Para ter um negócio online lucrativo, você deve ajudar os seus vistantes a perceberem, gostarem e confiarem em si. Para fazer tudo isto num mercado com bastante concorrência, o seu site tem de ser capaz de demonstrar de uma maneira eficaz que você é a solução ideal. As boas notícias é que tudo isto pode ser desenvolvido através de estratégias de conteúdo e excelente web design . Irei descrever 2 dicas de simples, que quando implementadas, você verá um aumento instantâneo no retorno do seu site. Vamos a isto!
Dica #1 – Seja único, tenha uma proposta de valor único.
i) O que é a proposta de valor único? Proposta de valor único, em poucas palavras, é a uma promessa demonstra que você é a solução ideal para o problema da sua audiência. Esta proposta diz ao seu potencial cliente ideal porque é que ele deveria comprar de você em vez da sua competição. ii) O que não é proposta de valor único? Não é um slogan ou uma frase que fique na cabeça! Exemplo #1: “Porque você vale muito – L’óreal” Exemplo #2: “Amo Muito Tudo Isso – McDonald’s” iii) A sua proposta de valor único consiste em? Não há nenhuma formula mágica, mas as seguintes 4 dicas irão ajudá-lo a criar a definir a sua proposta de valor: 1 – Título Principal: Normalmente é o benefício principal que você oferece. No máximo 1 frase. Pode mencionar um produto ou serviço. O objectivo é chamar a atenção. 2 – Sub Título: ou um parágrafo de 2 a 3 frases. Uma explicação sucinta da sua oferta e a razão pela qual você é a solução ideal. 3 – Três bullet points: Lista de benefícios chave, ou funcionalidades. 4 – Visual: Imagens comunicam muito mais que palavras. Utilize imagens se for para reforçar o seu título e sub título, caso contrário pode ser apenas uma distracção. Para descobrir a sua proposta de valor tente responder às seguintes questões: “O que é que o diferencia da sua concorrência? “ “Porque é que eu devo escolher os vossos produtos ou serviços?” Exemplo #1: O seu potencial cliente está no Google a procurar os seus serviços. Acabou de analisar 4 dos seus concorrentes e entrou agora no seu site. Se o seu site não transmitir nada único, e for apenas mais um, a probabilidade de atrair o seu potencial cliente é muito menor. E se você se conseguir diferenciar ? Neste caso, o seu visitante talvez comece a pensar, ” Hmmm, o que é que estes têm de especial..?” Não estou a dizer para ser diferente apenas por ser diferente! Você já é diferente! Para de agir como apenas mais um! O que é que é único na sua organização? O que é que os seus visitantes / clientes adoram? O que é que você pode dizer que mais ninguém pode? Quando responder a estas questões, você encontrou a sua proposta de valor único, que fará você ser realmente diferente. Exemplo #2: O exemplo seguinte mostra como é que uma empresa de web marketing pode destacar-se através de uma proposta de valor único: Título: ‘Criamos e divulgamos o seu site’. Dá para perceber claramente o que a empresa faz. Sub Título: ‘Com a estratégia que aumentou as conversões de sites até 223% em apenas 1 semana’. Esta frase está excelente mas é crucial apoiá-la através de dados estatísticos. Não mostrando mais nada, ao ler apenas 2 frases o potencial cliente pode ficar tentado a querer saber mais! Exemplo #3: Design super simples de uma ferramenta que ajuda na organização. Título: ‘Remember everything’ Não é complemente claro mas é bastante simples e fácil de perceber após a leitura das bullet points em baixo. 3 Bullet Points: 3 simples passos que destacam funcionalidades e benefícios com imagens a apoiar cada um deles. Resumo: Responda a estas questões corretamente e veja um aumento instantâneo nas suas conversões:
- O que é que você faz que é único?
2. O que é que você pode dizer que mais ninguém pode? 3. O que é que os seus clientes adoram? 4. Crie a sua proposta de valor único agora!
Dica #2 – Testemunhos (o mais fácil de implementar!)
Testemunhos é dos métodos mais simples para aumentar a credibilidade do seu site. O que é que os seus clientes pensam do seu produto? Responder a esta questão é super simples e tem um impacto gigante nas conversões do seu site. Testemunhos ajuda em:
- Aumentar a sua credibilidade
- Adicionar uma camada emotiva à sua estratégia de venda
- Mostrar ao seu potencial cliente como é que o seu serviço os ajudou
A ideia com os testemunhos não é dizer algo como: “Excelente empresa, são os melhores!”. Este tipo de testemunho faz mais mal, que bem! Em vez disso dê ênfase a um dos problemas que sua audiência tem, e mostre como é que o seu serviço resolveu esse problema. Exemplo #1: Supondo que vende um produto para cancelar o ronco do seu parceiro ou parceira. “Gostava de mencionar que o vosso produto salvou-me a vida. Eu e o meu marido finalmente estamos a partilhar a mesma cama, após 5 anos a dormir em quartos separados. Tudo por encontrarmos o vosso site, MUITO OBRIGADO!” Repare que neste testemunho estamos a dar ênfase: Problema: A sra. Maria não conseguia dormir com o marido porque ele ressonava muito Resolução: O produto resolveu o problema Exemplo #2: Mau Testemunho: “Eu adoro o vosso produto! Tenho que comprar mais! Estou tão contente por o ter comprado que voltarei para comprar mais!” Ok, o que é que este testemunho tem de errado? É um cliente satisfeito o que é bom, mas será que prova que o seu produto é excelente? Será que explica os benefícios que o cliente obteve como seu produto? Não.. Enquanto o feedback do testemunho é bastante positivo este testemunho não irá causar nenhum impacto grande no seu visitante. Excelente Testemunho: “Utilizei o vosso produto aplicando as dicas que me forneceram e nos últimos 5 dias o meu telemóvel não para de tocar! Vendi mais de 780 Reais em serviços em apenas 5 dias! É a primeira vez em 7 meses que estou a ver que a minha empresa pode crescer!” O que é que torna este testemunho tão bom? i). Está cheio de benefícios. As pessoas adoram ouvir os resultados que o seu produto / serviço gerou. “Este serviço duplicou o nosso número de contactos mensais!”, “Este produto fez com que a minha dor de costas desaparecesse de vez, e rápido!” ii). Um bom testemunho apoia a sua proposta de valor único. Se a sua proposta de valor único diz que consegue resolver um problema , que tal mencionar num testemunho como é que o seu produto / serviço resoulveu esse problema? iii). Um bom testemunho é credível. Utilize Primeiro e último nome e empresa para cada testemunho. Se possível utilize fotos para apoiar a credibilidade. Resumo: – Pergunte aos seus clientes para lhe darem um testemunho e se possível uma foto ( a ideia da foto é aumentar a credibilidade. Se tiver pouca qualidade até pode ser melhor pois não parece uma imagem de stock de fotos ). Optimize o testemunho que os seus clientes lhe deram com as dicas do exemplo #2. Implemente estas duas simples dicas e veja o seu analytics nas semanas seguintes. O que você vai ver é: Mais interacção com o site, mais páginas visitadas, a percentagem de saída vai descer e você vai ver um aumento instantâneo nas suas conversões. Boa sorte! Deixe seu comentário. Este é um guest post enviado por André Silva do site Shark MediaPT. Agradeço pelo excelente conteúdo em colaboração a comunidade.
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