O Google Buzz é um dos assuntos mais falados na web desde seu lançamento, há algumas semanas. Muitos usuários do GMail foram surpreendidos ao acessar sua conta e perceber que já tinham acesso á ferramenta. Outros, tomaram conhecimento do Google Buzz através dos inúmeros artigos escritos em blogs. Neste artigo, vou mostrar como você pode divulgar automaticamente os artigos do seu blog no Google Buzz.
Atualização: o Google Buzz encontra-se desativado desde 2011.
Introdução
Você já deve ter ouvido falar sobre o Google Buzz. Trata-se de uma nova rede social, similar ao Twitter, lançada pelo Google e integrada ao GMail, onde você pode compartilhar com seus amigos os mais diversos conteúdos. O vídeo abaixo, produzido pelo próprio Google, dá uma ótima noção sobre o serviço:
O que vou explorar aqui não é como utilizar o Buzz, e sim como fazer uso dele para divulgar os artigos do seu blog. Por isso, se você quer conhecer mais sobre o Google Buzz, o Gustavo escreveu um artigo no GF Soluções, onde ele cita links também para outros artigos sobre o tema.
Ativando o Google Buzz
Neste momento, é muito provável que você já tenha ativado o Google Buzz e ele já esteja funcionando em seu GMail. Fazer isso é fácil:
1. Acesse http://www.gmail.com e entre com seus dados de usuário e senha.
2. Caso seja exibida uma tela como a abaixo, é só clicar no botão “Legal! Conferir o Google Buzz” e ele será ativado em sua conta.
3. Se a imagem não aparecer, há duas opções. Ou o Google Buzz já está ativado em sua conta, e então você verá a opção destacada abaixo na barra esquerda:
Ou o Google Buzz pode não estar ainda disponível em sua conta. Uma última opção é acessar http://www.google.com/buzz e tentar ativar o serviço.
Se tudo funcionou bem, você já pode começar a utilizar o Google Buzz.
Configurando seu perfil
Após a ativação, é importante você configurar o seu perfil no Google Buzz (que é o mesmo perfil utilizado por outros serviços do Google), para facilitar sua divulgação. Isso é bastante simples:
1. Clique na opção “Buzz” da barra lateral esquerda.
2. Você verá uma tela como a abaixo. Clique na opção “Editar”, marcada em vermelho:
3. Preencha as informações solicitadas. Existem duas seções importantes em termos de divulgação. A primeira delas é a seção de “Links”. Configure nela os links de seus blogs. Se eles já estiverem sendo exibidos na coluna esquerda, é só clicar em “Adicionar >>”. Se não estiverem lá, preencha a “URL” e “Nome do link” logo abaixo. Quando terminar, sua seção está parecida com a abaixo:
4. A outra seção importante é a “URL do perfil”, logo após os links. Deixe selecionada a primeira opção, com seu nome, pois isso facilitará o acompanhamento do seu perfil. Guarde esse endereço. Você o utilizará para divulgar seu Google Buzz.
5. Quando terminar, clique no botão “Salvar alterações”, no final da página. Pronto, seu perfil está completo e já pode ser divulgado.
Para conhecer meu perfil, por exemplo, acesse http://www.google.com/profiles/gerenciandoblog. Lá você encontrará um botão para me seguir. Caso você não veja o botão, é porque ainda não fez login em uma conta do Google. Neste caso, é só clicar em “Login”, no canto superior direito da tela e entrar com seus dados de usuário e senha.
Divulgando seu perfil
Divulgar o seu perfil passa agora a ser tão importante quando divulgar o seu Twitter. Para isso, abuse de sua criatividade. Sugestões de onde você poderá divulgá-lo:
- Em seu blog, colocando um gadget de HTML/Javascript (foi o que fiz no Gerenciando Blog, juntamente com o Twitter e o RSS).
- Na sua assinatura de e-mail.
- Em seu cartão de visitas.
- Seu perfil do Twitter, Orkut e outras redes sociais.
Divulgando seus artigos no Google Buzz
No Google Buzz, é muito fácil divulgar seus artigos automaticamente, especialmente se eles estiverem no Blogger:
1. Em seu Buzz, clique na opção “sites conectados”, destacada abaixo:
2. Você será levado a uma tela similar à seguinte. Note que, entre as opções, deve estar o seu Blogger. Clique no botão “Adicionar” correspondente.
3. Perceba que você pode também divulgar outros itens, incluindo seu Twitter. Caso seu blog não esteja no Blogger e seus artigos já sejam enviados para lá, é outra opção para divulgação. Quando adicionar todos os serviços desejados, clique no botão “Próxima Etapa”, na parte inferior da tela.
4. Será exibida uma tela confirmando a exibição do seu perfil público. Clique em “Salvar perfil e continuar”.
Pronto! Automaticamente, já deve ser enviado ao seu Google Buzz o último artigo do seu blog. A partir de agora, seus novos artigos também aparecerão automaticamente em seu perfil.
Permitindo que seus visitantes enviem seus artigos para o Buzz
Como citei no artigo Gadgets para Divulgação em Redes Sociais, é interessante que você facilite aos seus leitores o envio de seus artigos para redes sociais, permitindo que eles também divulguem seus artigos. O mesmo acontece com o Google Buzz.
A má notícia é que, até onde pesquisei, nenhum dos 3 gadgets que citei naquele artigo já disponibilizou o envio para o Google Buzz. O AddThis já pronunciou-se sobre o assunto, informando que estão trabalhando nisso e sugerindo uma forma pouco elegante de contornar a limitação.
Mas, a boa notícia é que já existem tutoriais mostrando como colocar em seu blog um botão para que seus visitantes enviem o artigo para o Google Buzz. Um bom exemplo está no Dicas para Blogs, no artigo Colocar Botão do Google Buzz no Blog.
IMPORTANTE: Para que ele funcione corretamente, você precisa adicionar o Google Reader aos seus “sites conectados”, conforme mostrei acima,
Para o WordPress, há um tutorial no GF Soluções, em Buzz This: Plugin para o Google Buzz no seu blog.
O Google Buzz já está disponível para o Google Apps?
Se você seguiu o artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio, outra má notícia. Segundo informações do próprio Google, o Google Buzz só estará disponível no Google Apps dentro de alguns meses. Enquanto isso, a solução é utilizar o Google Buzz em uma conta normal do GMail.
Conclusão
O Google Buzz pode parecer ser apenas “mais uma rede social”. A grande diferença, neste caso, é que quem está por trás dela é o Google, e isso deve ser respeitado. A outra diferença é que o Buzz já faz uso da rede de contatos que você tem nos serviços da empresa, como o GMail, Orkut e outras. Isso pode fazer muita diferença com relação à velocidade de propagação do Google Buzz. Claro que nem isso é garantia de sucesso. O melhor exemplo é o Google Wave, que chegou com grande alarde e quase ninguém mais fala sobre o assunto.
Independente de você gostar ou não da idéia dessa nova rede social, vale o mesmo pensamento que eu uso para o Twitter: se você não gosta, seus visitantes podem gostar e utilizar intensivamente o Google Buzz. Por isso, você não pode perder a oportunidade de divulgar seus artigos nessa nova plataforma. Especialmente quando isso pode ser feita de forma automática, como mostrei aqui.
E você, já usa o Google Buzz? O que está achando da ferramenta?
Leave feedback about this