maio 8, 2024
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Blog corporativo: entenda a importância para o site da sua empresa

Se você tem uma empresa que atua com negócios na internet, sabe que a relação com seu consumidor e possíveis novos clientes não é feita de uma única forma. Para aprimorar a expansão e divulgação da sua empresa, existem inúmeras estratégias de marketing digital, e uma das mais poderosas está na criação de um blog corporativo.

Esse tipo de blog é pensado para se alinhar com a sua marca, gerando mais atração e interesse para o seu negócio. Ou seja, é como se fosse um complemento do seu site, que interage com os usuários atendendo aos principais anseios e tirando as dúvidas. Assim, você mostra autoridade no seu campo de atuação não somente com a venda dos produtos ou serviços em si, mas também por demonstrar que realmente entende do assunto.

Muitas empresas não vêem a real necessidade de criar um blog nesse modelo, já que este não é um canal direto de vendas. Mas na realidade, ele é usado para vender de outras formas: com a exploração de técnicas de storytelling, respostas diretas de dúvidas dos usuários, anúncios de novidades, notícias de bastidores, entre outros. Assim, um blog corporativo não é um canal de vendas, mas um canal exclusivo de comunicação com o seu público.

Com uma comunicação mais humana, simplificada e até mesmo informal, o blog para empresas é um ótimo meio de aproximação com os clientes. Por isso, é fundamental personalizar a linguagem da sua empresa. E se tudo isso ainda não te convenceu, aqui vai mais um dado: segundo a Rock Content, empresas que possuem blogs corporativos podem receber até 55% mais tráfego em seus websites, e 57% dos negócios atraem novos clientes por meio de seu blog.

Importante: Se o seu objetivo é informar os últimos acontecimentos da sua empresa – como as notícias de interesse dos colaboradores ou decisões estratégicas, por exemplo – o ideal é criar um blog corporativo interno. Essa é uma ótima forma de propagar a informação desejada, criar vínculo e estimular o diálogo entre diferentes níveis hierárquicos da sua empresa. Essa estratégia aumenta a percepção dos colaboradores de que estão incluídos no negócio e a par de todos os acontecimentos. Mas nesse post, iremos focar no blog corporativo externo.

O que eu preciso saber para criar um blog corporativo?

Se você chegou até aqui é porque já se deu conta de que o marketing de conteúdo deve ser levado a sério no seu negócio. Antes de mais nada, é preciso selecionar uma boa plataforma para hospedar seu blog. Algumas das mais populares por serem boas e gratuitas são o Blogspot e o WordPress. Além de tudo, são muito simples de usar, e oferecem uma grande variedade de possibilidades para personalizar e facilitar a publicação de posts do seu blog.

Outra coisa super importante é fazer o planejamento do seu conteúdo. Antes de começar a escrever, investigue qual é a persona da sua empresa e quais poderiam ser as principais dúvidas e necessidades dela. Saber identificar o tipo de informação que ela está buscando é um passo fundamental para receber um bom número de acessos.

Essas informações valiosas estão presentes em ferramentas de SEO como o Google Adwords, por exemplo. Ali, é possível ver quais informações os internautas mais procuram nos mecanismos de busca. Alguns exemplos de conteúdos que o público gosta de acessar são dicas e orientações sobre a sua área de atuação. Isso pode ser feito de forma ampla ou mais fechada, dependendo da sua estratégia.

Por exemplo, se o campo de atuação da sua empresa são os cosméticos, você pode:

  • criar um conteúdo mais amplo: 5 dicas para cuidar da pele no verão, por exemplo – atraindo pessoas que não necessariamente conhecem o seu negócio, mas que têm dúvidas sobre os cuidados com a pele
  • criar um conteúdo mais fechado: 7 produtos que você precisa ter na sua nécessaire – e ali, citar aqueles que mais fazem sucesso no seu negócio

Blogs bem-sucedidos são aqueles que não se preocupam desesperadamente com a conversão de vendas, mas sim, acrescentam, informam e influenciam os leitores, despertando inclusive o interesse dos usuários por suas novas publicações. E, por falar nisso, é preciso postar com regularidade. De nada adianta criar um ótimo conteúdo se depois de algum tempo, seu blog ficar abandonado.

Uma boa forma de evitar isso é com a criação de um calendário editorial. Nesse calendário, você irá selecionar as melhores datas para a postagem, as pautas escolhidas e para qual etapa do funil de vendas o conteúdo será voltado.

Como deixar meu blog corporativo ainda mais atraente?

Para fazer com que o usuário clique no seu conteúdo e se sinta atraído em permanecer com a leitura, pense em diferentes formatos de conteúdo. Quando o assunto pedir maior densidade, você pode fazer um texto corrido e, para que não fique cansativo, inserir elementos como os infográficos. Disponibilizar o áudio do conteúdo também é uma alternativa muito interessante.

Agora, imagine abrir um post curto e ver poucas linhas de texto? Para não passar a impressão de desleixo, preguiça e de um conteúdo raso, em textos mais curtos e rápidos, imagens deixarão o texto mais amigável e dinâmico.

Uma das técnicas de SEO mais utilizadas para os blogs é o link building, que são os links com referência a outros blogs e sites dentro de critérios razoáveis. Um destes critérios é o fato de que os assuntos (do post e do link) devem estar alinhados.

Agora, um dos principais fatores para deixar seu blog atraente é criar conteúdos originais e de qualidade. Nunca copie conteúdos de outros sites, veja o blog corporativo com o mesmo empenho e dedicação de qualquer outra estratégia de negócio. Traga conteúdos interessantes, entreviste especialistas para o seu blog, e se possível, deixe o blog a cargo de um profissional que tenha conhecimento e se sinta confortável em fazer isso.

Caso se sinta inseguro, não tenha medo de contratar um profissional de marketing digital para isso. É um investimento que fará com que sua marca se torne ainda mais forte no seu ramo. Isso porque esse profissional pode cuidar de uma ou várias etapas do processo, desde escrever o conteúdo até utilizar os conhecimentos em SEO para efetuar o planejamento das pautas.

Agora que você já sabe da importância do blog corporativo para a sua empresa, não deixe de planejar com cuidado a comunicação neste ótimo canal!

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