Todo bom empreendedor deseja sempre melhorar os seus números anteriores. Quando falamos em vendas on-line, a missão é fidelizar aquele consumidor que já conhece a marca e os produtos, mas principalmente atrair potenciais clientes para descobrirem tudo o que sua empresa pode oferecer. Desse modo, é importante conhecer algumas estratégias para conquistar esses clientes de forma prática.
Existem diversas soluções de e-commerce para B2C, ou seja, aquele empreendimento voltado ao público final, que podem e devem ser adotadas por todo empreendedor. Desde a criação ou modernização de um site, sempre com foco na experiência do consumidor em todo o processo de compra, até mesmo a produção de conteúdo para redes sociais e outras estratégias de marketing que farão a diferença no final do mês, tudo pode contribuir para o seu sucesso.
Conheça seu público
O primeiro passo para atrair novos clientes é conhecer para qual público sua loja e seus produtos são direcionados. Quanto mais certeiro for a definição do público-alvo, mais chances você terá de atingir potenciais clientes que realmente se identificarão com a empresa.
Pense que sem essa ideia de público-alvo você estará tentando atingir praticamente o mundo todo e, ao entender e delimitar o seu público, você poderá elaborar mais estratégias de acordo com esse nicho específico.
Por isso, é importante entender a sua marca, que tipo de pessoa, classe social e faixa etária ela é mais presente e em quais regiões ela pode ser mais forte. Com essas informações, é possível chegar a um público qualificado.
Ofereça um excelente serviço
Quando falamos em vendas on-line, muitas vezes a ideia é de um processo de compra quase que solitário do consumidor. É nesse ponto que uma boa loja digital pode fazer diferente. Além de pensar em todos os processos de compra, como um site funcional e informativo, com facilidade para fechar negócio, o contato com esse potencial cliente precisa ser certeiro.
Por meio do chat no site, no WhatsApp ou nas redes sociais, esteja presente para falar com esse consumidor e auxiliá-lo no processo de compra. O atendimento digital também conta muito para que o cliente conheça, compre e volte até a sua empresa.
Invista em marketing
Com a forte concorrência no mercado digital, é importante marcar presença nesse ambiente e de forma profissional. No caso, as redes sociais são muito fortes para atrair novos clientes e conquistar público.
Portanto, tenha uma rede social criativa, que demonstre o propósito da marca, com todas as informações à disposição do cliente, sempre atualizada e que dialogue com o seu público-alvo.
Marketing de conteúdo, com bons textos de blog, por exemplo, e uma boa tática de SEO, são excelentes maneiras de passar autoridade para o potencial cliente, bem como tornar o seu site mais conhecido.
Campanhas publicitárias
Seguindo no campo do marketing, as campanhas publicitárias são indispensáveis para qualquer tipo de segmento. Além de trabalhar em cima das datas comemorativas, pense também em campanhas que possam ser lançadas de acordo com um produto específico, uma novidade da loja, troca de estoque e tudo mais que você consiga imaginar.
Dentro desse universo das campanhas, o que conta é a criatividade e qual benefício o cliente terá através da sua realização. Ademais, é um conteúdo que permite diversas ramificações tanto na internet quanto, inclusive, na televisão.
E-mail marketing
Muitas vezes o cliente pode até chegar até seu site, mas não finalizar uma compra. Nesse caso, existem alguns gatilhos em que você oferece um cupom de desconto, por exemplo, em troca dos dados desse potencial consumidor. Assim, ao receber essas informações, você poderá incluir o e-mail em sua base de dados, para que ele possa receber novidades, promoções e mais cupons, com o intuito de que vire cliente.
Além disso, nessa base de dados, você poderá trabalhar com e-mails personalizados, pensando no aniversário de um cliente, incentivando a compra novamente no site e outras estratégias que podem ser adotadas de acordo com o objetivo final.
Anúncios
Hoje em dia é muito mais fácil chegar em potenciais novos clientes através dos anúncios em redes sociais e também em outros formatos. Muito provavelmente você já se deparou com algum post patrocinado ao navegar nas suas mídias e certamente já foi impactado por algum anúncio antes do início do seu vídeo no YouTube.
Essas são algumas das estratégias utilizadas para chegar em mais pessoas com o intuito de fazê-las conhecer a marca, conhecer a campanha publicitária e evidentemente chegar ao processo final de compra de um produto ou serviço. Nesse caso, o público-alvo é muito importante, pois os anúncios são personalizados e de acordo com o público da sua marca e dos objetivos desejados.
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