Carnaval é a época em que as pessoas veem nas ruas de sua cidade blocos que sequer sabiam existir.
Na blogosfera, ocorre algo similar: sem divulgação, dificilmente seu blog se tornará conhecido.
Neste artigo, você verá formas de divulgação que, embora sejam simples, são ignoradas por muitos autores.
Utilizando-as, você conseguirá dar mais visibilidade para o seu blog, aumentando suas chances de sucesso.
Introdução
O primeiro passo para ter sucesso com seu blog é escrever conteúdo original e de qualidade.
Nada supera isso. Mas, muitos se enganam ao pensar que isso basta para ter um blog de sucesso.
Dificilmente o seu ótimo conteúdo será encontrado se você não trabalhar para divulgar o seu trabalho e fazer com que as pessoas o conheçam.
O melhor é que essa estratégia tem efeito multiplicador: se alguém chega até o seu blog e realmente gosta do seu trabalho, há grandes chances de que ela também passe a divulgá-lo à sua rede de contatos.
Por isso, a divulgação do seu blog é essencial, tão importante quanto a produção de conteúdo de qualidade.
Nos próximos itens, você verá diversas dicas – algumas bastante divulgadas, outras nem tanto – para conseguir que seu blog seja mais conhecido e atraia mais visitantes.
1. Trabalhe o SEO do seu blog
Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para obter melhor posicionamento nos resultados de buscas do Google e outros mecanismos.
Diferente do que muitos pensam, não se tratam de técnicas secretas, sofisticadas ou complicadas para ganhar posições de maneira mágica.
Grande parte delas se resume a cuidados que você deve ter com seu blog e seus artigos, para que eles sejam mais agradáveis aos seus leitores e, consequentemente, aos buscadores.
No artigo Cinquenta tons de SEO há uma lista de técnicas que você deve utilizar para conquistar mais visitas vindas dos buscadores.
2. Use e abuse das redes sociais
As redes sociais não são mais apenas uma opção para quem tem um blog.
É essencial saber explorar bem redes como o Facebook, o Twitter e o Google+ para interagir com seus visitantes e formar uma comunidade em torno do seu blog.
Crie perfis e páginas nessas redes e as integre ao seu blog.
Uma dica importante é interagir de verdade com as pessoas que os procurarem nessas redes.
As pessoas perceberão se houver apenas publicações automáticas e abandonarão seus perfis.
Alguns artigos úteis:
- Como integrar seu blog ao Facebook
- Divulgando seu blog no Twitter – Parte 2
- Criar uma página no Google+ – no Dicas do Google+
3. Deixe o link do seu blog em seus perfis
Parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas não preenchem o link do seu blog ao realizar sua inscrição em redes sociais e outros serviços na internet.
Perdi a conta de quantas vezes visitei um perfil procurando o link para o blog de uma pessoa, mas não encontrei.
Com isso, perde-se um grande número de potenciais visitas.
Por isso, sempre que existir um campo de URL ou link nos serviços onde você se inscrever, preencha-o com o endereço do seu blog.
É uma forma simples de relacionar o seu nome com o do seu blog.
4. Adicione o link do seu blog em sua assinatura de e-mail
Esta é uma dica semelhante à anterior.
Também já passei por diversas situações em que quis conhecer o blog de alguém que me escreve e não havia link nenhum no e-mail.
Para evitar que isso ocorra, inclua o endereço do seu blog em sua assinatura de e-mail.
É uma forma simples e eficiente para divulgação.
Caso você deseje algo mais elaborado, você conhecerá uma ferramenta grátis e muito interessante para isso no artigo WiseStamp: assinatura útil para seus e-mails.
5. Invista em publicidade paga
Para ter mais relevância, pode ser uma boa ideia investir em publicidade online paga.
Há diversas opções para isso, com valores bastante acessíveis.
Uma opção é procurar sites e blogs que tratem assuntos similares aos seus e verificar se eles oferecem espaço para publicidade.
No Gerenciando Blog, por exemplo, as possibilidades são mostradas em nosso Media Kit.
Outra opção interessante é utilizar serviços de anúncio em que você paga por cada clique recebido em sua publicidade.
Abaixo estão dois artigos falando sobre as principais alternativas:
- Anunciar no Facebook – Vale a pena?
- Google AdWords – Apresentação produzida pela própria Google
6. Explore o mundo real
Além das alternativas acima, focadas no mundo online, explore também as opções existentes para divulgar o seu blog no mundo real.
Dependendo do tema que você trata, essas opções podem ser ainda mais eficientes do que ações online.
Há inúmeras opções para chamar a atenção para o seu blog, que devem ser avaliadas de acordo com a sua realidade:
- Cartões de visita
- Camisetas personalizadas
- Adesivos para carros
- Marcadores de livros para distribuição em bibliotecas
- Anúncios em publicações impressas
- E muito mais!
Lembre-se: em todas as situações, o link do seu blog deve estar presente, pois é através dele que as pessoas chegarão ao seu blog.
Conclusão
As formas citadas acima são apenas alguns exemplos de onde você pode divulgar o seu blog, para que ele ganhe mais relevância.
O importante é você se conscientizar de que, sem divulgação, seu blog dificilmente se tornará conhecido.
Tenha isso em mente e passe a colocar essa ideia em prática.
Os resultados serão compensadores!
E você, já utiliza essas técnicas para divulgar o seu blog?
Tem ideias diferentes das citadas?
Compartilhe sua experiência em um comentário!
Fotos: Fotolia
Leave feedback about this