junho 14, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
segurança

3 cuidados com a segurança da informação no seu negócio

Esses cuidados podem ser úteis para evitar uma invasão cibernética nos dados de uma empresa

O ano de 2022 ficou para trás, mas estará marcado na história de muitas empresas que tiveram suas informações roubadas por ataques cibernéticos, realizados através de um novo sistema de vírus capaz de tornar todos os arquivos no computador reféns. Por meio desses ataques, os documentos primordiais de diversas empresas foram criptografados e, para recuperar esses documentos, é necessário realizar um pagamento absurdo. 

Isso serviu de alerta para que as empresas comecem a enxergar o investimento na segurança da informação do negócio como algo essencial. É preciso ter em mente que, assim como procurar formas alternativas de realizar mais vendas e conferir as melhores opções de máquina de cartão para facilitar a vida do cliente, buscar manter, cada vez mais, a segurança das informações que são o “tesouro” de cada empresa também é algo a se pensar.

A segurança das informações

Quando o assunto é segurança das informações tecnológicas, os empresários atuais não dão o devido valor porque as estatísticas de um ataque cibernético são baixas. Mas, com o grande avanço da tecnologia, muitos outros perigos estão emergindo do fundo da Dark Web, e isso deve ser uma preocupação. 

Manter-se livre de qualquer possibilidade de um ciberataque é sempre bom. Com as novas ondas de ataques, nas quais o objetivo dos criminosos é hackear as próprias máquinas de cartão para roubar os dados dos clientes, investir na segurança da informação é uma forma de proteger também os clientes que realizam compras nas empresas. A seguir, será possível conferir de perto os melhores cuidados que se deve ter para manter a integridade da segurança dos dados empresariais.

1. Não adquirir qualquer sistema ERP

Os sistemas ERPs estão integrados em diversas empresas, e eles são famosos por armazenar todos os dados do negócio e também dos clientes para garantir uma eficiência maior na emissão de notas fiscais e afins.

Caso o empreendedor tenha um sistema que possua uma falha de segurança, certamente, ao sofrer um ataque cibernético, essa falha será uma vantagem para o hacker conseguir aquilo que ele está buscando ao invadir o sistema. Então, a primeira forma de tomar cuidado com a segurança das informações do negócio é manter um sistema com qualidade e segurança comprovada inserido na empresa.

2. Investir em criptografia de ponta

Segurança nunca é demais, e, ao investir em uma criptografia de ponta para armazenar os dados cadastrais e as receitas, entre outros documentos considerados importantes, a empresa estará investindo também na segurança dos seus clientes. 

Uma forma conveniente de contribuir com a segurança dos dados e, assim, proteger os clientes que realizam compras confiando na segurança da empresa em questão é confiar nos dados das vendas e dos clientes, as famosas chaves de criptografia simétrica e assimétrica.

3. Backups constantes podem ser úteis

Por conta dos ataques de Ransomwares que criptografam todos os documentos que veem pela frente dentro de um computador, realizar backups constantes em outros servidores, ou máquinas, é algo que pode ser útil e auxiliar na economia do dinheiro que seria exigido pelos invasores para a liberação dos documentos “sequestrados”.

Uma coisa é certa: a tecnologia e a internet possuem dois lados. O lado bom, que é toda a eficiência que ela pode oferecer tanto para usuários quanto para os empresários; e o lado ruim, que consegue contribuir para a falência de uma empresa.

Então, ao levar em conta os três cuidados citados para a proteção dos dados contra invasores, certamente o empresário estará contribuindo para a saúde do seu negócio e  dos clientes, que confiam que estão seguros realizando as compras em sua empresa.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X