Na semana passado, o Google começou a atualizar o PageRank dos sites. Se você está se perguntando “e o que eu ganho com isso?”, vou dar uma visão geral sobre o tema. Nas próprias palavras deles, “o PageRank é a visão do Google acerca da importância de uma página”. Tirei essa definição da própria “toolbar” do Google para o Internet Explorer. Trata-se de um número de 0 a 10, onde 10 é a nota máxima que um site pode obter. Quando você começa um site, ele terá o PageRank (ou PR) igual a 0. À medida que sua página se torna mais “importante” para o Google, esse número crescerá – ou diminuirá, se for o caso. Para você ter uma ideia da dificuldade de se obter um PR 10, cito alguns sites que encontram-se no extremo máximo da escala:
-
www.google.com (o www.google.com.br obteve 9)
-
http://www.usa.gov (site do Governo dos EUA)
Não consegui encontrar nenhum site brasileiro que tenha obtido nota 10. O UOL, por exemplo, tem um PR 8. O site da Adobe, sempre citado nas listas de PR 10, encontra-se atualmente com 9. Neste primeiro cálculo, tanto o TD Séries quanto o Gerenciando Blog obtiveram PR 1. A importância do PR é discutível. Alguns defendem que esse número mágico é um dos principais fatores para o Google classificar os sites nos resultados da busca. Já outros argumentam que a importância é menor do que se imagina, pois os fatores principais são as palavras-chave encontradas e o conteúdo da página. De qualquer forma, é um sinal positivo ver o PR de seu site crescendo, pois isso normalmente é sinal de maturidade do trabalho e popularidade do site. O cálculo exato do PR nunca foi divulgado pelo Google. Mas, sabe-se que ele se baseia no número de outros sites que possuem links para o seu, e do PR desses sites. Isso significa que tem muito mais peso receber um link de um site com PR 5 do que um link de um site com PR 1. Daí a importância de você obter links para seu site a partir de outros site, como citações de artigos seus ou comentário deixados nesses sites. Aqui, um detalhe importante: o Google desconsidera para esse cálculo os links marcados com o atributo “nofollow”. Se quer saber mais sobre isso, leia o artigo “Nofollow” em comentários do blog – Injustiça ou necessidade?. Outro ponto importante: não tente enganar o Google. Existem diversos esquemas milagrosos na internet para aumentar rapidamente o PR de seu site. O efeito costuma ser o contrário: o mecanismo é “inteligente” o bastante para descobrir essas malandragens, e isso é premiado com uma punição, que pode ser o rebaixamento de seu PR ou mesmo a eliminação de seu site das buscas do Google. Neste ponto, você pode estar se perguntando: “como eu descubro o PR de meu site ou blog?” A forma oficial é a “toolbar” do Google, que está disponível em http://toolbar.google.com para o Internet Explorer e o Firefox. Após instalá-la, o PR da página que você estiver visitante poderá ser visto como na figura abaixo: Existem diversos outros sites que disponibilizam também a visualização do PR de forma “extra-oficial”. Nesses sites, pode ser realizada apenas a consulta de uma determinada página, ou também pode ser obtido um botão com seu PR para colocar em seu site ou blog. Alguns exemplos:
Você conhece outros sites interessantes sobre o assunto? Ou quer compartilhar o seu PR? Aproveite e deixe seu comentário!
Leave feedback about this