Quando o Google exibe em seus resultados algumas páginas do seu blog (como a principal, por exemplo), ele pode exibir abaixo dela algumas de suas páginas em destaque.
São os chamados “links do site”.
Neste artigo, você aprenderá como esses links são gerados e o que você pode fazer para que sejam mostradas nos resultados as páginas realmente relevantes do seu blog.
Introdução
Você já notou que há situações em que o Google mostra, abaixo do resultado principal, alguns outros resultados do mesmo site logo abaixo?
Para entender melhor, veja o que ocorre quando você pesquisa “gerenciando blog”:
Estou me referindo justamente aos resultados mostrados na área destacada em vermelho.
O Google os chama de “links do site” e os exibe como uma forma de destacar seu conteúdo interessante e facilitar o acesso a essas páginas pelos visitantes.
Ao longo deste artigo, você entenderá como funcionam os links do site e como você pode – ou não – configurá-los de acordo com os seus desejos e necessidades.
Este artigo foi originado a partir da sugestão deixada em meu UserVoice pelo Prof. Edigley Alexandre, autor do ótimo blog que leva o seu nome, onde ele publica artigos referentes à Matemática. Agradeço a sugestão do Edigley e recomendo a todos a visita ao seu blog, que é uma leitura muito interessante.
Como faço para o Google exibir os links do site para minha página?
Esta é a primeira notícia ruim: se os links do site não estão sendo exibidos quando alguém pesquisa sua página no Google, não há o que você possa fazer – ao menos, não diretamente – para que eles passem a ser exibidos.
Em sua página oficial sobre os links do site, o Google explica que eles somente são exibidos “quando achamos que eles podem ser úteis para o usuário”.
Também é explicado que o processo é feito de forma automática, sem intervenção manual.
Para avaliar seu blog, o teste é simples: faça uma busca no Google pelo título do seu blog (pois assim é provável que ele esteja entre os primeiros resultados).
Se forem exibidos os links conforme mostrei na figura do início deste artigo, significa que o Google considera que há links interessantes aos seus visitantes.
Fiz uma pesquisa entre os blogs que mais acesso e o resultado varia muito.
Há blogs com muitos acessos em que os links não são exibidos, e outros mais recentes e menos visitados que já o possuem.
Assim, só é possível dar algumas sugestões com base em suposições que faço para o mecanismo automático de geração dos links do site:
- Trabalhe para que seu blog receba mais visitas. Sites com mais visitas normalmente são vistos pelo Google como sendo mais relevantes, e isso aumentará as chances de que os links do site sejam exibidos para seu blog.
- Tenha paciência. Blogs mais novos têm menos chances verem os links do site exibidos.
- Escreva assuntos originais e de qualidade. Dificilmente o Google exibirá os links do site para blogs que apresentam textos duplicados e não estão em acordo com as diretrizes de qualidade instituídas por eles.
- Utilize corretamente a metatag “description”. – Há situações em que os links do site são exibidos, mas com uma relevância menor, todos em uma única linha. Por isso, é essencial realizar a descrição de cada um de seus artigos, utilizando a metatag “description”. Para o Blogger, veja as instruções no artigo SEO no Blogger: Metatags.
Como determino as páginas que serão exibidas nos links do site?
Esta é a segunda notícia ruim: você não pode determinar ao Google quais páginas devem ser exibidas nesse resultado.
O Google até informou que, futuramente, talvez isso seja possível, mas hoje não existe essa possibilidade.
Novamente, é um mecanismo interno do Google que faz essa escolha.
Com base em meus próprios resultados, tirei algumas conclusões:
- Artigos com alto número de visitas têm mais chances de serem exibidos.
- Links em destaque na página principal do blog (como os que estão no menu, por exemplo) também são vistas como relevantes e exibidas.
- Conteúdos recentes com boa visitação também costumam ser exibidos.
Mas, você pode fazer o contrário: quando o Google exibir entre os links do site uma página que você não vê como relevante, você pode solicitar ao Google o seu “rebaixamento”.
Isso não significa que ela será removida, mas será uma “forte indicação” (nas palavras do próprio Google) de que ela não deve ser exibida entre os links.
Como indico ao Google o rebaixamento de uma página?
A indicação do rebaixamento de uma página para que ela não apareça entre seus links do site é feita através das Ferramentas para Webmaster do Google.
Se você não as conhece ainda, trata-se de um conjunto importantíssimo de funcionalidades para todos que têm um blog ou site.
Com elas, você pode acompanhar estatísticas importantes, analisar problemas e definir configurações de suas páginas.
Falei sobre elas no artigo Google Webmasters: Mostre-se ao mundo.
Para fazer o rebaixamento, siga os passos abaixo:
1. Acesse a página http://www.google.com/webmasters.
2. Clique no botão “Sign in to Webmaster Tools” e informe seu usuário e senha de sua conta no Google.
3. Se o seu blog estiver no Blogger, é bastante provável que ele já apareça na lista de sites.
Se ele aparecer, basta clicar na imagem correspondente a ele.
Caso não apareça, é necessário clicar no botão “Adicione um site” e seguir as instruções para determinar que você é o proprietário dele.
Em caso de dúvidas, o artigo Como confirmar a propriedade do seu domínio o ajudará.
4. No painel à esquerda da tela, acessa a opção “Configurações do site” / “Links para o site”.
5. Para indicar que um link deve ser rebaixado, basta preencher seu endereço na caixa “Rebaixar URL deste sitelink:” e clicar no botão “Rebaixar”.
A primeira caixa (“Para este resultado de pesquisa:”) deve ser deixada em branco.
6. Você pode repetir este procedimento para todos os links (até no máximo 100) que você deseja rebaixar.
Eles serão exibidos em uma lista e poderão ser removidos, se você mudar de ideia.
Agora, é só esperar até que o Google reanalise seus links para avaliar quais devem ser exibidos abaixo dos seus resultados.
É importante notar que o rebaixamento tem prazo de validade: eles ficam ativos por 90 dias a partir de sua última visita às Ferramentas para Webmasters.
Isso significa que eles serão eliminados apenas se você não voltar mais a fazer o login nas ferramentas, pois se isso ocorrer eles serão automaticamente renovados por mais 90 dias.
Conclusão
O correto uso dos links do site também podem ser vistos como uma boa prática de SEO (Search Engine Optimization).
Se você auxiliar o Google a definir corretamente quais links devem ser exibidos, é bastante provável que aumentem as visitas que você recebe a partir do Google, pois você estará ajudando seus visitantes a encontrar os artigos relevantes em seu blog.
E você, já conhecia os links do site do Google?
Quer compartilhar sua opinião a respeito do tema?
Deixe um comentário!
Leave feedback about this