Recentemente, tive a oportunidade de participar do evento “AdSense na sua cidade”, promovido pelo Google.
Pude conversar durante 30 minutos com um especialista do Google no AdSense, o programa mais popular e simples para ganharmos dinheiro com nossos blogs, para aprender a otimizar os ganhos em meu blog.
Veja neste artigo quais foram as dicas que recebi para o Gerenciando Blog – que também podem ser úteis para você aumentar os seus próprios rendimentos com o Google AdSense em seu blog.
Introdução
Ganhar dinheiro com seu blog é o sonho de muitos autores.
Um dos programas mais populares para isso é o Google AdSense, pela facilidade de uso e pela simples integração com os produtos da empresa, como o Blogger, o FeedBurner e o YouTube.
Através do AdSense, são exibidos anúncios no site ou blog de quem utiliza o programa, que acumula um pequeno valor a receber a cada clique que um visitante dá em seu anúncio.
Para quem está começando a utilizar o programa, uma maneira simples e gratuita de aprender o básico é lendo o E-book do Gustavo Freitas sobre Google Adsense.
O Google vem realizando uma série de eventos chamados “AdSense na sua cidade”, anunciados no blog Inside AdSense Blog.
É um evento mundial, que foi trazido agora também para o Brasil.
Os especialistas do Google no assunto vão até uma determinada cidade e conversam por 30 minutos com cada interessado previamente inscrito no evento.
O site ou blog inscrito é analisado com antecedência e, durante a conversa, são dadas dicas direcionadas àquela situação.
Além disso, é uma oportunidade para esclarecer dúvidas com quem trabalha diretamente com o AdSense dentro do Google.
Embora muitos não entendam, o Google está muito interessado em que ganhemos mais dinheiro com o programa.
Isso porque recebemos apenas parte do dinheiro que os anunciantes pagam ao programa.
Ou seja: se nós ganharmos mais, o Google também ganhará mais.
Neste artigo, reuni algumas das dicas que recebi no dia 05/09/12, quando participei do “AdSense na sua cidade” realizado em Campinas.
Embora elas tenham sido direcionadas para o Gerenciando Blog, também poderão ser úteis para o seu blog.
Dica 1 – Posicionar bem os anúncios
Esta dica é fundamental para todos que querem ganhar dinheiro com o AdSense.
Os anúncios renderão mais se ficarem posicionados em locais bem visíveis ao leitor, com destaque.
Na imagem abaixo, eu destaco em vermelho dois locais que foram selecionados com ideias para colocar os anúncios.
Um deles já utilizo para o AdSense, e outro está ocupado atualmente por um anunciante fixo.
Um exemplo de um anúncio mal posicionado é o anúncio vertical que deixei no final da minha barra lateral esquerda.
Dificilmente o visitante visualizará e clicará nesse anúncio.
O reflexo disso é que esse anúncio corresponde a apenas 10% de meus rendimentos atuais com o AdSense.
Outro local indicado para a colocação dos anúncios é no meio dos artigos.
Dessa forma, o visitante “passará os olhos” por ele ao ler um artigo, e a tendência que ele receba cliques é maior. Estou trabalhando nisso e, em breve, escreverei um artigo mostrando como fazer isso no Blogger.
Dica 2 – Utilizar cores nos anúncios texto que harmonizem com o blog
Esta é uma dica básica, mas que eu estava ignorando.
Já vi também que muitos outros blogs – inclusive grandes blogs – não a colocam em prática.
Por padrão, os anúncios de texto do Google AdSense são mostrados em cores que não harmonizam com seu blog (texto em azul, links em verde).
Isso faz com que os visitantes não sintam propensão a clicar neles.
Quando você coloca o mesmo anúncio em cores mais próximas das que você utiliza em seu blog, a tendência é que os visitantes cliquem mais nos anúncios, por sentirem que eles fazem parte de seus artigos.
Veja abaixo como os anúncios do Gerenciando Blog ficaram após adequá-los ao template do blog.
Há uma forma bem simples para fazer isso no AdSense.
Se você acessar a seção “Meus anúncios” / “Estilos de anúncios”, você pode clicar em “Novo estilo de anúncio” e criar um estilo com as cores de seu blog.
Depois, você pode editar os seus anúncios e atribuir esse padrão a eles, evitando precisar repetir a formatação em cada anúncio.
Dica 3 – Não restringir tipos de anúncios
Outra dica importante é nunca restringir o tipo de anúncio (texto ou gráficos) em seu blog.
Quando você faz isso, você informa que, naquele bloco, só serão mostrados anúncios de um tipo ou de outro.
O problema é que você pode perder dinheiro com isso.
Você pode entender isso ao saber como funciona o processo de seleção do Google para colocar um anúncio em seu blog.
O AdSense mostra qual é o anúncio que paga mais para as condições específicas (tamanho do anúncio, palavras-chave e diversos outros fatores).
Se você não colocar nenhuma restrição, o AdSense poderá exibir tanto anúncios de texto quanto gráficos, selecionando o que está pagando mais naquele momento.
Quando você os restringe, pode ser que o AdSense precise exibir justamente o que paga menos.
Para verificar se você colocou alguma restrição em seus anúncios, visite a área “Meus anúncios” / “Blocos de anúncios” no AdSense e verifique a opção que destaquei abaixo.
Você deve sempre deixar selecionada a opção “Anúncios de texto e gráficos/rich media”.
Dica 4 – Acompanhar relatórios para medir a eficiência das mudanças
Outra dica muito importante: não existem soluções mágicas que funcionarão para todos os tipos de sites e blogs.
Por isso, pode ser que as dicas que mostrei aqui não tenham o mesmo efeito positivo em seu blog.
A melhor forma de saber se uma alteração foi eficiente em seu blog é acompanhando os relatórios de desempenho.
O ideal é você anotar quando realizou cada mudança e acompanhar o seu efeito pelos próximos 7 dias.
Esse número é importante porque há variações consideráveis no decorrer de uma semana, e dessa forma você acompanhará um período completo.
Avalie os resultados antes e depois das mudanças, para verificar se você obteve resultados piores ou melhores do que obtinha antes.
Abaixo estão alguns valores importantes que você deve avaliar nos relatórios:
- CTR – Este é um valor percentual obtido dividindo-se o número de cliques nos anúncios pelo número de visualização de páginas. Assim, se você tem um CTR de 1%, significa que a cada 100 visualizações de páginas que você tem, você recebe 1 clique em seus anúncios. Quando seu CTR aumenta, significa que está recebendo mais cliques, ou seja, os seus anúncios estão mais atrativos aos visitantes.
- CPC – Este índice é mostrado em US$ (dólares) e mostra o valor médio que você recebe a cada vez que alguém clica em seu anúncio. Este valor é consequência direta dos anúncios mostrados em seu blog. Blogs com maior qualidade e que tratem de assuntos que atraiam mais publicidade apresentam um CPC maior.
- RPM – Este é um índice final que expressa quantos dólares você ganha a cada mil visualizações em seu blog. Um RPM de US$ 1,00, por exemplo, mostra que você ganha US$ 1,00 a cada 1.000 vezes que sua página é exibida. Ele é consequência dos dois fatores anteriores: quanto mais visitantes clicarem e quanto mais valiosos forem os anúncios exibidos, maior será o seu RPM.
Dica 5 – Utilize a Central de Ajuda e contate um especialista
A Central de Ajuda do Google AdSense é um ótimo recurso para quem já utiliza ou quer começar a utilizar o AdSense em seu blog ou site.
Lá, você encontrará as respostas para as dúvidas mais comuns e dicas para otimizar os seus anúncios.
Um ótimo início é acompanhar as lições da AdSense Academy.
Outro recurso muito útil – mas ainda pouco conhecido e utilizado – é a oportunidade de contatar diretamente um especialista em AdSense.
Você pode fazer isso para esclarecer dúvidas específicas ou solicitar orientações para utilizar melhor o programa em seu blog. Para fazer isso, basta acessar o Formulário de Contato, logando-se com a sua conta do Google AdSense.
Conclusão
Espero que este artigo tenha servido para lhe dar algumas orientações úteis para você ganhar mais com o Google AdSense em seu blog.
Espero que você também tenha percebido que o Google está ao seu lado e quer que você ganhe mais com o programa.
Uma sugestão que lhe faço é acompanhar de perto o Inside AdSense Blog, para ter acesso a notícias e dicas sobre o programa e, quem sabe, poder participar futuramente de um evento “AdSense na sua cidade”.
Como leitura complementar, indico que você leia, caso ainda não o tenha feito, o artigo 6 dicas para ganhar dinheiro com o Google Adsense, que o Gustavo Freitas escreveu aqui no Gerenciando Blog.
Você gostaria de compartilhar sua experiência com o uso do Google AdSense?
Tem alguma dica a acrescentar?
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