Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que consiste na criação de materiais ricos e relevantes, em diferentes formatos, com o intuito de atrair clientes por meio deles.
Seu propósito não é promover a marca diretamente, mas atrair seu público e oferecer soluções para possíveis problemas. Há muito tempo o marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar algo indispensável para as empresas.
Qualquer negócio que queira se manter relevante atualmente, precisa conquistar visibilidade online. Não basta apenas estar na internet, mas é necessário saber como se colocar nela para se destacar em meio aos concorrentes.
Isso envolve investimentos em estratégias que atraem o público, e dentre tantas possibilidades, o marketing de conteúdo é o que mais se destaca, tanto é que é recomendado pelos especialistas no assunto do mundo todo.
A internet transformou o consumidor, aumentando sua exigência e fazendo com que ele busque informações cada vez mais. A companhia precisa atender a essa demanda, e os conteúdos relevantes são o caminho para isso.
Neste artigo, você vai entender o conceito de marketing de conteúdo, sua importância e as vantagens que traz para o negócio.
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia focada em engajar o público da marca e aumentar a quantidade de clientes e potenciais clientes, por meio da criação de materiais ricos e relevantes, em diferentes formatos, como:
- Vídeos;
- Textos;
- Imagens;
- Infográficos.
Esses e outros formatos ajudam a envolver as pessoas e geram valor para elas, ao mesmo tempo em que criam uma percepção positiva em relação à empresa.
Quando uma pessoa pesquisa alguma informação na internet, como microagulhamento masculino, não quer saber apenas o preço do procedimento, mas também como ele funciona, suas vantagens, entre outras informações.
Lembrando que falar sobre o preço é importante, assim como divulgar o estabelecimento, mas diante das mudanças de comportamento dos consumidores, estabelecer uma comunicação com eles é vital.
Conteúdos ricos e bem elaborados são a chave do sucesso, e a partir disso, podemos começar a compreender a importância dessa prática.
Por que o marketing de conteúdo é importante?
O marketing de conteúdo é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, porque ele consegue melhorar o relacionamento com os clientes.
Se o consumidor estiver em dúvidas entre uma marca e outra, vai preferir aquela que não está preocupada apenas em vender, mas que também se interessa em ajudá-lo de alguma forma.
O consumidor moderno é muito exigente e gosta de ser bem atendido, mas não apenas no ponto de vendas ou ao entrar em contato com o atendimento ao cliente, ele gosta de receber atenção e se sentir exclusivo.
Se uma loja de fantasia de índio feminina oferecer conteúdos feitos especialmente para seu cliente, consegue estreitar os laços com ele.
A marca estará presente em todos os momentos da vida de seu público, não apenas na hora da compra. Por exemplo, um supermercado pode criar um blog com dicas de alimentação.
Mesmo que não esteja promovendo diretamente as mercadorias, oferece publicações valiosas para pessoas que querem se alimentar melhor e que não sabem como fazer isso.
É como se a marca se tornasse uma amiga daquela pessoa, e com certeza será lembrada na hora das compras.
O marketing de conteúdo faz parte de outra estratégia fundamental para os negócios: o SEO. Search Engine Optimization é um conjunto de práticas que otimizam as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Quanto mais interessante o material for, maior será o número de acessos e a plataforma começa a se destacar entre os buscadores.
Por outro lado, empresas que não criam bons conteúdos ou nem mesmo investem nessa prática perdem visibilidade e acabam abrindo espaço para a concorrência.
Os conteúdos de uma escola de música que oferece aula de 7 cordas conquistam em baixa dores da marca, ou seja, pessoas que compartilham o material com as outras, aumentando o alcance da empresa.
Quando alguém compartilha o conteúdo, não significa que vá comprar alguma coisa, mas, de fato, considera o material como algo bom o suficiente para outras pessoas de seu convívio.
Por fim, embora o objetivo do marketing de conteúdo não seja vender, ele colabora, e muito, com o aumento das vendas.
A partir do momento em que as empresas percebem o domínio da companhia em relação àquilo que fazem, começam a confiar mais nela, e quando precisarem de uma solução, vão procurá-la.
Com base na importância do marketing de conteúdo, não é difícil imaginar todas as vantagens que essa estratégia é capaz de trazer.
Vantagens do marketing de conteúdo
Cada vez mais empresas, como uma clínica de lipoaspiração lipomastia, investem em marketing de conteúdo para atrair clientes.
Como falamos, são materiais que conquistam as pessoas, constroem autoridades da marca e por isso acabam gerando mais vendas.
Eles têm um papel muito importante na jornada de compras, desde a atração do potencial cliente até sua fidelização. Com isso, acaba trazendo muitas vantagens, como:
Atrair as pessoas certas
Esses materiais ajudam a atrair as pessoas certas, ou seja, quem realmente está interessado no que o negócio vende, mas que ainda não o conhecem.
São conteúdos fáceis de serem encontrados e que podem ser integrados há outras estratégias, como a criação de um blog e técnicas de SEO. Com essa união, fica muito mais fácil fazer a marca ser encontrada, no momento mais oportuno.
Em linhas gerais, sua empresa vai receber a atenção das pessoas, exatamente no momento em que elas precisam e procuram uma solução.
Educar os clientes
Um centro veterinário 24 horas pode usar essa estratégia para educar sua audiência, ou seja, permitir que os clientes e potenciais clientes possam saber um pouco mais sobre os serviços oferecidos.
Educar é nutrir o prospect com informações que vão fazê-lo enxergar o valor do produto ou serviço e de que maneira ele é capaz de solucionar seus problemas e atender suas demandas.
Fidelizar os clientes
Os conteúdos não servem apenas para atrair e converter prospects em clientes, mas também para fidelizar quem já compra com você.
Eles estabelecem um relacionamento promissor com o consumidor, que passa a contar com a marca em diversos momentos do dia a dia.
A companhia não vai fazer parte da vida das pessoas apenas quando elas precisarem de seus produtos e serviços, mas em várias outras ocasiões.
Por exemplo, se alguém tiver dúvidas sobre como fazer a sanitização de ambientes, pode recorrer ao blog de um fabricante de produtos de limpeza para esclarecê-las.
Quando isso acontece, é como se o visitante entrasse em um novo funil de vendas, pois ao longo do conteúdo, percebe o quanto a marca domina o que faz e de que maneira seus produtos e serviços atendem suas demandas.
Vender
Mesmo que o propósito do marketing de conteúdo não seja vender, ele vende, portanto, é capaz de atender ao principal objetivo de qualquer empresa.
A marca consegue vender para o público, antes mesmo da compra, ou seja, antes de o lead virar cliente, ele já está comprando a ideia da a corporação.
Aumentar a lista de leads
A empresa inicia o funil de vendas com sua lista de leads, ou seja, enviando conteúdos de valor por e-mail para seus potenciais clientes.
Um consultório de geriatra e psiquiatra atrai essas pessoas por meio de marketing de conteúdo, mas precisa oferecer materiais exclusivos e gratuitos, que vão esclarecer as dúvidas e atender às necessidades da audiência.
Criar relacionamento com o público
Existem várias estratégias que aumentam a interação entre público e marca, como no caso do e-mail marketing e das redes sociais, e o marketing de conteúdo tem relação direta com a imagem que a empresa cria nesses canais.
Quanto mais pessoas se identificam com ela, maiores são as chances de vendas. Os materiais podem ter duas finalidades, informar ou entreter.
Um centro hospitalar veterinário deve trabalhar com esses formatos e aproveitar para falar um pouco mais sobre si mesmo e sobre seus serviços.
Só que existe uma maneira certa de distribuir os tipos de conteúdo, depois nas redes sociais, por exemplo, recomenda-se que apenas 20% dos materiais sejam direcionados para o produto ou serviço oferecido.
Essa estratégia também ajuda a personalizar a aproximação, principalmente se os materiais forem enviados por e-mail.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing de conteúdo é a melhor estratégia para se relacionar com o público, posicionar a empresa como uma organização inteligente, que sabe o que faz e que tem condições de atender às necessidades de sua audiência.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre seus benefícios e o quanto essa estratégia é capaz de promover o seu negócio na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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