Se você já publica as novidades do seu blog em sua página no Facebook, saiba que há dois recursos que você pode utilizar para destacar suas publicações.
Neste artigo, mostrarei essas duas formas – uma grátis e outra paga – que são bastante úteis quando você quer dar destaque maior a uma publicação específica – como um artigo especial ou uma promoção, por exemplo.
Os recursos podem ser utilizados juntos ou de forma separada e dão maior visibilidade para o seu artigo.
Antes de seguir no artigo, recomendo assistir este vídeo que ensina impulsionar suas publicações no Facebook.
É um rápido vídeo que te dará dicas preciosas:
Introdução
Você já deve ter percebi que hoje é praticamente impossível manter seu blog sem apoio das redes sociais.
Embora elas já tenha sido cotadas como sucessoras e até como responsáveis pela morte dos blogs, sou da opinião de que ambas as plataformas continuarão convivendo por muito tempo.
Por isso, o melhor que podemos fazer é tirar proveito delas para formar uma comunidade em torno dos nossos blogs e ampliar seu alcance.
Entre as redes sociais atuais, o Facebook é, com certeza, o grande destaque.
Ele oferece ótimos recursos e o número de usuários não para de crescer no Brasil e no mundo.
Por isso, é uma boa estratégia utilizá-la como apoio ao seu blog.
O que mostrarei neste artigo são duas técnicas para dar um destaque maior a algumas publicações na página do seu blog no Facebook.
Não é viável nem recomendado que você faça isso em todas as suas publicações, mas somente naquelas que merecem destaque.
Em meu caso, costumo fazer isso com minhas principais publicações semanais – mas não as utilizo com os artigos antigos que divulgo também em minha página.
Para poder seguir as orientações deste artigo, é necessário que você já tenha criado uma página para seu blog no Facebook.
Note que uma página é diferente do seu perfil pessoal. Caso você não tenha feito isso ainda, sugiro que antes você leia o artigo Como integrar seu blog ao Facebook, em especial o item “Estratégia 3:
Crie uma página para o seu blog no Facebook”.
Início – Criando uma nova publicação
Você pode utilizar as duas técnicas em qualquer publicação já existente em sua página ou criar uma nova para essa finalidade.
Como exemplo, criarei uma nova publicação para aplicar nela as técnicas.
1. Acesse a sua página no Facebook. Você pode acessar diretamente o seu endereço (em meu caso, https://www.facebook.com/gerenciandoblog) ou acessá-la a partir do menu em seu perfil pessoal, caso esteja ligada à sua conta.
2. Na área de “Status”, escreva a sua nova publicação.
3. Como exemplo, farei uma publicação divulgando o artigo com a nova newsletter do Gerenciando Blog. Basta preencher o link desejado, escrever o texto e clicar no botão “Compartilhar agora” ao terminar.
4. Pronto! Uma vez feito isso, sua publicação já estará na linha do tempo de sua página e você poderá realizar as técnicas para destacá-la.
1ª Técnica – Destacar a publicação – GRÁTIS
A primeira técnica para que sua publicação ganhe mais destaque é justamente chamada de “Destacar” no Facebook.
Fazer isso é bem simples e totalmente grátis.
1. Ao parar o mouse em cima de sua publicação feita, você verá um botão em formato de estrela no canto superior direito da publicação.
2. Basta clicar nesse botão para que esta publicação seja destacada com relação às outras. Entenda abaixo a diferença:
Antes de Destacar
Notou a diferença?
Após ser destacada, a publicação fica em um tamanho maior que as demais, chamando a atenção dos visitantes de sua página para ela.
Normalmente, as publicações destacadas recebem mais comentários e atraem mais “Curtir” do que outras.
Apenas tome cuidado para não fazer isso com todas as suas publicações, pois isso faria com que a ação perdesse o efeito em seus visitantes.
2ª Técnica – Promover a publicação – PAGA
A outra técnica para dar destaque a uma publicação sua chama-se “Promover”.
Esta técnica é ainda mais eficiente que a “Destacar”, mas ela é paga.
O interessante é que você pode escolher o quanto irá pagar, começando hoje em R$ 11,00, pagos somente uma vez.
Esta técnica é diferente do que mostrei no artigo Anunciar no Facebook – Vale a pena?.
Lá, o objetivo era divulgar o seu blog ou a sua página de fãs.
Aqui, o objetivo final é anunciar a sua própria postagem.
Por isso, faz sentido executá-la quando houver um motivo especial para tal, como uma promoção em seu blog, a venda de um produto ou, em meu caso, o lançamento da newsletter.
Ao promover uma publicação, o que ocorre é que ela será mostrada a um número maior de pessoas em seu feed de notícias.
Você pode optar por mostrá-la apenas para quem já curtiu sua página ou também para os amigos de quem curtiu, ampliando ainda mais seu alcance.
Abaixo está um exemplo de como uma publicação promovida aparecerá.
Note que há uma informação de que se trata de uma publicação patrocinada.
Um detalhe importante: esta opção só está disponível em páginas que tenham entre 400 e 100.000 fãs. Por isso, se você ainda não alcançou este nível, volte ao artigo Como integrar seu blog ao Facebook e aplique as estratégias mostradas lá.
Promover uma publicação também é simples:
1. Note que no canto inferior direito de sua publicação há uma opção “Promover”.
2. Ao clicar nela, você verá as opções disponíveis para promoção.
Você deve selecionar o público desejado e clicar em “Orçamento” para definir o valor que deseja gastar com sua publicação. Ao finalizar, clique em “Salvar”.
3. Você notará que será alterado o texto que aparece no canto inferior direito de sua publicação.
Ao clicar nele, você poderá acompanhar as informações sobre sua publicação.
Note que a exibição do anúncio não é imediata: ela passará antes por uma análise da equipe de anúncios do Facebook, para determinar se o conteúdo está de acordo com as diretrizes da rede social.
Isso costuma ocorrer em poucos minutos.
4. Futuramente, você poderá continuar acompanhando os resultados de sua publicação.
Veja abaixo como ficam os resultados de uma campanha já concluída.
As informações são importantes para você avaliar se o resultado foi o esperado e se vale a pena repetir a promoção futuramente:
5. Também é possível a qualquer momento (seja durante a promoção ou após o encerramento) clicar no link que fica no canto inferior esquerdo da publicação, onde são mostrados os dados referentes ao número de exibições alcançadas, tanto pagas quanto orgânico (que é a exibição grátis aos seus fãs).
Caso você precise de mais informações sobre este recurso, recomendo a leitura da página Promova as publicações da sua página, onde o próprio Facebook explica os detalhes de utilização.
Conclusão
Você deve ter percebido que as duas técnicas mostradas são poderosas e podem dar maior relevância a determinadas publicações que você faz em sua página no Facebook.
Cabe a você avaliar com cuidado suas publicações e determinar quais delas devem ser destacadas e promovidas.
E você, já conhecia essas formas para destacar e promover suas publicações no Facebook?
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