Investir em marketing digital nos dias de hoje é o melhor caminho para aumentar suas vendas e atrair clientes para a sua empresa por meio da internet.
No entanto, há muitos tipos de estratégias disponíveis e isso pode dificultar um pouco as coisas, afinal, qual ou quais mais valem a pena investir?
Por isso, no artigo de hoje, para te ajudar, nós separamos as 5 principais estratégias de marketing digital que você deve levar em consideração quando for fazer este tipo de investimento.
Então continue acompanhando a leitura para saber quais são elas!
Principais estratégias de marketing digital
1. Anúncios (links patrocinados e mídia paga)
Graças à internet e ao marketing digital, hoje é possível fazer diversos tipos de anúncios e de uma maneira muito mais assertiva, segmentada, personalizada e barata!
Por isso, fazer este tipo de investimento atualmente é extremamente importante para empresas que querem atrair mais clientes e vender mais.
Antigamente, muitas empresas anunciavam em rádios, jornais, revistas, televisões, etc., e isso além de ser caro, atingia um público muito amplo, que não necessariamente tinha interesse em comprar determinado produto ou contratar determinado serviço.
Hoje, a história é diferente. Isso porque, com o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras plataformas de anúncios, é possível anunciar investindo um valor bem mais baixo e direcionar os anúncios para que as pessoas certas os vejam no momento certo.
Além disso, os anúncios podem aparecer em textos, imagens, banners, vídeos, aplicativos, sites de terceiros, etc. Ou seja, há também diferentes formatos e possibilidades para explorá-los.
Sem contar que os anúncios, de todas as estratégias abaixo, geralmente são os que têm o retorno mais rápido. Portanto, se você tem pressa em conseguir mais vendas e clientes, com certeza este investimento vale a pena.
2. E-mail marketing
O e-mail marketing já existe há um bom tempo, mas mesmo nos dias de hoje, ele continua sendo bastante importante em estratégias de marketing digital.
Isso porque esse canal permite diversas ações e é muito mais pessoal que outras estratégias, pois a sua empresa aparece no e-mail de cada pessoa, de maneira individual.
Por isso, os e-mails, ou melhor, os conteúdos dos e-mails, precisam ser personalizados e utilizados para engajar clientes, bem como criar um relacionamento sólido com eles.
3. Marketing de conteúdo
Outra estratégia de marketing digital que é de suma importância para a sua empresa é o marketing de conteúdo.
Isso porque, grande parte das pessoas que acessa a internet está em busca de algum tipo de conteúdo, seja em texto, vídeo, imagem, áudio, etc.
Ou seja, a sua empresa precisa produzir conteúdos para atrair pessoas, para conseguir clientes e vender mais.
É claro que não basta apenas produzir. É preciso ter estratégias bem definidas e gerar conteúdos valiosos, de qualidade e que agregam valor para quem os lê e/ou os vê.
Além do mais, investir em conteúdos relevantes ajuda a educar o público-alvo, ajuda a engajá-los e a gerar credibilidade, confiança e autoridade para sua empresa. Nada mal, não é verdade?
Redes sociais
Diariamente, inúmeras pessoas acessam as redes sociais, seja o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, entre outras.
Sendo assim, estes canais podem ser bastante valiosos para o seu negócio, pois neles você pode divulgar seus produtos/serviços, oferecer cupons de descontos, anunciar novidades, fornecer informações relevantes, conhecer melhor o seu público, gerar engajamento, interagir, responder comentários e muito mais!
E isso tudo é importante, pois muitos consumidores querem estar mais próximos das marcas que compram, eles gostam de interagir, de se comunicar e de criar uma relação com a empresa. As redes sociais são ótimas para isso.
Além do mais, os consumidores e potenciais clientes podem compartilhar publicações, curtir, comentar, reagir, salvar e muito mais! Tudo isso ajuda no engajamento e divulgação da sua marca.
SEO
Para finalizar, temos o SEO que, basicamente, consiste em uma estratégia de marketing digital em que são aplicadas técnicas e otimizações em seu site, blog ou canal no YouTube para que estes fiquem bem posicionados organicamente, isto é, que sejam encontrados pelas pessoas de maneira fácil nos primeiros resultados de uma pesquisa.
Por exemplo, se a sua empresa vende acessórios para celular e tem um site otimizado para SEO, quando um potencial cliente faz essa busca no Google, ele tende a aparecer nas primeiras posições e assim atrair mais potenciais clientes.
E por que o SEO é uma estratégia tão importante? Porque a maioria dos usuários na internet prefere os resultados orgânicos. Muitos, inclusive, não costumam clicar em anúncios.
Por isso, estar bem ranqueado gera mais credibilidade para a sua empresa, além de mais visibilidade e acessos em seu site, blog e/ou canal no YouTube. Consequentemente, as chances de vender mais são bem maiores!
A única ressalva a respeito do SEO, é que esta estratégia demanda um certo tempo para começar a apresentar resultados (geralmente alguns meses).
Isso porque são necessárias diversas análises, estudos, definições de palavras-chave, otimizações On Page e Off Page e mais uma série de questões até que o site, blog ou canal no YouTube esteja bem otimizado.
Portanto, tenha isso em mente. SEO não é do dia para a noite, mas sim a médio e longo prazo.
Considerações finais
Ao longo deste artigo, apresentamos para você as principais estratégias de marketing digital para investir em sua empresa e, assim, conseguir mais vendas e clientes.
Porém, como você pôde ver, essas estratégias demandam um certo tempo e um certo nível de conhecimento para que, de fato, gerem resultados.
Por isso, um caminho que muitas empresas adotam atualmente é investir em uma agência de marketing digital para que os profissionais que trabalham nela possam colocar em prática todas as estratégias da melhor maneira.
Sendo assim, se você quer investir em marketing digital, não deixe de considerar o trabalho dessas agências para isso, pois nesses lugares há profissionais específicos e qualificados para ajudarem o seu negócio a crescer e prosperar!
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