novembro 21, 2024
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Google SEO

5 dúvidas [e soluções] para quem trabalha com SEO

Dúvidas de SEOSEO é sempre um tema interessante.

Por mais artigos que eu escreva sobre o assunto, sempre há um novo aspecto a ser tratado.

Neste “guest post” escrito pela Julia Bettega, da FastCom, serão abordadas 5 dúvidas comuns sobre o tema, com suas respectivas respostas.

Introdução

Há algum tempo, o Gerenciando Blog mostrou algumas dicas de SEO para os amadores.

Hoje, nós iremos explorar o tema ainda mais fundo, elencando aqui perguntas comuns para quem constantemente realiza análises e monitora as visitas do site por meio do Google Analytics.

Vez ou outra nos deparamos com questões complicadas, que nos deixam com a “pulga atrás da orelha” e não sabemos como resolver.

Uma coisa é certa: deixar como está não vai resolver, muito pelo contrário, há problemas no site que precisam ser resolvidos com urgência para que o tráfego da sua página não fique comprometido.

Dúvidas de SEO


1. Por que minhas visitas caíram?

Você constrói uma página bacana, elabora conteúdos periódicos e já sabe bem quem é o seu público-alvo, porém, de uma hora para outra, você percebe, em uma pequena análise no Google Analytics, que o tráfego do seu site está cada vez mais baixo – quase despencando mesmo.

E aí, o que fazer?

É claro que cada caso é um caso, mas de maneira geral podemos encontrar alguns culpados para tal problema: o primeiro motivo são as questões técnicas: nenhum usuário quer entrar em uma página lenta ou com links quebrados.

Outra possibilidade são as atualizações nos algoritmos no Google.

Google? Como o Google pode influenciar no tráfego do meu site?

Simples. Entenda o usuário como pessoas que buscam quase tudo o que querem pelo Google.

Tal buscador utiliza métodos para ranqueamento, ou seja, o que está em primeiro, segundo, terceiro lugar e assim por diante.

Se por algum motivo (o que acontece sempre) ele atualizar estes métodos do banco de dados, seu site pode perder pontos neste ranqueamento e desaparecer aos olhos do usuário.

Aí isso é sentido no GA. O tráfego caiu vertiginosamente.

Muitos usuários sentiram isso recentemente com a atualização do algoritmo chamado carinhosamente de Hummingbird.

Para se recuperar, você deve estar atento a estas atualizações e não se deixar abater por esta queda de tráfego.

Procure auxilio em fóruns, procure por pessoas que passaram por problemas parecidos e, claro, deixe o seu site em dia.

Como você queria que estivesse caso entrasse em seu site favorito.

Dúvidas de SEO


2. Por que a taxa de rejeição aumentou?

A taxa de rejeição no Google Analytics é uma porcentagem de visitas que entram em seu site e, por um motivo ou outro, saem da página.

Tal problema pode estar associado ao conteúdo encontrado pelo usuário na página de destino e também pode estar relacionado a problemas de navegabilidade.

Porém, outros fatores fazem a diferença.

Na teoria, quanto menor esta porcentagem, mais o seu site é bem visto pelo usuário, quanto maior, menos satisfeito está o usuário, pois ele não encontrou o que queria na sua página.

Porém, ele não deve ser encarado como uma regra.

E todas as taxas de rejeição fornecidas pelo GA precisam de análise – tanto do site como um todo quanto das páginas de conteúdo.

Caso queira fazer alguma alteração, faça o teste acompanhando os números bem de perto.

3. Por que o Google não indexa meu site?

Por várias razões o Google pode optar por não indexar o seu site e isso varia muito de site para site.

Podem ser as questões de navegabilidade já mencionadas aqui, pode ser problemas de “black hat” (ações mal vistas pelos buscadores) ou também de também questões de autorização de indexação – um exemplo está nos blogs feitos no WordPress que possuem a possibilidade de não autorizar que o Google indexe as páginas em seu banco de dados.

Tudo isso deve ser observado!

Dúvidas de SEO


4. Como mensuro a conversão?

É muito interessante configurar a aba conversões no Google Analytics.

Mas é importante adiantar que a conversão, neste caso, não representa necessariamente o lucro.

Ao configurar as metas do GA é possível criar objetivos que podem ser assinatura de um feed, preenchimento de um formulário ou qualquer outra ação realizada pelo o usuário.

Isso é importante para entender como o usuário se comporta e se não há ‘ruídos’ entre o site e o usuário.

5. Devo encher meu texto com palavras-chave?

Colocar palavras-chave em seus textos e landing pages não é algo contraindicado – até facilitam as buscas realizadas pelos usuários.

Porém, nada de robotizar o conteúdo e encher de termos, achando que isso vai fazer você subir de posição nos buscadores.

O conteúdo precisa ser de qualidade e focado no que o seu público-alvo deseja quando encontra o seu texto. Sempre pense neles.

Dúvidas de SEO



Fonte: FastCom

Imagens: loffee.com e Getty Images




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