em um assunto que é de maior necessidade da sua persona e que você pode solucionar esse problema.
O conteúdo tem que ser relevante, deve solucionar o problema do cliente e educar o mercado.
Quando falamos em educar o mercado, você vai produzir conteúdos sobre determinado assunto mostrando a sua autoridade sobre isso, com isso as pessoas verão que você tem domínio nessa área.
Seguindo o exemplo de odontologia, se sua persona procura muito sobre restauração de dente quanto custa, você pode produzir um conteúdo sobre esse assunto, dando dicas, indicando tratamentos e cuidados após uma restauração de dente.
Distribuição
Agora é hora de decidir onde você vai colocar os seus conteúdos..
Não subestime meios que você nunca usou achando que não dará certo ou que não vale a pena investir.
As mídias sociais ainda é uma forte aliada na hora de promover a marca e prover um relacionamento entre empresa e cliente.
Mas também o blog pode ser uma ferramento a ser explorada nesse meio.
Muitas empresas estão investindo cada vez mais em blog, em conteúdos relevantes e com isso gerando maior visibilidade da sua marca no Google.
No blog você pode focar em conteúdos informativos ou educacionais.
Mensuração de resultados
Depois que montou a sua estratégia e colocou ela em prática, é hora de mensurar os resultados e saber se está dando certo.
Como saber se estou indo pelo caminho certo?
Se sua estratégia está sendo executada a um tempo, você tem que saber se está atingindo os objetivos que você definiu lá no começo.
Se seu objetivo era gerar mais leads e em 2 meses usando essa estratégia conseguiu mais 5 leads alguma coisa não está andando como deveria.
Se você investiu em alguma palavra área específica como clareamento dental e fez artigos sobre quanto custa um clareamento dental, dicas de como cuidar dos dentes após o clareamento mas você não está subindo no rankeamento do mecanismo de busca pode ser porque seus conteúdos não tem relevância ou não é rico em informações.
Conclusão
Agora que você sabe que é o Marketing de Conteúdo, o que ele pode te oferecer e como usar ele nas suas estratégias está na hora de colocar em prática.
Não esqueça, quanto melhor o seu conteúdo, mais relevante e rico em informações vai gerar mais visibilidade para sua marca e seu posicionamento no mercado.
Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal
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