Durante sua vida de blogueiro, você se deparará com situações de extrema tentação – mas que devem ser evitadas a todo custo.
Veja neste artigo algumas dessas situações e entenda porque elas podem ser prejudiciais ao seu trabalho.
Introdução
“Tentação é um estímulo ou indução a um ato que pareça atraente, ainda que seja inapropriado ou contradiga alguma norma ou convenção social sendo, consequentemente, proibido”.
É isso o que nos diz a Wikipedia sobre o assunto.
É uma ótima definição da palavra! Ela serve para muitas coisas na vida – e também para seu blog.
Afinal, pense nas situações tentadoras pelas quais você já não passou referentes ao seu blog! São verdadeiros testes de caráter e integridade.
Não é fácil resistir às tentações. Confesso que eu mesmo, ao longo de meus 5 anos, já cedi a algumas delas em algum momento.
Mas, a moral da história é bem clara: elas não compensam.
De uma forma ou de outra, você sairá prejudicado, mesmo que isso demore para acontecer.
Nos próximos itens, citarei cinco tentações que acredito serem bem comuns e atraentes. Você entenderá facilmente porque não deve ceder a elas.
1ª tentação: Clicar nos próprios anúncios
Esta é uma das maiores tentações para quem tem um blog e começa a utilizar o Google AdSense ou outro programa de exibição de anúncios que pagam por clique.
Normalmente, o número de cliques é baixo no início e o valor acumulado a cada dia é ínfimo.
Esse é o momento em que o diabinho aparece em seu ombro e sussurra em seu ouvido: “Dê um clique no seu anúncio e você verá que nada acontecerá de ruim.” Se você ceder a essa tentação, será o seu fim.
Logo, você estará clicando neles todos os dias.
O castigo para isso é um só: você terá sua conta do AdSense cancelada e nunca – repito, NUNCA – mais poderá utilizar o programa novamente.
E não adianta você bolar métodos mirabolantes para dar os cliques sem o AdSense perceber. O Google sempre estará um passo à sua frente e descobrirá a sua fraude.
2ª tentação: Vender links dofollow
Esta tentação costuma surgir para quem já tem mais tempo na estrada.
Você recebe um e-mail de alguém solicitando anunciar ou publicar um artigo patrocinado em seu blog. Até aí, não há problemas.
Mas, há um pequeno detalhe: o artigo deve possuir um único link “dofollow” para o site do anunciante.
O Google proíbe expressamente a venda de links “dofollow”. Veja isso no artigo https://support.google.com/webmasters/answer/96569?hl=pt-BR, na seção “Links pagos”.
Justamente para isso existe o recurso do “nofollow”, que mostrei no artigo O que é Nofollow?.
Caso você não siga essa orientação, a punição pode ser a perda de posições de seu artigo nos resultados do Google, ou mesmo o seu banimento.
Vale a pena arriscar isso?
Nesse ponto, você também pode pensar: “o Google nunca descobrirá isso!”
Realmente, pode ser que não descubra.
Mas, você sabia que qualquer pessoa pode denunciar ao Google a violação dessa regra?
Imagine se um concorrente ou desafeto seu encontra esse link e o denuncia ao Google!
Minha recomendação: diga claramente ao potencial anunciante que você não vende esse tipo de links e que, se fizesse isso, vocês dois seriam prejudicados.
3ª tentação: Excluir comentários com críticas sobre seu trabalho
Imagine a situação: você escreve aquele artigo caprichado, que levou horas de pesquisa e elaboração.
Publica-o orgulhoso do resultado final e espera pela reação dos seus leitores.
Aí chega o problema: vem aquele comentário de alguém dizendo que o artigo ficou confuso, ou que é algo que todos já sabiam e nada acrescentou.
A dúvida paira em sua cabeça: deixar ou não publicado?
Minha recomendação é: publique-o! E responda (educadamente) explicando os pontos levantados pelo comentarista.
Pode ser um exercício interessante para ajudá-lo a melhorar o seu trabalho.
Publicar comentários negativos mostra que você tem transparência com seus leitores e que sabe aceitar críticas.
Só não faço a publicação quando se tratam de comentários ofensivos, sejam para mim ou para outros comentaristas.
4ª tentação: Comprar seguidores, likes e afins
Esta é outra tentação séria. Quem nunca recebeu por e-mail uma proposta de “pacote de likes” ou coisas parecidas?
“Pague R$ 50 e ganhe 1.000 fãs em sua página do Facebook”.
“Pague R$ 20 e ganhe 500 seguidores no Twitter”.
Você só deve pagar por um pacote desses se cumprir 3 condições: quer enganar a si mesmo, quer enganar seus leitores e quer jogar dinheiro fora.
Se não é esse o seu caso, não caia nessa tentação.
Em 99% dos casos, tratam-se de números artificiais, atingidos com perfis criados apenas para essa finalidade e que não trarão nenhum benefício ao seu blog.
Ou seja: isso não trará interação nem visitas à sua página.
O pior é que isso gera uma ilusão para seus leitores, que se impressionam com os índices do seu blog ou página.
Ou seja: você está sendo desonesto justamente com quem deveria ser o aspecto mais valorizado em seu trabalho. A Samanta escreveu um ótimo artigo sobre o assunto em seu blog: Comprar Seguidores e Fãs para seu perfil, blog ou site vale a pena?
Note que isso é diferente de você fazer anúncios pagos no Facebook.
Quando você anuncia, simplesmente paga pela exibição da sua página ou blog, buscando atrair a atenção de pessoas reais e que estejam interessadas em seu trabalho.
5ª tentação: Burlar os contadores de visitas
Este é um item similar ao anterior, mas relacionado aos contadores de visitas.
Particularmente, eu nem gosto de exibir contadores de visitas no blog.
Para o leitor, eles não interessam. Por isso, prefiro ferramentas como o Google Analytics, me mostram esses dados apenas para mim.
Mas, se você deseja colocá-los em seu blog, é uma decisão sua.
O ruim – e desonesto – é você encontrar meios para burlar os contadores e gerar dados falsos. Isso pode ser feito das mais variadas formas, seja visitando você mesmo suas páginas diversas vezes, encontrando formas para aumentar o número mostrado ou utilizando ferramentas de autosurf, que geram visitas automáticas e robotizadas.
Além de ser algo antiético, isso pode até lhe trazer problemas, em vez de benefícios. Por isso, evite enganar a si mesmo e a quem admira seu trabalho.
Conclusão
Espero ter conseguido mostrar que não vale a pena cair nessas tentações – nem em outras saídas “fáceis e rápidas” com as quais você tenha se deparado.
Vale muito mais a pena ter uma página no Facebook com 50 fãs que interagem, curtem seus artigos e escrevem comentários, do que outra com 1.000 fantasmas virtuais que nem sequer existem.
Espero que o artigo sirva como um exame de consciência para você avaliar os seus atos.
Caso você já tenha caído em algumas delas, a solução é simples: arrependa-se e prometa que nunca mais na vida voltará a fazer isso novamente.
Caso pareça tempo demais, deixe de fazer isso ao menos no dia de hoje – e repita esse processo a cada novo dia. 🙂
E você, o que pensa sobre o assunto?
Quer utilizar o espaço para fazer sua confissão?
Ou então para levantar outras tentações que eu não tenha citado?
Basta deixar um comentário!
Imagem de tentação via Shutterstock
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