O serviço Ahrefs Site Explorer é um ótimo apoio para as técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de buscas).
Otimizar o seu blog para as ferramentas de buscas é uma das técnicas mais eficientes para receber mais visitas em seu blog.
Hoje, mesmo sem conhecimentos avançados, qualquer um pode – e deve! – se preocupar com SEO.
Veja como o Ahrefs Site Explorer poderá ajudá-lo nessa tarefa, monitorando seus backlinks e seu posicionamento nas buscas.
Introdução
Há alguns anos, as técnicas de SEO envolviam códigos que você devia colocar em seu blog e alguns mecanismos não muito honestos para que seu blog ficasse bem posicionado nas buscas.
Felizmente, o Google e outros buscadores vêm evoluindo (veja, como exemplo, o artigo Você tem medo do Google Panda?) e privilegiando em seus resultados os artigos de boa qualidade e com boa reputação.
Essa reputação pode ser medida pelos seus “backlinks”, que são os links em outros sites e blogs que apontam para o seu artigo.
A conclusão é simples: se outras pessoas criam links para o seu artigo, significa que elas gostaram dele e que o indicam para outros.
Quanto mais backlinks de qualidade você tiver, melhor será o seu artigo – ao menos, em teoria.
Outro fator determinante para ficar bem posicionado são as palavras chave (ou “keywords”) que você utiliza em seu texto.
Se você vai escrever um artigo sobre o Excel, por exemplo, é esperado que essa palavra esteja no título do seu artigo, em sua URL e espalhado pelo seu texto.
Isso mostra às ferramentas de busca que seu artigo realmente trata do Excel.
Em linhas gerais, as keywords e os backlinks são os fatores mais importantes para seu posicionamento nas buscas.
É justamente nisso que o Ahrefs Site Explorer poderá auxiliá-lo: o serviço oferece uma série de ferramentas para monitorar essas e outras características do seu blog, ajudando-o a medir a eficiência das ações que você toma e direcionando o seu trabalho.
O Ahrefs Site Explorer oferece diversas análises gratuitamente, e você pode contratar um plano mensal para ter resultados ainda mais detalhados.
Conheça neste artigo o que o Ahrefs Site Explorer tem a lhe oferecer.
Registrar uma conta grátis
Você pode utilizar o Ahrefs Site Explorer mesmo sem registrar-se.
No entanto, você ficará limitado a apenas 5 consultas por dia.
Para aumentar esse limite para 15, você pode registrar-se para uma conta grátis.
Isso é bem simples de ser feito.
1. Acesse http://ahrefs.com/users/register.php e preencha as informações solicitadas.
2. Clique no link recebido por e-mail para ativar sua conta.
Se você aumentar significativamente seu limite de consultas no Ahrefs Site Explorer, precisará contratar um dos planos pagos, que começam em US$ 49/mês.
Site Explorer
Assim que você acessa o Ahrefs Site Explorer, você verá uma barra onde pode digitar o endereço do seu site ou blog.
Essa barra (ou o endereço http://ahrefs.com/site-explorer) o levará ao Site Explorer.
Trata-se da área onde você terá informações completas sobre o s backlinks para o seu blog ou para um artigo específico.
Para acessar suas informações, basta preencher o endereço, escolher uma das opções e clicar em “Explore Links”.
Embora as opções sejam similares, é importante entender a diferença entre elas:
- URL – Se você escolher esta opção, você verá os links apontando para o endereço exato que você digitou. Ela é útil para descobrir os backlinks para a página principal do seu blog ou para um artigo específico. Um exemplo: https://ahrefs.com/site-explorer/backlinks/exact/www.gerenciandoblog.com.br.
- Domain/* – Nesta opção, você verá os links para todas as páginas contidas no seu blog. Um exemplo: https://ahrefs.com/site-explorer/backlinks/domain/www.gerenciandoblog.com.br.
- *.Domain/* – Esta é a opção mais abrangente, que traz todas as páginas e subdomínios de seu blog. A diferença do anterior é que ela trará os resultados não só do subdomínio “www”, mas também de outros subdomínios que você possa ter configurado em seu blog. Exemplo: https://ahrefs.com/site-explorer/backlinks/subdomains/gerenciandoblog.com.br.
Uma vez realizada a consulta, você verá uma tela similar à abaixo:
Você terá diversas informações úteis nessa área:
- Número total de backlinks, incluindo divisão por domínios .GOV e .EDU (área “External”).
- Tipos de backlinks, indicando se são provenientes de textos ou figuras e ainda se eles são “nofollow” (área “External”).
- A lista de todos os backlinks que apontam para o seu blog, incluindo o número estimado de visitantes que ele envia mensalmente para você (parte inferior da área “External”).
- Quais foram os backlinks que você ganhou ou perdeu, separados por dia (áreas “New” e “Lost”).
- Texto âncora de seus links (área “Anchors”).
- Páginas de seu blog que receberam os backlinks (área “Crawled pages”).
- Os domínios onde estão os seus backlinks (área “Referring Domains”).
SERPs Analysis
O termo SERP (“Search Engine Results Page”) pode ser literalmente traduzido como Página de Resultados dos Mecanismos de Busca.
Nesta área do Ahrefs Site Explorer, você poderá analisar como está o posicionamento das páginas do seu blog nas buscas realizadas no Google e Yahoo.
É uma forma interessante para descobrir quais são os termos que estão lhe trazendo bons resultados.
Iniciar a análise é bem simples: você deve acessar a página http://ahrefs.com/serps/positions, preencher o endereço do seu blog (ou de uma página específica dele) e clicar em “Search”:
Uma dica: é possível que a consulta inicial venha vazia, especialmente se o seu tráfego está localizado predominantemente fora dos EUA.
Neste caso, basta clicar no botão “BR”, no lado direito da tela, para ver os resultados no Brasil.
Os resultados se parecerão com os resultados abaixo:
Há informações importantes nessa tabela.
Você verá o seu posicionamento nas buscas com aquele termo específico, incluindo estimativas de tráfego que ele leva ao seu site e do valor monetário dessa palavra chave.
Todas essas informações são vistas na área inicial, chamada de “Position Analysis”.
Além dela, há outras áreas interessantes, que podem ser acessadas pela barra superior do site:
- Daily Stats – Estatísticas diárias, que permite analisar suas posições nos resultados de buscas em períodos específicos.
- History of Changes – Mostra as alterações ocorridas nas posições dos resultados de buscas, separadas por dia.
- Ads Analysis – Este item deveria mostrar análise referente aos anúncios exibidos no blog. Em meu caso, não retornou nenhum resultado.
Reports
Nesta área, você pode criar relatórios com os resultados das análises do Ahrefs Site Explorer.
Para seu próprio domínio, o relatório é grátis e depende da confirmação de propriedade.
Se você quiser relatórios de outros domínios, haverá um limite de acordo com o plano que você contratou.
Para criar um relatório de seu próprio site ou blog, escolha a opção “Own Domain Report”, preencha as informações solicitadas e clique em “Add domain”.
Em seguida, escolha um dos métodos para verificar a propriedade do seu domínio, siga as instruções e clique em “Verify Now”.
Se você tiver dúvidas sobre como fazer a confirmação, leia o artigo Como confirmar a propriedade do seu domínio.
Após a confirmação, você terá a opção de visualizar o relatório do seu domínio, que reunirá as principais informações trazidas pelo Ahrefs Site Explorer.
Labs
Nesta área do Ahrefs Site Explorer, você encontrará novas ferramentas, que estão em fase de testes.
Atualmente, estão disponíveis as seguintes ferramentas:
- Ahrefs Top – Mostra os domínios com maior número de backlinks.
- Domain Comparison – Permite que você compare os dados de 2 a 4 domínios diferentes.
- Batch Analisys – Aqui, você pode digitar uma lista de domínios (um em cada linha) e receber informações sumarizadas sobre cada um deles. É uma ferramenta interessante para comparar os dados básicos.
Plans & Prices
Aqui são mostrados os detalhes e valores dos planos oferecidos pela Ahrefs Site Explorer.
Como você deve ter visto nas áreas anteriores, há informações que só podem ser visualizadas caso você tenha um plano contratado.
Como eu disse anteriormente, os planos começam em US$ 49/mês e podem ser um ótimo investimento, especialmente se você precisa realizar análises mais frequentes e aprofundadas.
Conclusão
Seja em sua versão grátis ou paga, o Ahrefs Site Explorer é um ótimo apoio para analisar a otimização do seu site ou blog para as ferramentas de busca.
Conhecer seus backlinks e suas palavras chave mais eficientes são essenciais para você direcionar seus esforços futuros.
Outra grande vantagem do Ahrefs Site Explorer é que ele permite também a análise de seus concorrentes.
Conhecer o que lhes traz resultados – especialmente os que ocupam o topo – é uma forma interessante para saber o que você precisa fazer para melhorar os seus próprios resultados.
E você, o que achou do Ahrefs Site Explorer?
Já conhecia o serviço?
Deixe seu comentário!
Este é um artigo patrocinado, contratado pela Ahrefs Site Explorer , a quem agradeço pelo interesse em ver uma análise de seu serviço no Gerenciando Blog. Se você também quer anunciar aqui, conheça nosso Media Kit ou entre em contato para mais informações.
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