Há diversos sites que se propõem a realizar uma análise do seu blog ou site e recomendar melhorias. Dentre eles, o Woorank é uma ótima opção. Ele realiza uma análise bastante completa, tanto dos elementos de seu site quanto dos elementos externos e faz algumas boas recomendações. É uma ótima forma para avaliar o seu blog e compará-lo com os seus concorrentes. Agradeço ao Jorge Purgly por ter sugerido este artigo.
Introdução
Há muitos fatores técnicos com os quais todos nós que temos um blog ou site devemos nos preocupar para manter a qualidade de nosso trabalho:
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Utilizar tags para otimização nos resultados de busca;
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Obter backlinks para nosso blog;
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Adicionar tags nas imagens;
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etc.
Uma dificuldade – especialmente para quem está começando, é lembrar-se de todos esses detalhes. O Woorank é um serviço que facilita esse trabalho: ele possui uma lista com dezenas de itens que são avaliados automaticamente. Como resultado, é gerado um relatório que lhe dá uma nota de 0 (pior resultado) a 100 (melhor resultado), mostrando quais são os itens que você deve melhor. Por isso, é uma ótima ferramenta para auxiliá-lo a evoluir o seu blog, indicando quais são os pontos importantes que você pode estar deixando de lado. Como você pode analisar qualquer site na ferramenta, é também uma ótima opção de “benchmark”, para que você possa comparar seus resultados com o seu concorrente e entender o que ele faz melhor que você.
Como gerar o relatório de análise
Gerar o relatório é muito simples: basta visitar a página http://www.woorank.com, preencher o endereço do seu blog ou site e clicar em “Generate report”.
Depois de alguns segundos, você será levado à página com o seu resultado (em meu caso, http://www.woorank.com/en/www/gerenciandoblog.com.br), similar à figura abaixo:
No resultado, você pode identificar alguns itens importantes: 1. A nota dada ao seu blog pelo Woorank, de 0 a 100. Em meu caso, a nota foi 59,2. 2. O link e descrição do seu blog, de acordo com as metatags que você tiver nele. 3. A captura de uma tela de seu blog (que pode não ser recente, como em meu caso). 4. A opção de exportá-lo para um arquivo PDF (que pode ser interessante para comparar com resultados futuros). 5. Os resultados detalhados da análise.
Como analisar o resultado gerado
A nota total que você recebe é consequência dos resultados dos itens que foram analisados. Claro que, quanto melhores avaliações você tiver em seus itens, maior será a sua nota. Quando você clicar no símbolo + antes de cada item no relatório, você verá informações detalhadas sobre aquele item específico, especialmente com dicas sobre como solucioná-lo. É importante entender o que são os símbolos mostrados no resultado de cada um dos itens:
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Resultado
- Impacto do item na avaliação
- Dificuldade da solução
As informações mostradas
Este artigo ficaria longo demais se eu explicasse com detalhes cada um dos itens mostrados. Apresentarei quais são os grupos que a ferramenta analisa e algumas informações sobre os itens de cada grupo. Também indicarei alguns artigos do Gerenciando Blog que lhe darão algumas dicas adicionais sobre o item. 1. Visitors (Visitantes)
Aqui, você verá uma estimativa do número mensal de visitantes (estimado corretamente, no caso do Gerenciando Blog) e a posição no ranking Alexa e Compete.
- Para aumentar o número de visitantes, sugiro o artigo Como Aumentar as Visitas do seu Blog; para saber mais sobre o Alexa, leia Alexa Rank – Vida Além do PageRank.
2. Content (Conteúdo)
Neste item, será mostrado o número de páginas indexadas pelo Google e quais são suas páginas mais populares.
- Se você tiver problemas com a indexação de suas páginas, leia o artigo Como Aparecer no Google?
3. In-Site SEO (Otimização interna para mecanismos de buscas) 3.1. Home analysis (Análise da página principal)
Aqui, você verá diversas informações sobre a sua página principal. Grande parte delas diz respeitos a metatags que você deve ter em seu HTML para que os mecanismos de buscas possam mostrar informações importantes sobre seu site.
- Você encontrará algumas informações sobre o tema em Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 2.
3.2. Inside analysis (Análise interna)
Aqui, são feitas pequenas análises sobre suas páginas mais populares, para verificar se elas contém títulos diferentes entre si e quanto o seu texto representa em relação ao seu HTML. 3.3. Website compliance (Adequação aos padrões)
Neste item, são avaliados diversos itens técnicos, para verificar se seu site segue diversos padrões existentes na internet. Um item que pode assustar é o “W3C”, pela alta quantidade de erros que normalmente são mostrados. Quando se trabalha em uma plataforma como o Blogger, é praticamente impossível corrigir esses problemas. 4. Off-Site SEO (Otimização externa para mecanismos de buscas) 4.1. Popularity (Popularidade)
Aqui, a popularidade de seu site é medida através do número de backlinks, que são links em outros sites apontando para o seu.
- Os artigos Monitorando seus Backlinks e Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3
- lhe darão mais detalhes sobre este item.
4.2. Directories (Diretórios)
Os diretórios são sites especiais que trazem uma lista com sites e blogs existentes na internet. Estar listado nos diretórios tem grande impacto positivo para o posicionamento dos sites em resultados de buscas. Por outro lado, não é uma tarefa fácil ser aceito nesses diretórios. 4.3. Social Media (Redes sociais)
Aqui é feita uma análise com relação às aparições do seu blog ou site em algumas redes sociais, com o Twitter. Também é analisado se seu site possui feeds RSS disponíveis.
- Para saber mais sobre a divulgação do seu blog no Twitter, leia os artigos Como Conseguir 1.000 Seguidores no Twitter e 5 maneiras de aumentar sua influência no Twitter.
5. Usability (Usabilidade)
Neste item, é avaliada a facilidade de leitura de seus artigos (embora eu não considere que a ferramenta consiga analisar corretamente textos escritos em português) e a existência de um favicon em seu site.
- Para ter um favicon em seu blog, leia o artigo Favicon: um ícone para o seu blog.
6. Website informations (Informações sobre o site) 6.1. Server (Servidor)
Aqui, é mostrado o seu IP, o tempo de carregamento e o local onde o seu blog ou site está hospedado. Quem possui um blog no Blogger pode se surpreender ao descobrir que os arquivos do seu blog estão nos EUA. 6.2. Domain (Domínio)
Neste item, serão mostradas informações sobre o seu domínio. Para quem tem um domínio .COM.BR, como é o meu caso, elas não serão mostradas. 6.3. Related websites (Sites relacionados)
Aqui, você verá uma lista de sites que o Woorank identificou estarem de alguma forma relacionados ao seu. Você terá um link para ver os relatórios do Woorank desses sites. 6.4. Other facts (Outros fatos)
A única informação mostrada aqui é se ele apresenta algum risco para seus visitantes, como malwares e possibilidades de ataque.
Conclusão
O Woorank é uma ferramenta útil para avaliar o seu site ou blog. Você perceberá que nem todos os itens poderão ser solucionados. Entretanto, há itens bastante simples que podem melhorar a qualidade do seu blog, o que normalmente significará uma melhor visibilidade e aumento em seu número de visitas. Se você tem dúvidas por onde começar, verifique os itens em que você falhou, que possuem alto impacto e são de fácil solução. É possível que você consiga bons resultados com pouco trabalho. E sugiro que você guarde o relatório atual, para que possa compará-lo com seu resultado futuro.
Antes de terminar, uma curiosidade: veja o que acontece quando você tenta analisar o próprio endereço www.woorank.com pelo Woorank!
E você, já conhecia o Woorank? Quer compartilhar o seu resultado? Deixe um comentário!
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