As Ferramentas do Google para Webmasters analisam constantemente o seu blog e monitoram os artigos que você publica.
Veja as melhorais que elas podem detectar e como implementá-las.
Introdução
Você já conhece as Ferramentas do Google para Webmasters?
Se ainda não conhece, deveria. Elas fornecem uma série de recursos importantes que o ajudarão a deixar seu blog mais adequado ao que o Google espera.
Eu já falei sobre elas no artigo Ferramentas do Google para Webmasters: Sitemaps.
Por isso, ser você ainda não as conhece, comece por esse artigo: faça o seu cadastro e configure os sitemaps para o seu blog.
Esses são os passos inicias e necessários para que você possa seguir as demais instruções deste artigo.
Assim que você cadastrar seu blog, o Google passará a monitorar os novos artigos que você escreve em seu blog.
Com o tempo, ele lhe dará dicas para otimizar os pontos que não estão condizentes com o que o Google espera do seu blog.
É importante corrigir os erros apresentados, pois você terá mais chances de ficar bem posicionado nos resultados das buscas.
Neste artigo, você verá algumas das melhorias que são identificados pelas Ferramentas para Webmasters, e como corrigi-las em seu blog.
Onde ver as melhorias
Para encontrar as indicações de melhorias, basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse as Ferramentas do Google para Webmasters.
2. Clique sobre o nome do seu blog.
3. No menu lateral esquerdo, vá até a opção “Aspecto da pesquisa” / “Melhorias de HTML”.
4. As eventuais melhorias que o Google encontrar serão mostrados na área à direita da sua tela. Abaixo está um exemplo de tela mostrando melhorias:
Note que quando houver alguma melhoria detectada (como os casos destacados em vermelho), os itens transformam-se em links, sendo possível clicar neles para ter mais detalhes. Veja um exemplo abaixo:
Melhorias que podem ser mostradas e como implementá-las.
1. Meta descrições duplicadas
Eu falei sobre as meta descrições no artigo SEO no Blogger: Metatags.
Elas são úteis ao Google para indicar uma descrição que deve ser mostrada ao leitor quando uma postagem sua aparecer nos resultados.
Se você está recebendo o aviso de meta descrições duplicadas, há basicamente duas possibilidades:
- Você está preenchendo a mesma descrição em diversos artigos do seu blog. É importante que cada artigo tenha sua própria descrição, diferente de todas as demais do seu blog. Veja no artigo indicado acima onde você preenchê-la.
- A metatag “description” está fixa no HTML do seu template. Neste caso, você deve removê-la, e passar a utilizar o recurso indicado no artigo. Veja mais informações sobre isso no artigo Quais metatags devo utilizar em meu blog?
2. Meta descrições longas
O Google tem um tamanho máximo que ele consegue exibir da meta descrição. Ele está por volta de 150 caracteres, podendo variar um pouco para mais ou para menos.
Por isso, o ideal é que as descrições de suas postagens tenham, no máximo, 140 caracteres.
A solução para este caso é avaliar quais são as postagens mostradas pelas Ferramentas e editar suas descrições.
3. Meta descrições curtas
O Google também critica quando você preenche uma descrição muito curta (abaixo de 50 caracteres).
A solução é a mesma do item anterior: editar as postagens indicadas e preencher uma descrição entre 50 e 140 caracteres.
4. Títulos ausentes
Eu nunca vi nenhum blog apresentar este problema. Ele ocorrerá se alguma página do blog não tiver a tag <title>, indicando seu título.
Se houver alguma indicação desse erro em seu blog, verifique quais são as páginas indicadas. Se o título estiver preenchido corretamente, é bem provável que haja algum erro em seu template que precise ser corrigido.
5. Títulos duplicados
Este problema será indicado caso haja mais de uma postagem do seu blog que contenha o mesmo título. O correto é que um título nunca seja repetido em mais de uma página do seu blog.
A solução é verificar quais são as postagens com título duplicado e editar o Título de uma delas, para ficarem diferentes entre si. Outra possibilidade é que se tratem de postagens duplicadas, e nesse caso uma delas deve ser excluída.
6. Títulos longos
O tamanho máximo de títulos que o Google mostra em seus resultados está por volta de 60 caracteres. Por isso, ele pode criticar suas postagens caso elas excedam esse valor. Para ficar ainda mais seguro, o ideal é evitar títulos maiores que 55 caracteres.
A solução é simples: se houver postagens indicadas nesse item, edite seus títulos e mantenha-os no limite recomendado.
7. Títulos curtos
Da mesma forma, também não é interessante ter títulos muito curtos em suas postagens. Títulos menores que 40 caracteres podem não chamar tanta atenção do visitante.
Caso alguma postagem sua seja indicada, edite seu título e mantenha-o entre 40 e 55 caracteres.
8. Títulos não informativos.
Confesso que nunca vi nenhuma postagem sendo mostrada nessa categoria – e não encontrei nenhuma orientação do Google a respeito.
Se alguém estiver tiver itens indicados nessa categoria, me informe por comentário e ajudarei a avaliar o caso.
A situação ideal
A melhor situação será quando você conseguir ver a mensagem abaixo ao entrar na área de “Melhorias de HTML” do seu blog.
Quando ela for exibida, significa que nenhuma de suas postagens apresenta os problemas citados nos itens anteriores. Se esta for sua situação, parabéns!
Conclusão
Vale a pena você investir tempo para analisar e corrigir as situações mostradas na área de “Melhorias de HTML” das Ferramentas do Google para Webmasters.
As orientações dos itens anteriores o ajudarão nisso.
Caso você tenha em seu blog alguma situação que não se enquadre nesses itens, deixe um comentário e procurarei ajudá-lo.
Leave feedback about this