junho 14, 2024
Chicago 12, Melborne City, USA
Uncategorized

Capacete com ou sem viseira? Entenda qual é o mais indicado em cada ocasião

Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher um capacete? Essa, com certeza, é uma das decisões mais importantes a ser tomada por ciclistas e praticantes de esportes radicais, já que a segurança de cada um deles é preservada por conta desse item. 

Saber se os modelos de capacetes devem ter viseira ou não e conferir cada uma das vantagens é um fator importante para quem não tem conhecimento prévio sobre esse item de segurança. Portanto, quem estava com dúvidas sobre pegar um capacete aberto ou fechado, com ou sem viseira, no decorrer deste artigo conseguirá entender em detalhes as diferenças e os benefícios de cada opção. 

Quem anda de motocicleta ou bicicleta, participa de esportes radicais ou trabalha com serviço pesado e perigoso, sabe que o capacete é um item que não pode faltar nas listas de segurança. Isso gera uma dúvida frequente: qual capacete é mais indicado para cada prática? Saber a resposta dessa pergunta é o principal propósito deste artigo.

Capacete com viseira

Ao falar dos tipos de capacete que possuem viseira, cada condutor de motocicleta consegue se identificar com os problemas e saber ao certo quais modelos com esse equipamento são mais atraentes para os seus casos.

A viseira oferece uma proteção adicional contra vento, poeira, insetos e outros problemas que podem surgir ao andar de moto na pista ou na cidade, por exemplo, e por cima oferecem uma boa visibilidade sobre a pista. Mas, além de proporcionar esses benefícios, graças à viseira os motociclistas possuem uma experiência de pilotagem mais confortável.

Pequenas desvantagens

A presença da viseira pode adicionar peso ao capacete, tornando-o ligeiramente mais pesado e menos confortável durante longos períodos de uso. Mas, para muitos, isso acaba não influenciando negativamente. Porém, o segundo detalhe, referente à manutenção do aparelho, pode pegar de surpresa.

Acontece que esse item tão útil requer limpeza regular para garantir uma visibilidade adequada, o que pode ser um incômodo para alguns usuários. Além disso, capacetes com viseira tendem a ser um pouco mais caros do que os modelos sem viseira em razão da tecnologia adicional envolvida.

Capacete sem viseira

Os capacetes sem viseira são geralmente mais leves e oferecem uma sensação de liberdade e ventilação superior em comparação com os modelos com viseira. Eles são amplamente utilizados em atividades esportivas, como ciclismo e mountain bike, onde a velocidade e a aerodinâmica são importantes.

A leveza dos modelos sem viseira tendem a ser o principal fator que os tornam mais confortáveis para longos períodos de uso, mas a ausência de viseira também  permite uma melhor circulação de ar dentro do item de proteção, mantendo a cabeça fresca e arejada durante a prática esportiva, por exemplo. Então, enquanto o capacete com viseira é essencial para motos, o modelo sem viseira é perfeito para atividades que envolvem ciclismo e mountain bike.

Quanto às desvantagens, a ausência de viseira deixa o rosto mais exposto, o que pode ser um grande problema para quem anda de moto e às vezes atinge velocidades altas, como 200km/h, por exemplo. Portanto, esses itens são mais adequados para atividades esportivas específicas e podem não ser ideais para uso diário ou em condições climáticas adversas.

Ao escolher entre qualquer um dos dois modelos de capacetes é importante considerar as necessidades individuais e as atividades específicas para as quais ele será utilizado. Para atividades como motociclismo e pilotagem, os capacetes com viseira são indispensáveis. 

Agora que ficou claro qual é o capacete ideal para cada situação, bem como o estilo de uso mais adequado para cada tipo, é válido explorar também a estética de cada capacete e a inclusão dos óculos escuros que frequentemente acompanham os modelos de alta qualidade.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X