Se você já possui um domínio próprio em seu blog, o próximo passo natural é configurar um e-mail nesse domínio.
Mesmo que a empresa onde você contratou o domínio não ofereça esse serviço sem custos, você pode criar o e-mail grátis em seu domínio utilizando serviços como o Microsoft Windows Live.
Com ele, você terá um e-mail em seu domínio próprio com a interface do Hotmail, com a possibilidade de criar até 50 contas nele, sem pagar nada por isso.
Veja o tutorial completo neste artigo.
Atualização 12/04/2014: Infelizmente, a Microsoft não oferece mais este serviço grátis.
Introdução
Um e-mail em seu domínio próprio significa ter uma conta como [email protected], em vez de [email protected] ou [email protected].
Da mesma forma que um domínio próprio, um e-mail assim transmite uma sensação de maior profissionalismo a quem o recebe.
No artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio, eu mostrei como você pode criar um e-mail grátis em seu domínio com a interface do GMail.
É um ótimo serviço – que eu uso e recomendo – mas limitado a 10 contas de e-mail.
Outra opção interessante é a oferecida pela Microsoft: através do Windows Live, você consegue ter um serviço de e-mail grátis em seu domínio próprio, com a possibilidade de criar até 50 contas.
Anteriormente, esse limite era de 500 contas, mas ele foi diminuído após o fim do Google Apps grátis.
Três pontos importantes antes de iniciar o tutorial:
1. Embora o serviço de e-mail seja grátis, antes de iniciar a configuração você precisa ter um domínio próprio cadastrado.
O cadastro do domínio é pago, mas custa pouco, em torno de R$ 20 a 30/ano.
Veja um tutorial para configuração no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples.
2. Como exemplo neste tutorial, utilizarei um domínio registrado no Registro.br.
Também é possível configurar o e-mail em domínios registrados em outras entidades, bastando que sejam criados os registros DNS com as informações mostradas aqui.
3.
Embora um domínio pago seja a melhor opção, também é possível configurar o Windows Live em um domínio grátis como o Dot.tk, que mostrei no artigo Domínio Grátis para seu Blog ou Site.
1. Configurando o Windows Live em seu domínio próprio
1. Acesse http://domains.live.com.
2. Clique em “Primeiros passos”.
3. Preencha o seu domínio na caixa indicada. Mantenha a opção “Configurar o Windows Live Hotmail para meu domínio” selecionada e clique em “Continuar”.
IMPORTANTE: Caso ocorra o erro “Não é possível usar este nome de domínio. Ele contém uma palavra protegida ou linguagem inadequada. Se esse não for o caso, contate o suporte.” nesta etapa, há algumas possibilidades:
– Esse domínio já foi registrado por outra pessoa no Windows Live Admin.
– O domínio realmente contém uma palavra inadequada (um termo erótico, por exemplo) e não poderá ser utilizado no serviço.
– Trata-se de um problema temporário no Windows Live Admin que não está permitindo o cadastro de novos domínios naquele momento.
Se você quiser esclarecimento sobre o ocorrido, poste sua dúvida em http://answers.microsoft.com/pt-br/windowslive/forum/admin informando o domínio que está registrando, para que ele seja analisado pela Microsoft.
4. Agora, você tem duas opções. Se você quer administrar o seu domínio com um Windows Live ID existente (que você usa no Messenger, por exemplo), selecione a primeira opção.
Caso queira criar uma nova, selecione a opção “Crie um novo Windows Live ID no seu domínio”. Para este tutorial, utilizarei a primeira opção.
5. Se for solicitado, entre com o seu usuário e senha.
6. Na tela de confirmação das informações, clique em “Aceito”.
7. Você precisará agora criar registros no DNS de seu domínio para confirmar que é seu proprietário e possibilitar o funcionamento dos serviços. Utilizarei como exemplo a criação de registros no Registro.br (que indiquei no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples).
Mantenha a tela do Windows Live aberta e siga os passos a seguir em outra janela do seu navegador.
8. Acesse https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini e entre com seu usuário e senha.
9. Clique no domínio que você está configurando.
10. Clique no botão “Salvar & Editar DNS”.
11. Clique no botão “+ Record” para adicionar um novo registro.
12. Volte à tela do item 7 para verificar que informações você deve preencher.
No exemplo abaixo mostro como criar o registro para o primeiro quadro (“Configuração de email”). Após preencher as informações, clique no botão “+ Record” para adicionar um novo registro.
13. Repita o passo 12 para criar mais 2 registros, desta vez do tipo TXT, com as informações das outras duas caixas “Comprove a propriedade do domínio” e “Confiabilidade do servidor”.
14. Ao finalizar, seus registros DNS deverão estar similares aos abaixo. Clique no botão “Salvar” para salvar as configurações realizadas.
15. Após realizadas todas as configurações, você deve voltar novamente à tela do item 7. No alto da tela, clique no botão “Atualizar”.
Pronto!
Se você realizou os procedimentos corretamente e não for exibida nenhuma mensagem de erro, o Windows Live está configurado corretamente em seu domínio próprio.
Se continuar sendo mostrada a imagem dos itens 7 e 15, é possível que as alterações em seu domínio ainda não estejam publicadas (isso pode demorar até 24 horas, embora normalmente aconteça muito mais rápido).
Neste caso, minha recomendação é que você aguarde um tempo e tente fazer a atualização novamente.
2. Criando sua primeira conta de e-mail
1. Após finalizar corretamente os passos do item anterior, você será levado à tela abaixo, onde poderá criar suas novas contas de e-mail em seu domínio próprio.
Clique no botão “Adicionar” para criar uma nova conta.
2. Preencha as informações solicitadas. Note que a primeira informação será a utilizada como seu endereço de e-mail. Clique em “Ok” para prosseguir.
3. Será exibida a tela abaixo, mostrando que a conta foi criada corretamente.
4. Agora, você já pode acessar o endereço http://mail.live.com e entrar com o endereço e senha da nova conta que você criou.
No primeiro acesso, serão solicitadas informações adicionais. Basta preenchê-las e clicar em “Aceitar”.
5. Caso apareça alguma mensagem adicional de confirmação, preencha-a e continue.
Pronto! Agora você tem um e-mail em seu domínio próprio, que pode ser acessado pela interface do Hotmail (ou Windows Live Mail).
Alterando o endereço de acesso
Você pode também alterar o endereço de acesso ao e-mail para que, ao invés de acessar http://mail.live.com, ele possa ser acessado por um endereço em seu domínio (por exemplo, http://mail.seudominio.com.br). Basta seguir os passos abaixo:
1. Retorne ao painel de configuração de seu domínio. Caso tenha se desconectado, basta acessar https://domains.live.com e clicar em “Entrar”.
2. Clique sobre o nome do seu domínio.
3. Clique na opção “Endereços personalizados”, no menu à esquerda.
4. Clique no botão “Adicionar”, mantendo selecionada a opção “Email”.
5. Digite o subdomínio que você deseja utilizar para acessar o seu e-mail e clique em “Ok”.
6. Volte aos registros DNS do seu domínio e crie um novo registro, desta vez do tipo CNAME, com o endereço que você definiu no item acima (“mail”, por exemplo) e apontando para “go.domains.live.com”.
Pronto!
Quando as alterações estiverem no ar, você poderá acessar o seu e-mail pelo endereço que você definiu.
Conclusão
Se você tem um domínio próprio, é essencial que você crie também um e-mail em seu domínio para a comunicação com seus leitores, parceiros e anunciantes.
O serviço onde você o criará é uma questão de gosto.
Tanto o Google Apps quanto o Windows Live oferecem as funcionalidades necessárias para que você usufruir de um bom serviço de e-mail.
Gostaria de agradecer à Samanta Modesto, do Vida Real da Sam, pela sugestão para escrever este artigo. Se você também tem uma ideia para um novo artigo no Gerenciando Blog, adicione-a à área de Sugestões.
E você, já conhecia este serviço da Microsoft?
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