Na semana passada, o Blogger in Draft lançou mais uma novidade fantástica: estatísticas de acesso dentro do próprio Blogger, sem precisar instalar ou configurar absolutamente nada. Isso interessa especialmente a quem tem um blog e quer apenas acompanhar as informações básicas de acesso, sem necessidade de informações mais detalhadas. Veja neste artigo quais informações são mostradas e como analisá-las para trazer mais visitas ao seu blog.
Introdução
Como eu citei no artigo Blogger in Draft: Conheça Antes as Novidades, é nessa área que a equipe do Blogger lança antes suas novidades, como uma forma de testar os novos recursos antes de sua liberação oficial. No mês de março/10, foi lançado no Blogger in Draft o recurso do Template Designer, que impressionou positivamente os usuários da plataforma. Agora, eles trazem mais uma novidade muito bacana: as estatísticas automáticas no Blogger, conforme divulgado no artigo Introducing Blogger Stats, do blog oficial do Blogger in Draft. O acompanhamento de estatísticas de acesso é imprescindível para quem tem um blog. Aqui no Gerenciando Blog já citei diversas ferramentas para isso, como o Google Analytics, o Woopra, o Performancing e o HiStats. No entanto, para começar a utilizar essas ferramentas, você precisa realizar alterações em seu template ou adicionar gadgets. A grande vantagem da nova ferramenta incorporada ao Blogger é que você não precisa fazer nada para ela começar a funcionar. Desde o lançamento da ferramenta, ocorrido em 01/07/10, as estatísticas já começaram a ser registradas automaticamente. Assim, basta acessá-las para visualizar os dados. Outra vantagem em relação aos concorrentes (em especial o Google Analytics): aqui, as estatísticas são mostradas praticamente em tempo real. Isso quer dizer que as visitas são computadas no exato momento em que elas ocorrem, enquanto no Analytics isso demora algum tempo. A desvantagem é que são mostradas apenas estatísticas básicas, sem o nível de detalhe que as outras oferecem. Mas, os dados mostrados no Blogger in Draft podem ser suficientes para boa parte dos blogs, pois permitem realizar as análises básicas necessárias para o gerenciamento do blog.
Acessando as estatísticas de seu Blogger
Visualizar suas estatísticas é muito simples: 1. Acesse http://draft.blogger.com e entre com seu usuário e senha. 2. Clique no botão “Estatísticas” de seu blog, destacado na figura abaixo:
3. Você já será levado à área de “Overview” (“Visão geral”), onde verá um resumo das informações de acesso ao seu blog. 4. No cabeçalho da página, ao lado do título “Overview”, você verá um painel com alguns links. Esse painel se repetirá em todas as outras guias que o serviço oferece. As funções desse painel:
- Refresh (Recarregar) – Serve para atualizar os dados sem sair da página de estatísticas.
- Os botões seguintes servem para você escolher o período de tempo que deseja analisar: Now (“Agora”, mostra as 2 últimas horas), Last Day (“Último Dia”, as últimas 24 horas), Last Week (“Última Semana”), Last Month (“Último Mês”) e All Time (“Todo o tempo”, que mostra todas as suas estatísticas).
- Após os botões, é mostrado o período que está sendo exibido.
Abaixo está a explicação para o que é exibido em cada pasta das estatísticas.
Overview (Visão Geral)
Nesta pasta é exibido um resumo de suas estatísticas. Numa mesma página, você pode ver o número de visualizações de páginas recebidos (“Pageviews”), seus artigos mais visitados (“Posts”), quais páginas externas lhe enviam mais visitas (“Traffic Sources”) e os países de onde vêm seus visitantes (“Audience”). Ao clicar em “More”, ao lado de cada opção, você é levado à página com os detalhes sobre aquelas informações.
Posts (Artigos)
Na área superior (“Posts”), são mostrados os seus artigos que mais visualizações tiveram naquele período. Na área inferior, em “Pages”, são mostradas as suas páginas estatísticas que tiveram mais visitas. Se você não tiver criado páginas estáticas em seu blog, esta área ficará vazia. Esta informação é importante para você determinar quais são os seus artigos que atraem mais visitantes. Um artigo que está no topo pode receber mais visitas porque você o divulgou mais, porque o assunto é interessante ou porque está melhor posicionado nas pesquisas do Google. Caso você não tenha certeza do motivo para que seu artigo esteja recebendo mais visitas, a próxima área pode ajudá-lo. Uma vez entendido o motivo, é uma lição para você: isso significa que a estratégia para aquele artigo foi bem sucedida e pode ser aplicada novamente em artigos futuros.
Traffic Sources (Fontes de Tráfego)
Aqui são mostradas as páginas externas que mais visitas enviaram ao seu blog. As fontes são divididas em três itens:
- Referring URLs – Aqui são mostradas as páginas que lhe trouxeram mais visitas. Note que você pode clicar nelas para visitar a página original de onde seu visitante veio.
- Referring sites – Aqui, as fontes são agrupadas por site. Assim, é mostrado, de forma agrupada, os sites que lhe trouxeram mais visitas. Essa informação é importante para você perceber quais são os sites em que vale a pena investir para divulgar os seus artigos. Pode também lhe indicar outros sites que contenham links para o seu e lhe tragam visitas.
- Search Keywords – Nesta área são mostradas quais palavras foram buscadas no Google e lhe trouxeram mais visitas. Normalmente, elas indicam palavras em que seu blog está bem posicionado nos resultados das buscas. É uma indicação importante do que as pessoas estão procurando ao chegar ao seu blog.
Audience (Audiência)
Nesta página, são mostradas informações sobre os seus visitantes, para que você possa conhecer melhor a sua audiência. Há também 3 áreas de informações:
- Pageviews by Countries (Visualizações de Páginas por País) – Aqui é mostrado, tanto no mapa quanto numa lista, quais são os países que mais visitas lhe enviam. Dependendo do seu conteúdo, isso pode lhe ajudar a focar os assuntos que você deve escrever, ou em que idioma eles devem ser escritos.
- Pageviews by Browsers (Visualizações de Páginas por Navegador) – Esta é uma área extremamente importante: ela mostra que navegador seus visitantes utilizam para ler seu blog. A informação é importante para que você teste seu blog nos navegadores mais utilizados, garantindo que ele seja visualizado corretamente.
- Pageviews by Operating System (Visualizações de Páginas por Sistema Operacional) – Esta informação é similar à anterior, mas mostra o sistema operacional utilizado pelos seus visitantes. Em situações normais, o Windows será o primeiro colocado, com grande diferença em relação aos demais. Mas, dependendo do assunto do seu blog, outros sistemas operacionais podem ter participação significativa, o que indica a necessidade de garantir que seu blog funcione corretamente também nesses sistemas.
Conclusão
As estatísticas no Blogger são mesmo uma novidade bastante relevante. Para muitos donos de blogs, essas estatísticas são suficientes para monitorar e direcionar o seu trabalho. E muitos desses não utilizavam as outras ferramentas de “web analytics” por as acharem complexas de difíceis de operar. Claro que as estatísticas mostradas no Blogger estão bem longe do que é possível ter numa ferramentas como o Google Analytics. Assim, se você deseja informações mais detalhadas, provavelmente você fará pouco ou nenhum uso desta funcionalidade. E você, o que achou das novas estatísticas do Blogger? Deixe seu comentário!
Leave feedback about this