maio 20, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Dicas

6 dicas para evitar que os alimentos apodreçam

Nos últimos anos, o aumento no preço dos alimentos se tornou uma pauta recorrente na mídia e na casa de milhares de brasileiros, assim como a importância da diminuição do desperdício e o combate à fome. Todos esses fatores estão diretamente ligados com a forma que consumimos e conservamos os alimentos no dia a dia. 

Geladeiras, freezer vertical, embalagens próprias para conservação… diversas ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de prolongar o tempo de consumo dos alimentos. Mas afinal, existem outras formas de evitar que eles estraguem? Abaixo, você confere algumas dicas para colocar em prática na rotina: 

Compre os alimentos em quantidades adequadas

A primeira dica para evitar que os alimentos estraguem é não comprar em grandes quantidades. Pode parecer simples, mas para quem mora sozinho ou com poucas pessoas, é comum que os alimentos sejam perdidos antes do consumo por esse motivo.

Aumentar a frequência de ida aos mercados, comprar uma variedade menor de legumes ou verduras e até mesmo levar apenas um item de cada tipo pode ser uma boa estratégia para evitar o desperdício.

Higienize os alimentos assim que chegar do mercado

Partículas de sujeira, açúcar e a presença de agentes externos podem acelerar o processo de degradação de frutas, legumes e verduras. Por isso, a dica é lavar os alimentos em água corrente ou contar com a ajuda de um pano úmido na higienização. 

Após a limpeza, é importante secar bem os itens e armazenar em saquinhos ou potes, que devem ser levados à geladeira ou aos armários, de acordo com a necessidade de cada alimento. 

Fique atento ao prazo de validade nas embalagens

É comum que ao encontrar uma boa oferta no mercado, a primeira reação seja colocar o produto no carrinho. Entretanto, é preciso ficar atento nesses casos e checar se o preço não está associado a uma validade próxima. 

Mesmo em produtos com o preço habitual, é prudente checar também a validade dos alimentos na embalagem. Assim, é possível se planejar e evitar a compra de itens que podem estragar em poucos dias. 

Aproveite a geladeira e o freezer

A geladeira e o freezer podem ser os maiores aliados para evitar o desperdício de alimentos. É possível congelar ou refrigerar frutas para fazer sucos e vitaminas, comidas prontas para consumir ao longo da semana, queijos e até mesmo alguns tipos de verduras. 

O importante é não perder de vista a data em que o alimento foi armazenado. Para isso, é possível recorrer ao uso de etiquetas identificadoras. Na hora de consumir, a dica é dar prioridade ao que está mais próximo de estragar. 

Não prepare grandes quantidades de comida

O tempo de consumo dos alimentos tende a mudar depois que eles são preparados. Isso acontece porque água, temperos e novos ingredientes são adicionados, afetando diretamente as propriedades e a validade inicial do alimento. 

Para evitar que a comida estrague, é importante preparar refeições frescas, em quantidades para consumo de no máximo dois dias. Caso aconteça um imprevisto, ainda é possível congelar o alimento pronto e aumentar esse período, evitando o desperdício. 

Use as receitas a seu favor 

Colocou todas as dicas em prática e mesmo assim tem algum alimento próximo de estragar no armário ou na geladeira? Aposte nas receitas! Elas podem ser fortes aliadas na hora de aproveitar alimentos e evitar o desperdício. 

Tomates muito maduros podem se transformar em molho, frutas podem ser convertidas em polpas congeladas para suco, legumes podem render um bolinho ou torta para a janta. Não existe uma maneira única de aproveitar esses alimentos, o que manda é a criatividade e os itens disponíveis em casa.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X